sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Acordar de um encanto

Quando reprisou a novela "Tropicaliente", em 2000, o meu encanto de fã, para o ator Márcio Garcia, acabou. Mas só assumi me tornar fã do ator, em julho 1997, depois de ter mudado de opinião contra ele, ao vê-lo com o visual novo, na novela "Cara e Coroa", que mal lembrava o Cassiano, na sua novela anterior.

A reprise de "Tropicaliente" foi uma uma espécie de fechamento de um período. Simplemsente, peguei as revistas que colecionava, as fotos recortadas e pregadas na parede do meu quarto, e guardei. De repente, aquele comportamento passou a me incomodar. Fui realmente um fanático pelo Márcio Garcia, entre 1997 até 2000.

Porém, a mesma coisa aconteceu-me recentemente: No incício desde ano, reprisava na Rede Globo, pela 2ª vez, a novela "Mulheres de Areia". E na trilha sonora, Netinho com sua Banda Beijo, participava pela 1ª vez numa trilha sonora de novela.

Tá certo que na exibição original desta novela, em 1993, nem sabia quem era Netinho, porém, já ouvia falar na Banda Beijo, como ouvir suas canções. Na época, quem me conquistou, foi a música "Sandra". E mesmo assim, gostando da música, Banda Beijo para mim, era como qualquer outra banda/cantor que tocava nas rádios.

Mas só mesmo, a partir da "Tropicaliente", no ano seguinte, foi que Netinho acabou despertando o meu lado fã. E foi uma explosão, que me consumiu por 18 anos.

E com o fim da reprise de "Mulheres de Areia", este ano, coincidiu com um final de semana em que fui à 2 dos 3 shows que o cantor fez em Alagoas, que me fez decidir em também, encerrar um outro ciclo.

Como Netinho não aparecia mais nas trilhas de novelas, depois de "As Filhas da Mãe", com excessão das novelas reprisadas, como "História de Amor" em 2002, "Corpo Dourado" e "Terra Nostra", ambas em 2004, que na reprise desta última, a canção "O Surdato 'Nnammuratto sequer foi executada nas cenas que lembrava muito bem onde ela tocava, só mesmo com a surpresa da 2ª reprise da novela de Ivanir ribeiro, com Glória Pires como as gêmeas Ruth e Raquel, para refrescar ao público, a existência de Netinho, com sua "A Vida é Festa".

Acabou a novela, acabou também o meu encanto de fã. Parcido como aconteceu com o Márcio Garcia, o meu desapego ao ator, foi voluntário, pois nunca tive contato sequer com o ex-Bahuan, de "Caminho das Índias".

Já com o cantor, que desde 2006, tinha certo contato através do seu blog, comceçava a notar, desde setembro de 2010, que fui bloqueado nas suas redes sociais. Até hoje, achei um comportamento estranho. Mas depois de quase 2 anos observando-o até como ele me travata quando a turma se reunia, era diferente. Passei a notá-lo mais frio pro meu lado, até quando o mesmo, em São Luís do Quintunde/AL, me deu um certo fora. Alí foi a resposta que queria ter para a minha cisma.

Até tentei relevar, e fazer de conta que nada aconteceu. Mas a minha razão desta vez falou mais alto. Tentei insistir ouvindo suas músicas, mas sentia que o meu lado fã já tinha sido destruído. Ou seja, já estava sendo falso comigo mesmo em querer me considerar fã de quem me fez sentir ofendido.

Já tem mais de 90 dias, que não ouço nenhuma música, e nem tenho vontade, para quem só faltava furar o CD. Programas de TV: já tive uma prova no "Encontro com Fátima", que não sinto mais nada. Para mim, estava vendo um famoso qualquer, como o Paulo Ricardo que também esteve naquele mesmo programa.

Quando teve um evento com sua participação numa cidade que dava para ir, recebi ligações, bem como perguntas se iria ao evento. Eu falei mesmo que não ia, porque pra mim, o cantor já não faz mais sentido para mim. Teve até um que ainda me fez perder 30 minutos numa ligação, onde o único assunto, foi o cantor.

Tanto que até decidi desligar o bate-papo no Facebook, para quem ninguém fique me chamando para conversar sobre o cara ou ficar envinado link's de rádios onde terá entrevista. Não recusarei conversas, mas tem que me avisar antes, para ativar o aplicativo. Mas se for para falar sobre Netinho, por favor, prefiro cantar o "Tchu, Tcha, Tcha" e dançar como o Neymar.

Mas para ser justo com os cantores, mantenho-me seguidor numa rede social, até para ficar informado, mas como estou bloqueado, não tem nem como comentar... Também, quem disse que, hoje, mesmo se me desbloquear, quero comentar o que ele fala? Posso fazer isso em seu blog, mas nem isso, quero mais. Isso não me pertence mais.

No dia 1º de setembro, aparecerá novamente na TV. Como será a minha reação? Depois comento nas redes sociais.

Tinha dito que não iria mais usar o meu blog para citar o nome deste cantor, porém resolvi comentar escrever este post., porque quis comparar uma situação parecida com a que já aconteceu em 2000: um desligamento de um fã de um artista.

Deixar de ter sido fã de Márcio Garcia, ocorreu de uma forma natural. Mas com Netinho, foi por justa causa. Ainda bem que, agora, acordei deste encanto.

Mídias de armazenamento

Quando mudei de canal, para assistir a novela "Top Model", no Canal Viva, me deparei com um episódio do seriado Sandy e Jr., em que contou com a participação da atriz Danielle Winits, como uma vilã, que procurava um disquete com uma fórmula secreta.

Não posso resumir o epísódio, pois só peguei a última parte. Quem quiser saber o episódio "Inrtiga Internacional" completa, recomendo a reprise do mesmo, na manhã desta 2ª-feira, no mesmo canal.

Por ser um episódio originalmente gravado e exibido no ano de 1999, várias observações não pode passar despercebidas.

A vilã loira, estava atrás de um disquete. Era, por enquanto, a única mídia de armazenamento de dados, entre os computadores, antes da explosão de gravar tudo em CD.

3 modelos de disquetes. O maior, é o mais antigo.


Como não tinha computador naquele tempo, não posso informar se já havia a prática de gravar em CD, além de ouvir. DVD então, nem existia ainda, só vindo a surgir em 2000.

É porque, fiquei aqui, imaginando se este mesmo episódio de Sandy e Jr. que me refiro, ganhasse um remake nos dias de hoje. Disquete então, nem dava suas caras, se já extiste inúmeras mídias de armazenamento: CD, DVD, Blu-ray de dados, Pen Drives com várias capacidades em gigabytes, Chips e Micro-chips, além de poder armazenar naqueles sites de compartilhamento, quando o mesmo arquivo pode conter uma senha de segurança.

CD-R: a capacidade é de 700 MB de arquivo ou aproximadamente 80 minutos de música.
EX: você pode gravar em média, 200 músicas, entre 3 à 4 minutos. Já gravei algumas discografias de cantores e alguns dele, deu no máximo, 13 CD's em 1 só.

DVD-R: até 4.7 de GB ou 2h de vídeo. Pode-se estender até 10h de vídeo, dependendo do modo de gravação.
EX: O modo de gravação: SP, EP, LP ou SLP, pode variar a quantidade de horas gravadas de vídeo, desde quê este ou esses vídeos não sejam gravados como arquivos.

BD-RE: a capacidade de arquivos gravados, é de 25GB.


Cartões SD e micro-SD, também podem ser utilizados para armazenar vídeos, fotos e músicas.





Bastante utilizados nas máquinas fotograáficas digitais e nos aparelhos celulares.
Pen Drives, são hoje, o nosso xodó. Tem até os estilizados, os temáticos.


Como a tecnologia evoluiu. E hoje, não temos mais desculpas de falta de um disquete para levar um trabalho à outro computador, pois até a internet também já nos facilita, até com o aumento do tamanho do envio de um arquivo.

V.I.P. - Vagabundo Impossibilitado de Pagar

Como é bom, poder pagar sua entrada, para os eventos da vida. Nada de ser convidado VIP, mesmo que o convite seja feito de forma espontânea pelo anfitrião.

As vezes, o convidado é VIP, mas entrou no recinto, mendigando uma entrada praquele evento.

Nos últimos 6 anos, testemunhei muito disso. E me colocava na situação delas, em chegar na bilheteria e deparar-me com o esgotamento de ingresso para acesso. Eu não entrava, nem se fosse procurar alguém da produção do artista para me colocar dentro, como um convidado VIP. Acho que isso, já é uma invasão.

Hoje, ouvi um termo que me fez acreditar que ser VIP, não pode soar positivamente: "Vagabundo Impossibilitado de Pagar"... É para se refletir que, em algus casos de ser VIP, não quer dizer que tem acesso livre.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

"Libere a Mente"





Bom dia... Acordei com uma sugestão de música: "Libere a Mente", do @JotaQuest, e é o que estou passando no momento: liberando a minha mente para outros temas, não ficando preso num único assunto que me consumiu por 18 anos, e que nos últimos 2 anos, começava a declinar.


Libere a Mente - Jota Quest
(Rogério Flausino / Evandro MC)

Libere a mente, hoje tem baile!!!
Libere a mente, hoje tem baile!!!
Libere a mente, hoje tem baile!!!
Libere a mente, hoje tem baile!!!

Alô alô, testando 1,2 1,2
Jota Quest!
E no país da CPI vem ai teste pra liberar a mente

E aí? Deixe o sentimento fluir
Isola o que não serve
Não perde tempo com o que não procede
Libera antes que seja tarde
Antes que o gatilho do tempo dispare
Vem pro baile, jogue as mãos pro ar
Tire o poder do mal pra alegria reinar
Será que dá pra mudar?
Sei lá.. amanhã eu vejo isso...

Eu só levo da vida o que eu vivo
Eu vivo da vida que eu levo
Eu só levo da vida o que eu vivo
Eu vivo da vida que eu levo

Amo meu Brasil, mas hoje tem baile
Sinceramente, libero a mente
É tudo.. tudo o que eu quero!!!

Libere a mente, hoje tem baile!!!
Libere a mente, hoje tem baile!!!
Libere a mente, hoje tem baile!!!
Libere a mente, hoje tem baile!!!

Levo da minha vida o que eu vivo
Modernamente sem risco
Vivo da vida louca que eu levo
E os meus parceiros por perto
Levo da minha vida o que eu vivo
Eu libero a mente e sobrevivo
Vivo na vida louca, Rogério
São meus parceiros por perto

Eu só levo da vida o que vivo
Consciente, pensamento moderno
Vou pro baile liberar os sentidos
Dessa doida vida louca que eu levo
Vai, Evandro!

Vou com a turma de sempre
Como antigamente
Tênis velho, desarmado, livre
E vivendo honestamente

Libere a mente, hoje tem baile!!! (jogue as mãos pro ar)
Libere a mente, hoje tem baile!!! (pra alegria reinar)
Libere a mente, hoje tem baile!!! (demorô)
Libere a mente, hoje tem baile!!!

- Beleza?
- Beleza!
- Tranqüilo?
- Tranqüilo!
- Aí, fica estressado não, cara. A gente vai achar uma saída, falô!
- É isso aí!

sábado, 25 de agosto de 2012

"Tempos Modernos" com Jota Quest

A nova abertura da novela "Malhação":
---

---

"Tempos Modernos" - Jota Quest.
(Lulu Santos)


Aproveito para registrar, a playlist dos temas de novelas, com as canções da banda...
JOTA QUEST:
01 - Um Raio Laser - Porto dos Milagres - volume 1 - 2001
02 - O Que Eu Também Não Entendo - Roda Vida - trilha sonora - 2001 - RECORD
03 - Pedrinho - Sítio do Pica-Pau Amarelo - 2001
04 - Só Hoje - Malhação 2003 - nacional - 2003
05 - Amor Maior - Mulheres Apaixonadas - volume 2 - 2003
06 - Do Seu Lado - Malhação 2004 - nacional - 2004
07 - O Sol - Cobras e Lagartos - nacional - 2006
08 - Já Foi - Malhação 2007 - nacional - 2007
09 - De Volta ao Planeta - Caras e Bocas - nacional - 2009/2010
10 - Vem Morar Comigo - Caras e Bocas - nacional - 2009/2010
11 - La Plata - Cama de Gato - trilha sonora - 2009 / 2010
12 - Coração - Morde e Assopra - nacional - 2011
13 - Tempos Modernos - Malhação 2012 - abertura 2012

terça-feira, 21 de agosto de 2012

A Casa das Sete Mulheres: surpresa

Puta que pariu, como quase vacilei, agora durante os 30 minutos do horário eleitoral: para quem usa antena parabólica ou quem mora em Brasília, não há exibição disso e a Rede Globo, está reexibindo a minissérie "A Casa Das sete Mulheres".

Juro, não sabia, pois foi uma dúvida que quis tirar. Tinha desligado a TV, durante o Jornal Nacional, e acabei perdendo o começo da minissérie.

Enquanto meu pai via o "Pica-pau" na Record, no mesmo horário, quis tirar uma dúvida sobre o que a Rede Globo estava exibindo. Perdi uns 25 minutos da minissérie, que vou pegar assitindo o DVD.

A mesma minissérie, que já foi exibida no Canal Viva, pode a qualquer hora, voltar por lá ou ser exibida no Canal Futura também.

Agora, não posso por culpa em ninguém, pois foi surpresa mesmo. Chega gritei, kkkk...


Ao invés de poluir minha TV com este horário eleitoral, ligo a parabólica e depois do Jornal Nacional, vejo "A Casa das Sete Mulheres", antes de "Avenida Brasil".

Um breve resumo: Comecei a ver a minissérie em 2003, até o fim do horário de verão, da época, quando a minissérie passou a ser exibida no seu horário riginal, já que para nós do nordeste, era 1h mais cedo, em relação aos que estavam em horário de verão. Depois de terminado o período do horário e com a minissérie sendo exibida depois das 23h, o sono já era grande e parei de ver.

Em 2006, comprei o DVD da minissérie, em virtude de quê a mesma, estava para ser reprisada pela Globo, em rede nacional, entre agosto e setembro daquele ano. Acabei vendo 2 vezes. Porém, em versão compactada.

Infelizmente, em maio de 2010, com o início dos trabalhos do Canal Viva e por ainda não possuir uma TV por assinatura, acabei perdendo de rever a minissérie, na íntegra. E ainda em dose dupla de exibição. Ela foi a 1ª minissérie a ser exibida naquele canal. Mas depois que 4 outras minisséries já tiveram suas 2ª exibições, duplas, aguardo um momento para que "A Casa das Sete Mulheres" também seja uma dessas minisséries reexibidas no Canal Viva, e ainda na edição original, totalmente na íntegra.

Exibição original: 07/01/2003 à 08/04/2003.
Reprise 2006: 15/08/2006 à 22/09/2006.
Reprise Canal Viva: 18/05/2010 à 27/07/2010.
Reprise Brasília 2012: 21/08/2012 à 04/10/2012., em virtude ao horário eleitoral no resto do país, já que na capital do Brasil, não há eleições para prefeito.

Temas de novelas que voltaram

Para quem coleciona trilhas de novelas da Rede Globo, deve ter notado que há músicas que voltam a ser temas, até em pouco tempo entre um produção e outra. Me refiro, aqueas canções que voltaram a ser temas de novelas, com os mesmos cantores: em resumo, exatamente a mesma música.

Em "Amor Eterno Amor", há duas canções na trilha nacional que já foram temas de novelas:  "Feliz", com Leia Pinheiro, foi tema da novela "Porto dos Milagres", em 2001. "O Silêncio das Estrelas", com Lenine, também na trilha da atual novela das 18h, foi tema de Abieri (Juca de Oliveira", em "O Clone", novela seguinte à "Porto dos Milagres".

Também em "Amor Eterno Amor", Fafá de Belém, está presente com "Pauapixuna", canção que esteve presente na minissérie "Amazônia: de Galvêz à Chico Mendes". Só que há um detalhe: apesar de ser a mesma canção, ela surge em duas edições para cada teleprodução.

E por falar em "Porto dos Milagres", outra canção voltava na trilha de "Araguaia": "Por Enquanto", na gravação acústica de Cássia Eller. E para a trilha daquela novela de Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, a canção "O Bem do Mar", com Dorival Caymmi, tocava na tela da emissora, em virtude da reprise da novela "Tropicaliente", do ano de 1994, no ano anterior.

"Tropicaliente", já na trilha internacional, teve duas cançoões que voltaram em outras novelas. A 1ª, no remake de "Pecado Capital", em 1998: "El Dias Que Me Quieras", na gravação de Luís Miguel. E na novela "Estrela-Guia", também no ano de 2001, trazía de volta "Oye Como Vá", de Santana.

"Estrela-Guia", contou com a canção "Amor de Índio", na gravação de Roupa Nova. Esta voltou na novela "Desejo Proibido", em 2007. E quem esteve presente nesta mesma novela do Walther Negrão, foi Sidney Magal, com a música "Céu Cor-de-Rosa", que no ano de 1995, fez parte da trilha sonora de "Explode Coração".

E se falar para vocês que em "Explode Coração" contou com a canção "Não Dá Mais Pra Segurar (Explode Coração", na gravação de Maria Bethânia, sendo a mesma que esteve na trilha sonora de Pai Herói", de 1979? Já na trilha internacional, "Don't Let Me Be Misunderstood", com Santa Esmeralda, que foi tema de "O Astro", na versão de 1977.

A música de abertura de "O Astro", manteve-se a mesma, no remake de 2012: "Bijuterias", de João Bosco. Mas não saiu o CD da trilha sonora do remake, só o DVD.

Voltando para "Estrela-Guia", na trilha especial com as canções dos mantras com Tomaz Lima, duas daquelas 14 faixas, já esteve em outras novelas. "Madana Mohana Morarí", foi tema da novela "Pedra Sobre Pedra", em 1992. E no ano de 1993, na trilha da novela "Sonho Meu", Tomaz Lima ou se quiser "Homem de Bem", era tema de Santiago (Ângelo Paes Leme) com Bhaja Sri Krishna.

Enfim, melhor que fazer um resumo dessas canções, seria melhor postar uma tabela cm todas elas, não?! Em breve, postarei numa página especial, esta lista.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A amizade é como uma árvore...

"A amizade é como uma árvore...
Não importa a altura que tem, e sim como são profundas as suas raízes. Não é preciso data especial para lembrar de ninguém...
Mas é preciso para que alguém seja especial para jamais ser esquecido!"

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Canal Viva: Vera Holtz

Continuando aquela série de atores que estão em evidência no Canal Viva, dei uma pesquisada no site do canal, e farei agora, um resumo das produções com a participação da atriz, Vera Holtz - a mãe Lucinda, de "Avenida Brasil", atual novela das 21h, na Rede Globo.

Como Ana, em "O Profeta", 2006.
Vera Holtz está aparecendo no canal, desde a estreia, com a novela "Por Amor", quando foi reprisada a partir de maio de 2010. Durante a exibição desta novela de Manoel Carlos, originalmente exibida entre outubro de 1997 à maio de 1998, quando as novelas ainda eram exibidas a partir do horário das 20:45, ainda teve presença marcada com as exibições das minisséries, "Desejo - 1990", de Glória Perez - já reexibida em julho de 2001 - e logo em seguida, "Chiquinha Gonzaga - 1999", de Lauro César Muniz, em novembro daquele mesmo ano. Esta 2ª minissérie, está sendo reexibida atualmente, no mesmo canal, desde julho, finalizando agora entre os dias 20 de agosto.

Mas foi a partir da reprise da minissérie "A Muralha - 2000", de Maria Adelaide Amaral, que Vera Holtz começava a vir fazer uma certa parceira com outras duas atrizes, que até então, estavam em evidência no Canal Viva: Cássia Kis Magro e Regina Duarte, que imendaram, ao menos, em 4 produções seguidas e/ou ao mesmo tempo. E essas teleproduções, foram: "Vamp - 1991", de Antônio Calmon; "Barriga de Aluguel - 1990/1991", de Glória Perez; "Top Model - 1990", de Antônio Calmon e Walther Negrão: "Que Rei Sou Eu - 1989", de Cassiano Gabus Mendes. E quem pensa que terminará por aí, enganam-se. Para quem é fã da atriz, a festa continua, pois em novembro, a personagem "Dos Anjos", dará lugar à mais uma outra persoangem da mesma atriz: a Quitéria Quarta-Feira, da novela "A Próxima Vítima - 1995", de Sílvio de Abreu.

Vale lembrar uma ressalva: entre todas as produções citadas, houve um intervalo entre os "blocos", que foi entre "Por Amor" e "A Muralha". Neste período, não foi exibida nenhuma produção com a participação oficial de Vera Holtz.

Então, deixo aqui, o resumo das novelas e minisséries, com a participação da atriz, Vera Holtz, em ordem cronológica do Canal Viva:

"Por Amor": exibida entre maio de 2010 à fevereiro de 2011. Personagem: Sirleia Pareira.
"Desejo": exibida duas vezes. A 1ª, em novembro de 2010 e a 2ª, em julho de 2011. Personagem: Angélica.
"Chiquinha Gonzaga": exibida duaz vezes. A 1ª, entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011. A 2ª, em exibição atualmente, desde o dia 02 de julho até meados da semana do dia 20 de agosto de 2012. Personagem: Dona Ló.

"A Muralha": exibida entre março à maio de 2011. Personagem: Mãe Cândida Olinto.
"Vamp": exibida entre abril à dezembro de 2011. Personagem: Alice Penn Taylor.
"Barriga de Aluguel": em exibição desde dezembro de 2011 até novembro de 2012. Persnagem: Dona Dos Anjos.
"Top Model": em exibição desde dezembro de 2011 até setembro de 2012. Persoangem: Irma Lammer.
"Que Rei Sou Eu?": em exibição desde maio de 2012 até meados de fevereiro de 2013. Personagem: Fanny.
"A Próxima Vítima": já confirmado pelo Viva, estreará em novembro. Personagem: Quitéria Quarta-Feira.

Além dessas novelas e minisséries, ainda rola uma participação num episódio do seriado, "Carga Pesada".

Uma observação: "Que Rei Sou Eu?", foi a 1ª novela de Vera Holtz, que foi a antecessora da sua 2ª novela, "Top Model", que veio em seguida, no mesmo horário, no ano de 1989, e que pela 2ª vez, ambas estão sendo exibidas ao mesmo tempo. É que "Que Rei Sou Eu?" foi reprisada após 1 mês de ter acabado, no horário das 17h, enquanto "Top Model", na época, já estava em exibição. E atualmente, no Canal Viva, ambas podem ser assistidas. "Top Model", já entrou em sua fase final.

Enquanto "Avenida Brasil" não chega ao Canal Viva, vamos acompanhando o desenrolar dos mistérios de Mãe Lucinda, na própria Rede Globo.


OBS: A novela "A Próxima Vítima", não será mais exibida em novembro, substituindo a novela "Barriga de Aluguel". No seu lugar, o Canal Viva mudou para "Renascer", de Benedito Ruy Barbosa, promentendo exibir a novela do Sílvio de Abreu, logo em seguida".

Um típico leonino...

"Não tenho paciência com pessoas idiotas. Não sei esperar essa gente que não sabe o que quer. Não sou calmo, muito menos meigo, aliás, ás vezes, quando a pessoa merece, sei ser bastante grosso. Não gosto que invadem a minha privacidade, odeio perguntas indiscretas. Sou educado quando dá, e com quem merece. Desprezo gente fofoqueira, abomino quem cuida da vida alheia. Da minha vida cuido eu. Sei perdoar, mas não sei esquecer. Nem todos gostam de mim, mas quem gosta, gosta de verdade, gosta muito. Meus amigos de verdade eu cuido e protejo. Os que fingem ser meus amigos, eu deixo que a vida se encarregue de derrubar as máscaras. Não agrado à todos, e nem todos me agradam, melhor assim, não tô afim de fazer as vontades de ninguém, mas não nego, adoraria que fizessem as minhas."

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Prefiro ter "os artistas", como artistas, não como "amigos"

Vou usar as palavras do amigo, Marcelo Mauricio:

"E hoje eu prefiro ter "Os Artistas" apenas na colocação de "Artistas" e não como "Amigos". Perde o encanto sabe?. Tenho testemunhas vivas, rs. Prefiro sonhar que viver essa realidade!"

Pois é, Marcelo. O fã, quando tem uma grande desilusão com seu ídolo, acorda para a vida, daquele sonho. Acordei à tempo, e posso dizer que, foi bom o tempo que durou. Antes que o sonho se torne em pesadelo, me retiro de cena e passo a seguir outros caminhos. Ficam as lembranças dos bons momentos e das frustrações.

A desilusão faz a gente acordar. Só o Tufão que não acorda. E hoje, tive a prova pela manhã que não sinto mais nada, nenhum interesse. Até me surpreendi. Só quem sabe, é quem sente, não pra quem ver.

Há alguns anos atrás, um professor meu, nos tempos de colégio, fez um seguinte comentário: "Fã, jamais deve chegar perto dos seus ídolos". Acho que por experiência própria, já deve ter passado por uma situação constrangedora e desencantou-se.

Depois que tomei esta decisão, me sinto mais leve e livre em não me envolver mais com isso. É como uma droga: você se vicia, e não tem a maior ideia que aquele vício, já começa a fazer mal para sí mesmo.

Então fica assim: é o artista lá, e eu cá... na minha. Mesmo que a vida nos leve há um reencontro, o encanto já não mais existirá.

Por isso, hoje desliguei os celulares e os bate-papos, porque não queria que me envolvessem com a repercursão do programa. Estava alí, pra mim, um artista, não mais, um ídolo.

Há algum tempo, já vinha me preparando para um desligamento. Porém, o vício não me deixava exercer a minha vontade. Mas em março, uma pequena decepção me fez mudar e repensar tudo. Tomei um "balde de chá de realidade", e de lá, comecei a me desligar.

Como falou o pai da Chris Martins, quando a visitei no seu trabalho: "Fanatismo, é doença". E eu sabia disso, e controlei ao máximo possível, o meu fanatismo.

E com isso, tomo a liberdade de realizar as críticas que se fizerem necessárias, mesmo que não concordem. Lógico que não vou sair por aí, esculhambando a pessoa, que algum dia da minha vida, era quem, indiretamente, me fazia companhia, na minha solidão. Seria muito covardia minha, ter feito o que já fiz e xingar a pessoa, por causa de um descontentamento.

O fã realmente não enxerga os defeitos dos ídolos, só quando caem em sí, da cilada onde estão envolvidos.

E a culpa de tudo isso, não é da Nina. É minha mesmo, que alimentei este vício.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sonhos, como é bom tê-los, melhor realizá-los



O sonho, como é bom tê-los, e como é melhor realizá-los.

O melhor dos sonhos, é calar as bocas dos que nos criticaram, dizendo que o nosso sonho, era um sonho impossível.

Impossível, não é. Pode ser difícil, o que nos dá mais motivação e o que tem um grande valor, seja financeiro ou sentimental.

Só que há sonhos reais e sonhos de fantasia, e temos que ter muito cuidado para não misturarmos um sonho, para a vida toda de um sonho temporário.

O sonho de real, é aquele que nos servirá para toda a nossa vida. Uma casa, um carro, um bom emprego, uma família bem resolvida com saúde e muitas viagens sem destino final.

O sonho de fantasia é aquela idealização por algo, durante um certo período de nossas vidas. Pode durar anos, como podem durar alguns minutos. Mesmo assim, não deixam de ser sonhos. Uma idolatração; uma vontade de comer aquela comida cara; beber aquela bebida rara; uma viagem por curiosidade à algum lugar; uma pessoa bastante especial. Pode ser um amor, um amigo ou até mesmo, um parente íntimo.

Sonhos bem administrados, duram longos anos. Sonhos mal resolvidos, podem se tornar pesadelos.

Então, não tenham medo de sonhar. Sonhem muito, sonhem alto. Sonhem bem, sonhem grande. Mas sonhem, com os pés no chão, e não se iludam em falsos sonhos. E nos sonhos que não te satisfazem mais, saibam qual o melhor momento de se retirar deles.

Nem todos os sonhos, são eternos. Alguns, são bem-vindos, mas não para fazer parte da minha vida inteira.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Dicas de reciclagem: descanso de PVC para notebook.


Você que possue um notebook ou ainda quem terá um, fica uma dica de improvisação: um descanso de notebook, feito com tubos de PVC.

Se você ver tubos que não serão mais aproveitado nas contruções, aproveitem os restos e de perfeito estado e reciclem-os. O tanto de notebooks que existem no Brasil, seria perfeito.

Telefonia Celular

Recebi da "Oi", um seguinte SMS, no meu celular:

"Por determinação da Anatel, caso não queria receber mensagens publicitárias desta prestadora "OI", envie SMS gratuito com a palavra SAIR para 55555. "TIM", o envio é para: 4112".

Pois não pensei duas vezes. Enviei mesmo, e espero ficar livre desses SMS que recebo, sobre publicidade da operadora, achando que estou recebendo alguma mensagem de um conhecido.

A aproveitando a deixa, espero que a TIM, a Claro e a Vivo, também façam o mesmo. Principalmente a TIM, que é campeã em tudo. Como cansa ficar recebendo SMS de algo que não tenho interesse. Quando tiver, procuro.

A Oi vinha em 2º Lugar. Já na Claro, não chego a receber muito não. Na Vivo, não posso me pronunciar sobre ela.



Recentemente, TIM, Claro e Oi, tiveram suas vendas de novos chips bem como novas habilitações, suspensas, por determinação da Anatel.

Já pararam para perceber, que na telefonia, parece que as punições contra as operadoras, são as únicas que funcionam?

Compare com outros setores: Na edução (escolas), há reclamações? Há reclamações nos hospitais (saúde), agora tanto faz ser público ou privado, por questões de atendimento? Há reclamaçoes para o trânsito? Há reclamação contra o desemprego e a fome?

Se há, há. Mas providências, onde estão?

Na telefonia, parece que é o único setor que , aparentemente, o poder público está intervindo. Mas como não intervir, se eles mesmo, utilizam os serviços de telefonia celulares. Quantos grandes empresários, diretores, políticos, e outros "aritstas" de grande porte, já não tiveram problemas com suas prestadoras de serviços, incluindo pessoas que trabalham na própria Anatel.

Como são mais de milhões de celulares habilitados do que pessoas vivas, no Brasil. todos passam pelas mesmas situações de descontentamento dos serviços das operadoras.

Eu não utilizo muito, meus celulares. É muito raro ligar para alguém, até porque, se quiser falar com a pessoa, envio um recado em suas páginas sociais, na internet ou no mínimo, um SMS para o celular.

A TIM, foi bastante criticada pela Anatel, e não entrarei em detalhes sobre o assunto, por ser muito complexo e não ter uma informação mais precisa no assunto. Enquanto uma diz que a operadora "derruba' as ligações, a mesma se defende e desqualifica a análise da Anatel.

Veremos quais serão a verdade dos fatos. Mas que o povo merece respeito e um serviço extremamente qualificado, isso deve ser cumprido.

Pra mim, não adianta portabilidade. Todas possuem falhas.


Reciclagem de carros

Quem viaja muito, já deve ter notado nos postos rodoviários federais, uma pilha de veículos sucateados por batidas ou abandonos, nos pátios.

Mas a quantidade impressiona. São desde carros mais antigos, até os mais novos e de luxo. Incluem-se os caminhões e motocicletas.

De onde moro até Fortaleza, quando viajo, passo por 11 cancelas - 1 delas, já desativada - e vejo, na maioria, uma pilha de carros apreendidos. Alguns aguardando pelos resgates dos seus proprietários por algum tipo de infração, outros que por alguma razão, há processos judiciais, ou acidentados. E este entulho de latas-velhas, enferrujadas e retorcidas, que ficam expostas ao relento, podem reter águas das chuvas, sendo um possível colaborador para o mosquito da dengue.

Mas assistindo ao "Jornal Nacional", vi uma reportagem que um estado da região sul, começou a reciclar aqueles veículos que jamais voltarão a ser reutilizados, simplesmente, reciclando-os. Não é enviado-os para o programa do Luciano Huck, para que ele reforme os carros. É literalmente transformando-os em pó, para virarem matérias primas para várias espécies de materiais, como parafusos, pregos ou até mesmo, para um futuro automóvel.

Vejam só, como é simples. Espero que esta ideia vingue para todo o Brasil, e acabe de vez, com o lixo visual de carros destroçados que temos que ver, entulhados nos pátios das cancelas de polícia rodoviária federal.

Agora, não é bom que o nosso carro, esteja no meio deles. Então, meus caros colegas de direção, porque a grande maioria, não tomam juízo, e façam o é esperado por todo cundutor: respeito e atenção ao volante. Mas parecem que muitos, tiram a carteira, para se exibirem ou sair pelas grandes avenidas, fazendo pegas.

Eu se paguei para me habilitar como motorista, o fiz para me conduzir. Apesar de ser coisa bem rara, dirigir. Mas fico sempre em prontidão, caso surja uma emergência, estarei pronto. Não dirijo igual alguém que já tem um certo costume. Dirijo na minha maneira, com tranquilidade, sem pressa, como iniciante, apesar de já fazer 10 anos de habilitado. Concentração ao volante, em 1º lugar.

Agora, já imaginou, um motorista, que teve um carro, acidentado, apreendido sem volta, ver o seu carro que comprara com tanto suor, com tanto trabalho, virando pó literalmente, indo para uma reciclagem, porque, o condutor não soube respeitar ou cumprir com seus deveres de motorista, caso não tenha sido vítima, perdeu seu veículo, e de repente, compra um conjunto de pregos, derivado da matéria-prima do seu próprio carro? Fica até cômico.

Dei o maior valor para esta iniciativa de reciclar veículos, que estão inutilizados, para reciclagem. Além de limpar os terrenos que viraram depósitos de sucatas, os mesmo serão reaproveitaos para fabricação de muitos outros produtos destintos, sem agredir o meio ambiente, para a extração de minerais, para que esses produtos ganhem formas e cheguem em nossas mãos.

Quantos parafusos, uma lataria de um ônibus bi-articulado, poderia ser transformado.

Vamos ver se os nossos políticos observarão neste assunto.

Meu pai já teve um Fusca, que acabou indo para um ferro-velho. Foi perda total, por causa de um incêndio. E se existisse o interesse da reciclagem, naquela época, como já há hoje, o mesmo, ao invés de ter virado "casa de gato", sua lataria poderia ser qualquer material, em aço. Ao menos, não ficaríamos por longos anos, tendo que, casualmente, ter que passar de frente ao carro, e visualizar a carcaça queimada, na frente daquele ferro-velho.

Reciclar, também é uma questão de saúde. Mas aí, dizer que produtos reciclados, também podem ser 100% de boa qualidade, já não posso afirmar positivamente. Alguns sacos plásticos, bem como cadernos que usam papéis reciclados, deixam à desejar, pela sua fragilidade.

Saibam mais sobre a reciclagem de carros.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Fanatismo dos fanáticos

Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente freqüente em paranóides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.

Em Psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características:

    1. Agressividade excessiva ;
    2. Preconceitos váriados;
    3. Estreiteza mental;
    4. Extrema credulidade quanto há um determinado "sistema"
    5. Ódio;
    6. Sistema subjetivo de valores;
    7. Intenso individualismo;
    8. Demóra excessivamente prolongada em determinada situação/circunstância.

O apego e cultivo, mesmo quando desmesurado, por determinados gostos e práticas (como costuma ocorrer com colecionadores de selos, revistas, etc) não configura, necessariamente, fanatismo. Para tanto, faz-se preciso que a conduta da pessoa seja marcada pelo radicalismo e por absoluta intolerância para com todos os que não compartilhem suas predileções.

De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo maniqueísta, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista.

Tradicionalmente, o fanatismo aparece associado a temas de natureza religiosa ou política, porém, mais recentemente, ele se tem mostrado também em outros cenários, como os das torcidas de futebol e ídolos da música.

[FONTE: Wikpédia]


Um dia, exerci o fanatismo, e por ser tão fanático por um ídolo da música, não aceitava ouvir críticas para ele, e não criticáva-o, pois para mim, tudo dele era perfeito.

Este blog tem todas as pistas. Alguns ítens, já até deletados, pois não divulgo mais sua agenda nem seus produtos.

É bom ser fã. Mas que seja com uma certa moderação e uma certa distância. Fanatismo, é doença. E só percebe, quem se cura.

Experiência Phantamasgórica



Fantasmas e espíritos, não existem. São fantasias de nossas mentes, que acostumadas as histórias de terror e contos de Jesus Cristo, que acabam criando imagens e projetando silhuetas, vultos, porque naquele momento, o medo da pessoa está focalizado em não querer ver um fantasma.

Mas bem que em julho de 2003, tive uma experiência assustadora, quando morava na Pajuçara, em Maracanaú.

Tinha ido tomar banho. Era noite. Assim que botei o pé na porta da cozinha, que saia para a piscina, vi um vulto saindo debaixo do chuveirão e se escondendo atrás de um coqueiro. Dei uma leve travada. Estava sozinho.

Me deu vontade de sair gritando e correndo. Mas só fiz focalizar para frente, sem olhar para os lados e fui caminhando, quieto, e pensando: "Só foi minha imaginação".

Cheguei próximo de um quartinho, que dava acesso à cozinha no nosso ponto comercial que tínhamos. Escutei um estalo. E olhe que já estava assustado do vulto que tinha visto minutos antes. Já foi o 2º susto, em segundos.

Passado para o lado do ponto comercial, caminhava pela cozinha, quando uma garrafa com água, deu um estalão... Meu filho, foi sebo nas canelas, pois já era o 3º susto em 1 minuto.

Ainda bem que o ponto estava fechado para expediente. Deveriam ter sido umas 20:30 ou 21h. Minha mãe conversava com uma vizinha, enquanto me aguardava para subir, e contei os acontecidos de minutos atrás.



Quando ocorreu isso, fazia poucos dias que tinha testemunhado um acidente fatal de um motoqueiro, que caiu da moto e veio em direção aos meus pés. Foi um susto e um medo muito grande. O corpo do cara ficou debaixo da janela do meu quarto, por 3h, daquela noite de domingo, dia 6 de julho de 2003.

Passei 1 mês, sem dormir sozinho no meu quarto, mesmo aos meus quase 21 anos de idade. Fiquei com receio de ver a imagem do homem, projetada na janela. Por alguns dias, não consegui dormir direito, pois quando fechaava os olhos, via aquela cena trágica, da moto se arrastando em minha direção, e o corpo do motoqueiro se debatendo.

Ele caiu de cabeça no chão, e por azar, teve o capacete arremessado, antes dele cair, para o lado da pista, enquanto a moto veio para o lado da calçada. E no momento, não tinha ninguém, nem nas calçadas, muito menos, nenhum carro passava. Em 1 minuto, a "urubuzada" estava em peso. Teve até imprensa para registrar o ocorrido, e muitas pessoas dando entrevistas com informaçãoes falsas, enquanto eu, a testemunha, ocular, saberia melhor explicar.



Talvez, isso, pode ter sido a causa que me fez ter visto o tal vulto. ainda estava assustado e emocionalmente muito sensível.

Estava tão sensível, que 2 dias depois do acidente, tive um sonho com o motoqueiro que vi morrer na minha frente.

Me lembro que não estava dormindo 100%, pois eu via os móveis e alguém na minha frente, me falando que estava tudo em paz.

Era sim, o motoqueiro, pois a roupa, era a mesma que estava usando no dia de sua morte.

Ele me tranquilizava, que onde ele estava, já estava tudo bem e me pediu para não ficar mais preocupado e que eu poderia ficar em paz.

Depois que ele se desmaterializou, realmente, senti uma paz naquele momento, e consegui dormir.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Surpresas em sonho.

Sonhei com 2 pessoas, que hoje são indesejadas, e acordei de uma forma, que sentei na cama e me atrapalhei todo até pra ligar a TV. Ao menos, este sonho, me serviu como despertador.

Fui surpreendido, neste sonho, por uma casal.

Só me lembro dos seguintes trechos:

Possívelmente, estávamos realizando um visita à algum conhecido de minha mãe, num bairro onde só havia mansões. Enquanto isso, meu pai e eu, fomos caminhar pelas redondezas.

No caso, no sonho, nós já voltávamos da caminhada. Ao cruzar uma avenida, no cruzamento, tomo um primeiro susto: avisto o cantor Belo, com aquele cabelo de guaxinim, louro por cima e preto nos lados, não distribuindo autógrafos no sinal, mas distribuindo água, como forma de um processo judicial que recebera, e que teria que se submeter há "x" horas de trabalho comunitário, se não quisesse ir para a prisão.Mas, isso é só neste meu sonho.

Ao ver a cena curiosa, queria registrar uma fotografia, mas não deu muito certo: me atrapalhei todinho para tirar a máquina do bolso da calça, como as pilhas estavam fracas. Deixei para lá.

Parece que eu ainda iria ao colégio, pois estava uniformizado de Colégio Batista. Não ficou claro que usava para ir ao colégio ou se usava a antiga farda, aquela do ano 2000, por usar, como um hobby.

Mas durante o final da caminhada, tirei o sapato e as meias, pois já não aguentava mais nos pés, e fiquei caminhando descalço, para meu alívio, até chegarmos na casa onde minha mãe estava visitando. Não era casa de parente, mas de amigos.

Na verdade, era uma mansão com duas casas: a outra, possívelmente era parente desta pessoa à quem visitávamos.

Só que ao entrar, para beber uma água, e contar o que tinha visto no sinal próximo dalí, me deparo saíndo, o casal. Pense numa surpresa desagradável que tive. Mas mantive a minha pose, porém, com aquele incomodo de revê-los. Como não tenho mesmo mais contato com ambos, aos poucos, voltava o normal, e fazia de conta que nem os conheciam.

Mas alegria de pobre, dura pouco. Esqueci até de comentar que tinha visto o cantor Belo, distribuindo água no sinal.

Fui ao carro, para calçar o sapato. E vejo o rapaz escorado no meu carro. Talvez ele nem sabia, no sonho, desta novidade.

E como todos nós já estávamos indo embora, a amiga da minha mãe, que também era amiga do casal, sem sabermos, pediu um favor para nós: que dessemos carona para a dupla.

Não poderíamos negar, pois minha mãe poderia perder uma cliente certeza, por causa de uma intriga por ciúmes bobos da fulana, que acabou com uma amizade.

Meu pai, aceitou sem problemas. Minha mãe, ficou desconcertada, mas cedeu os lugares no carro. Mas eu, fiquei com aquela cara de que fez coisa errada e ainda foi flagrado, sem poder fugir da situação. Afinal, ambos iam ao meu lado.

Sim, claro que no sonho estava tão atrapalhado, que só olhava para baixo. Só levanto a cabeça, quando percebo que meu pai sai com o carro, e esquece da minha mãe, achando que ela iria ficar e que a viéssemos buscá-la mais tarde. Aí eu grito pra meu pai:

- Volta, que tu esqueceu da "mami".

No carro, eu tentava ao máximo, ficar mais afastado do rapaz, pois ele tem uma estrutura grande e forte. Mas era meo impossível que não ficássemos encostando as pernas.

E fomos pela ruas, em direção ao local onde eles ficariam, pois por coincidência, nós iríamos para o mesmo local.

Sei que acordei de uma forma, como se estivesse tetando sair de um pesadelo. Não era um pesadelo, em sí. Mas a presença do casal, num sonho meu, me causou um certo incomodo, que só percebi que estava acordado, quando me sentei na cama. Peguei o celular para saber que horas eram: faltavam 2 minutos para despertar. Peguei o controle remoto da TV e Sky, e ainda me atrapalhei todo, por causa de um sonho.

Uma coisa neste sonho, me chamou atenção: Será que mesmo não tendo mais contato com ambos, ainda tenho alguma coisa que me chame atenção com o rapaz?

A reação que tive, deixou bem claro que ainda guardo alguma coisa possitiva, porém agora sem volta. Mas, será que uma situação real, similar ao do sonho, teria a mesma reação?

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

1º de agosto: Volta as aulas e dos congestionamentos

Em muitas cidades do Brasil, hoje é o 1º dia de aula, para o segundo semestre, em boa parte das escolas. Qual o adulto de hoje, que nunca passou por isso?

Mas com a volta as aulas, também volta um grande problema nas ruas: o congestionamentos.

Não tem outra: sempre em períodos de aulas, as ruas ficam mais complicadas que já são, e só desafogam, em preíodos de férias escolares.

Foi o que percebi, ao andar por Fortaleza, este ano, nas duas viagens que fiz.

Em março, notava pela janela do apartamento da minha tia, um grande engarrafamento na rua, durante aquele horário matinal de pico. Mas em julho, o mesmo problema continuava, porém, o congestionamento começava mais tarde e encerrava mais cedo, muito contrário em março.

Acontece o seguinte: uma grande quantidade de alunos, estudam no horário da manhã, até porque, fica mais viável dos pais levá-los ao colégio e de lá, seguir para o trabalho.

Como será que foi hoje, nas grandes cidades? É reclamação para todos os lados.

Antigamente, tudo era mais organizado, pois carros, eram melhores distribuídos. Hoje, as pessoas conseguem comprar um carro, e deixam o transporte coletivo de lado. E um dos motivos, são a falta de segurança, os atrasos, e principalmente, nos pe´riodos de greves.

As cidades de hoje, já não suportam mais esta saturação que se tornou as nossas ruas. As pessoas agora, tem que sair umas 2h antes do início das aulas.

Com certeza, se ainda fosse um estudante, de um colégio normal, e morasse do outro lado da cidade, eu teria pedido transferência, por já está estafado de longas distâncias.

Hoje em dia, não recomendo morar no Antônio Bezerra e estudar próximo ao Parque do Cocó ou lá pela Washington Soares. Se eu, há mais de 10 anos atrás, vivia assim, hoje já não toleraria, nem colocaria meus filhos. É muita pressão, que até pode afetar pscologicamente a pessoa. É muito esgotante, todos os dias, realizar os mesmos percursos.

Enquanto notava aquela mudança, entre o trânsito nas férias e em períodos escolares, ficava imaginando se as escolas fossem retiradas de onde estão e transferidas para um local mais afastados dos principais bairros, porém num bairro progetado específicamente para receber escolas, poderia amenizar o trânsito em algumas regiões.

É como no caso das indústrias. Hoje em dia, as grandes, são construidas em locais mais afastados, e algumas, já começam a mudar de endereço.

Um exemplo: a antiga Finobrasa, lá em Fortaleza, que depois pertenceu a Vincunha, era uma grande indústria, que ficava bem afastada do centro e de algumas residências. Com o passar dos anos, muitas construções surgiram ao redor dela. E atualmente, a fábrica já não existe mais. Não porque faliu, mas o local já não dava mais para ficar alí, e o ponto foi "fechado". O terreno é bastante grande e até pode se construir um bairro novo, dentro. Mas parece que será um shopping center.

Voltando ao assunto, quando se falam em Faculdades ou Universidades, em algumas cidades, possuem campus universitários, instalados em lugares bem específicos, e que nada atrapalham o trânsito das cidades, como as escolas espalhadas.

Um exemplo: o Colégio Batista Santos Dummont, já não tem condições de ficar onde sempre esteve. É praticamente, um ponto isolado de outras escolas. E há muitas escolas assim, que ficam em pontos críticos, como é também o caso do Christus, próximo ao Via Expressa, aquele mesmo, o da polêmica do ENEM 2011.

Gente, instalaram um Arí de Sá, na AV. Duque de Caxias, não sei porque. Nada contra, mas deveria ter, antes de autorizado tudo, avaliado as condições de trânsito, no local.

Na minha opinião, essas escolas deveriam sair de onde estão e irem para mais próximo de um campus universitário.

Já no Colégio 7 de Setembro, do Centro, por conter outros colégios nas proximidades, ao redor, aí sim, as residências que por lá existem, deveriam dar lugar à certos colégios e hoje, como falei, se situam em pontos críticos, que podem travar o trânsito nos desembarques e embarques de alunos.

Aqui em Recife, existem Colégios, que ficam nestas situações críticas. É inevitável não cair num congestionamento.

Em resumo, colégios deveriam ganhar um bairro planejando ou progetado, em pontos específicos nas grandes capitais, para recebê-los, longe do centro dos bairros mais populosos. Na Aldeota, seriam todos concentrados próximo ao Colégio Geo Dunas ou nas proximidades da Unifor..

Acho que fazendo isso, poderiam amenizar um pouco, o caos no trânsito, nas principais vias mais movimentadas.