domingo, 30 de dezembro de 2012

2012: Um desapego que auto-surpreendeu

Ontem, escrevi isso no meu Facebook. Agora posto aqui no meu blog.

"No dia 29 de dezembro de 2012, eu era para ter ido para Maceió, caso ainda fizesse questão por shows de Netinho. Seria em Arapiraca, no caso.

Mas como é bom, ter me livrado deste vício que era de: tem show em tal lugar, que dá pra ir, eu ia mesmo. Nem queria saber de distância, gastos, enfim. Só sei que me sentia feliz, em ir aos shows dele.

Porém, a felicidade tornou-se numa cisma, e desta cisma, comprovei-me que a minha hora de desapegar de toda aquela loucura, havia chegado. E foi a ótima decisão que fiz em 2012: desapegar de todo aquele fanatismo que tinha por Netinho. De repente, senti um alívio por ter baixado meu "faxo", por isso. Estou mais leve e mais feliz.

Musicalmente, entre CD's e DVD's, continuarei normal, mesmo já sendo um artista que diariamente ouvia, concordando ou não, com o material apresentado. Mas shows, aqueles compartilhamentos todo que participava, não faço mais questão. Volto a ficar como era antes, porém, o sonho já está realizado.

Curti tudo que tinha que curtir nos últimos 6 anos. Já deixei de comparecer aos shows, mesmo os mais próximos de onde estiver e aos gratuitos.

Se em 2012, para mim, foi o ano do desapego, até me auto-surpreendi de ter que ver Netinho na TV, e não sentir empolgação alguma como antigamente.

Portanto, que em 2013, que ninguém fique me incomodando com este assunto, mencionando-me para eventos, suas fotos ou vídeos pessoais, em ligações telefônicas, porque não estou mais interessado. Cada coisa no seu devido tempo, e o meu tempo, já encerrou. Tirei a camisa, pendurei minhas chuteiras.

Respeitem, sem insistência, por favor.

Tudo é eterno, e até o que é eterno tem o seus limites. E o meu eterno, chegou no limite. Parti na estação "Porto de Galinhas/PE" e desci na do "São Luís do Quintude/AL", passando por vários lugares em boa parte do nordeste."

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Não é renovação. É invenção...

Os cantores e bandas, parecem que estão perdendo suas personalidades musicais, ou estão enjoadas dos mesmos estilos que tocam e tentam mudar para outro estilo.

Já faz tempo que não ouço rádio. Só compro os CD's e DVD's daqueles que matém o seu estilo inconfundível. Trocar seus ritmos por outros é perda de identidade, caso não seja algum material em homenagem, senão, não é renovação. É invenção de quem não tem mais nada o que mostrar.

Ou se canta axé, forró ou funk... Inventar de inverter o seu estilo original por outro que não é o seu, até mesmo mudança de visual, não emplaca.

Chorar não resolve... Os fortes ventos, passam.

"Chorar não resolve, falar pouco é uma virtude, aprender a se colocar em primeiro lugar não é egoísmo, e o que não mata com certeza fortalece.

Às vezes mudar é preciso, nem tudo vai ser como você quer, a vida continua. Pra qualquer escolha se segue alguma conseqüência, vontades efêmeras não valem a pena. Quem faz uma vez não faz duas necessariamente, mas quem faz dez, com certeza faz onze.

Perdoar... é nobre, esquecer é quase impossível. Nem todo mundo é tão legal assim, e de perto ninguém é normal. Quem te merece não te faz chorar: quem gosta cuida. O que está no passado tem motivos para não fazer parte do seu presente, não é preciso perder pra aprender a dar valor e os amigos ainda se contam nos dedos.

Aos poucos você percebe o que vale a pena, o que se deve guardar pro resto da vida, e o que nunca deveria ter entrado nela. Não tem como esconder a verdade, nem tem como enterrar o passado, o tempo sempre vai ser o melhor remédio, mas seus resultados nem sempre são imediatos.

Não fique preocupado, você nunca sabe quem está se apaixonando pelo seu sorriso.

A vida nos proporciona momentos de alegria o qual parecemos sonhar, mais que na verdade tudo não passa de realidade com apenas alguns obstáculos, o qual devemos superar e não baixar a cabeça diante das dificuldades. Dificuldades na vida todos temos, é normal! Só que devemos ser fortes e seguir em frente curtindo cada minuto e lembrando de cada segundo.

O vento sempre passa e dele vem uma deliciosa brisa. Só que esta brisa vai junto e às vezes nem sequer conseguimos tocá-la. Marcante é o momento em que ela passa. Refresca, toca, alisa, acaricia e nos faz lamentar o porque dela não ali permanecer. Deixa sim saudades, vontade de vê-la novamente. Um dia ela volta.... ou não. Mas deixa seu recado, deixa seu frescor e deixa sua marca. Esquecê-la ? Não! Agradecer todas as vezes que ela passar, nem que seja uma só. Livre é a brisa. Não tem como prendê-la. Se ela nos faz bem, pode fazer bem a quem precisa. Não podemos domá-la e nem nos apoderar dela. Ela é livre. Se voltar é porque a merecemos".


(Extraído do Facebook da amiga, Carolina Castro).

domingo, 23 de dezembro de 2012

Volta de vez.. Ferrorama.

Hoje fui novamente ao Shopping Rio Mar, até para continuar a minha inspeção não concluída na vez passada.

Avistei uma loja de brinquedos, na qual, tinha visitado o site no dia anterior a data deste post - ontem - que vende a edição comemorativa do "Ferrorama: XP 100", no caso, a 1ª edição lançada originalmente em 1972, 10 anos antes d'eu vir ao mundo. A loja é a "Ri Happy".

Pode ser pequeno, mas é Ferrorama legítimo.


Já tenho post's escritos aqui sobre o "Ferrorama". De um simples brinquedo, para alguns, é muito mais que um brinquedo. O "Ferrorama", para mim, é algo muito maior que isso. Um hobby. Já demonstrei muito, o meu carinho por este brinquedo, e que mais uma vez reforço, que a fábrica Estrela jamais deverie ter deixado de produzir.

Tenho dois. E hoje, por pouco, quase quebrei o jejum de 17 anos em comprar um outro exemplar. Sim, depois que ganhei o SL 5000, em outubro de 1995, já tinha cogitado em comprar o mesmo exemplar, bem como os outros modelos da série. Acreditava ate então, que nunca sairia de circulação. Infelizmente, sairam.

Espero que esta edição comemorativa do "Ferrorama", não fique restrito à somente um único exemplar. Que aos poucos, os outros exemplares voltem, mesmo que de forma lenta, porque muitas crianças, como eu, daquela época, que queriam completar sua coleção, possam enfim, realizar este sonho.

Possuo o XP 1400 e o já citado acima. A diferença entre eles, foram de 10 anos e 12 meses. O XP foi pro meu aniversário de 1985. O SL, foi presente do "Dia das Crianças", em 1995. E já nos meus 30 anos, por pouco não compro o meu presente de natal, em 2012.

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Uma coisa eu vos direi: NÃO... NÃO VENDO NEM TROCO-OS por nada. Quem tem um, e tem amor por ele, não se defaz. Como se fizesse parte do seu DNA.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Pensando em Dominguinhos


Hoje de manhã, enquanto ia à Recife, cruzei com um ônibus que fazia linha para a cidade de Limoeiro, e na hora, me veio na mente, uma música que se chama "Forró em Limoeiro", gravada por Marinês, e que contou com uma participação especial do sanfoneiro Dominguinhos.

De repente, veio-me outras canções de Dominguinhos, que foram temas de novelas, como "Isso Aqui Tá Bom Demais" e 'Sinhá, Mariquinha". No mais, comcei a pensar mesmo em Dominguinhos, sem que, naquele momento, soubesses o que iria saber. Nem ao menos, tinha ligado o rádio.

Quando chego em casa e acesso a internet, já vejo logo a notícia do internamento grave do cantor pernambucano, Dominguinhos, autor de "Gostoso Demais", junto com Nando Cordel.

Pô, será outro presentimento numa única semana? Ah, não! Se for para ficar prevendo mortes, prefiro não ter este dom.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Discurso sobre intuição

A minha intuição, não falha.... Não. Não estou cantarolando canção nenhuma de axé. Estou afirmando, mais uma vez que as minhas intuições sempre dão certo. E não é a 1ª vez.

Semana passada, antecedia há que minha mãe retornaria pra casa, depois de 3 meses entre São Paulo e Fortaleza, acompanhando o tratamento da Solange. Seu retorno estava marcado para hoje, dia 18 de dezembro. Porém, alguma coisa começou a me incomodar: minha mãe não retornaria no dia 18. E mesmo assim, queria acreditar ser certeza, mas no fundo do meu coração, algo estava para acontecer, o que iria esticar mais a estadia de minha mãe, em Fortaleza.

De certo, queria eu já ter feito um comentário, dessas minhas intuições. Mas preferi ficar em silêncio, porque tudo que a gente diz, há inúmeras interpretações de quem lê. O que só seria um comentário sem intenção de provocar mágoas em alguém, poderia ofendê-las.

A semana passada teve início. E na ansiedade, comentei que aquela semana, demoraria a passar.

E de fato, para mim, demorou. Demorou porque ainda estava para acontecer algo. Além daquela ansiedade, outra coisa passou a me perturbar. Comecei a ficar inquieto. Me vinha pensamentos de morte na cabeça, involuntáriamente... Foi como acordei numa manhã, no início daquela semana. Só eu sei como estava inquieto.

Até para amenizar esta inquietude, saia com meu pai, e quando não, ia fazer alguma coisa em casa: lavar ruoupa, varrer quintal, lavar banheiro... Todas as tarefas do lar, possível, para ocupar minha cabeça. Mesmo assim, havia algo prestes há acontecer.

Na manhã de ontem - 17.12 - já sobre o alerta que tivemos no domingo, saí para pagar uma prestação. Mas quando cheguei em casa, não estava afim de ficar sem fazer nada, além de ter ficado só por algumas horas. Fui fazer uma coisa, que não costumo: varrer a calçada.

Na verdade, acho que foi o auge daquela inquietação. Estava acontecendo algo grave, mas não sabía destinguir o que era. Até pensei: "Bom, a Solange está bem... " Era a única pessoa da família, que se encontrava numa situação delicada. Tudo poderia acontecer, ou não... Só que infelizmente, a minha intuição da semana passada, não falhou, e aconteceu mais uma, direi assim, profecia.

Não é a 1ª vez que quando cismo com algo, aconteça. Sou meio sensitivo quando algo está para acontecer. Aliás, depois que testemunhei um acidente, passei a ter isso.

Foi assim com minha bisavó, 1 mês antes dela partir, em Campos Sales, no Ceará, no ano de 2003. Na semana anterior à sua morte, minha mãe e eu chegamos à reencontrá-la, depois de anos quando achavamos que ela já tinha ido, recebemos a mensagem que ela perguntou por mim e minha mãe.

Não... A avó da minha mãe parecia que esperavam-nos para ela se despedir. Antes mesmo de viajar, semanas antes, quando soubemos, até comentei com minha mãe: "Então vamos lá. Vai que já está na hora dela"? Putz... Uma semana depois que estivemos por lá, só veio a notícia.

Na outra vez que tive esta sensação amarga, foi na semana santa, em 2004. De volta à Campos Sales, para passar o feriadão, numa noite, quando o tema da conversa foi morte, recebi uma energia esquisita, angustiante. Era a mesma que tinha sentido no dia em que vi o motoqueiro morrer na minha frente. Foram alguns minutos de angustia, até que passou. e eu, calado, porém, angustiado.

Na manhã seguinte, numa rua alí perto de onde estávamos, teve um homem que teve um troço. Mas não era por ele, até porque, nem o conhecia. Ao voltarmos para Fortaleza, só a notícia de quê um tio meu, o Silas, havia falecido, na noite da 6ª-feira Santa, no exato horário em que havia sentido aquela angustia, durante uma conversa sobre morte.

E não só foram intuições com mortes, mas também inuições com certas outras espécies de perdas. A perda de uma amizade. O desencantamento de um ídolo, nesses casos, nada foi de surprea. A minha inuição me dizia que, o fim daqueles relacionamentos, estavam próximos. E não falhou mesmo.

Agora, ser hipócrita em dizer que não esperava por alguma notícia fatal por esses dias, não serei. Mas não queria acreditar que realmente isso fosse acontecer. Pra mim, a angustia que senti semana passada não tem explicações. Sei que senti. E se tivesses contato pra alguém, e alguém viesse pra mim: "Reze...", aí que pioraria tudo.

Rezar não é pra mim. Só me angustia muito mais. Rezar nada mais é que uma maquiagem para encobrir a realidade dos fatos. A morte não é fantasia, é real, é verdade. A verdade dos fatos, é dura, dói, machuca de alguma forma.

Infelizmente, a família Paiva perde mais um familiar, em 2012. Em janeiro, tivemos outra perda: meu tio, Zezinho. Mas com ele, não tive esta angustia. Quem sentiu, foi minha mãe. Talvez, senti pela Solange, porque de alguma forma, me senti enolvido, de forma passiva, nesta sua luta.

Não fui aos enterros de quem já partiram, como do meu primo Adamastor; da minha vó paterna; do meu tio Antônio Carlos - pai do Adamastor; dos meus tios Luíz, Paivão, Silas e Zezinho... Aliás, não costumo ir nem em velórios, quanto mais à enterros.

A única vez que estive presente ativamente num velório e enterro, foi na morte do irmão da minha mãe, o Assis.

Minha mãe, ordenou que: nada de música, nada de nada, por conta do luto. Nem mesmo, fui ao colégio, igualmente com meu primo, que morava conosco. Mas o engraçado, por er tido mas contato com o Assis, o seu falecimento não mexeu comigo. Muito pelo contrário: Eu queria ter ido ao colégio. Não queria ter visto o que vi, pois não gostava da família dele, e não estava nem aí para o sentimentos deles. Fui em respeito aos outros membros da família. Mas por ter sido o Assis, só estava alí para marcar presença. Na época, achei um alívio. E me lembro que ainda soltei: "Ainda bem".

Segundo acha meu avô, pai do Assis, foi o próprio filho que matou o pai, com uma coronhada na cabeça. Na época, Assis tinha se acidentado na cabeça, e estava com um curatiivo. Uma semana depois, novamente outra notícia de que ele tinha sido internado em estado grave: o curativo tinha sido aberto.

A família do Assis, alega que foi uma queda, que o fez retonar ao hospital, desde quê, Assis bebia muito, e vivia bêbado. Meu avô acredita noutra versão dos fatos.

E pelo meu histórico, nunca gostava quando o Assis chegava com a família, na casa do meu avô. Sua filha Camila, era muito encrenqueira. Mas em outubro de 1998, aconteceu isso. Fui ao velório, mesmo que à contra gosto. Vi toda comoção da famíla. Estive na carreata até o cemitério, e só entrei, após o sepultamento do mesmo.

A morte é horrível. Dói muito. Eu ainda hei de atravessar esta etapa de grandes perdas importantes. Por isso que mesmo aos 30 anos, mantenho-me junto com meus pais, pois não sei até por quanto tempo, os terei perto de mim, mesmo com todas as brigas. Afinal, ao perdê-los, só serei eu e mais ninguém, neste mundo.

Já no caso da Solange, não sei se iria marcar presença no velório e sepultamento. Já nos bastam a perda irreversível, ainda ver o sofrimento daqueles que, após anos convivendo com aquela pessoa, tendo que se acostumar com o enorme vazio que passará a ser com todos. Em especial: Solange tem uma filha excepcional, que desde que nasceu, já vive numa espécie de maca. Agora Ivina é orfã, e isso é o que mais me comove nisso tudo.

Até então, Solange foi guerreira. Estava vindo tudo tão bem. Já tinha recebido uma medula nova que deu certo. Seus medicamentos já estavam sendo diminuídos, quando no domingo, sentiu fortes dores. Teve uma parada cardíaca e não resistiu.

As vezes, numa situação dessas, somos mal interpretados se fizermos algum comentário sobre o assunto, mas morrer, em algum momento de nossas vidas, nós chegaremos lá. É angustiante pensarmos, dá muito medo sim. Estava muito apreensivo, na semana passada, me imaginando morrer. Porém, quanto mais tempos estivermos vivos, lógico, muito melhor. Até se fosse uma morte de ccausas naturais, a gente aceitava melhor. Mas desta forma, com dor e sofrimento, não.

Viva a vida, pois ela é curta. Falem bem ou mal da gente, porém falem, pois daqui, ninguém se leva nada.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Em luto pela Solange...

É com grande pesar que rcecebemos esta triste notícia sobre Solange.

Nos últimos meses, minha mãe teve que ir à São Paulo, acompanhar a esposa do meu primo, Sílvio, durante o tratamento de leucemia.

Seu tratamento, foi um sucesso. Estava tudo bem com ela. Recebeu alta, porém continuava seu tratamento em casa, em Fortaleza. Estava tudo tranquilo. E minha mãe, de São Paulo, se dirgiu para Fortaleza, para acompanhar sua recuperação.

Só que infelizmente, por volta das 14h de hoje, o destino levou-a.

Fazer o quê, né?! É da vida. Mas desta forma, é inaceitável. Desestrutura toda a família, que torcia pela sua plena recuperação, em 100%.

Na última semana, eu estava assim, meio perturbado. Estava meio esquisito, inquieto. Não queria ficar parado. Talvez, já fosse um presentimento.

Que toda a família fiquem em paz....




... Sem mais.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Estatísticas de vizualização neste blog

Visualizações de página por país: até o dia de hoje (15.12.2012), as 20:30.

Gráfico dos países mais populares entre os visualizadores do blog
EntradaVisualizações de página
Brasil
89827
Estados Unidos
40327
Portugal
1679
Alemanha
1326
Rússia
826
Reino Unido
689
França
564
Holanda
488
Polônia
458
Dinamarca
286

Sou como sou

"Sou aquele que não segue padrões, que extrapola na hora de se divertiir pois não existe coisa melhor no mundo do que viver, curtir e gozar a vida, que passa rápido e daqui não levaremos nada, a não ser toda a experiência e as amizades.

Sou aquele que ama além do que se chama amor ♥, pois quando amamos não vemos as diferenças... Aceitamos a pessoa exatamente como ela é! Não existe nada que atrapalhe!

Quando amamos de verdade, não queremos possuir, queremos estar junto, não temos ciúmes, temos cuidados, não temos vergonha de ser quem somos de verdade! Sou inteiro e nada mais! Por isso, posso me considerar um homem totalmente autêntico, com minhas próprias opiniões e meu próprio estilo.

E por ser assim, há pessoas que criticam tudo: meu comportamento, a minha personalidade, as minhas maneiras; cada centimetro de mim, da cabeça aos pés, dos pés à cabeça. Não sou Preta Gil, mas eu sou como sou, com uma personalidade diferente da sua.

Se ainda não me conhece, satisfação. Esse sou eu...
Bruno Rhavani".



Mensagem retirada no Facebook...

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Primeiras falhas...

Fui estampar duas camisas pra mim, de "Feliz Ano Novo", mas falhou. Não sei o que houve. Talvez tenha sido por influência de um papel que havia esquecido sobre a prensa, que tenha sugado um pouco do calor. Sei que não deu certo, as duas.

Mesmo sendo para mim, desânima quando todo vinha dando tão crto, começar a dar errado. É que com os erros, a gente começa a erra a mão e outras falhas virão a acontecer. O erro, traumatiza, por mínimo que seja.

Perdi duas camisas. Porém, acontece. Já até as retirei das minhas vistas, porque tudo que dá errado, não gosto de ver. Eu filmei, mas não vou postar.

Pelo menos, eram para mim. Só que mesmo assim, tive prejuízos... Caso fossem encomenda, já tinha que ir comprar uma camisa e comprar a estampa... E uma coisa: acabei esquecendo de escanear as imagens.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Djavan - novelas

DJAVAN:
01. 1973 - Qual É? - Os Ossos do Barão
02. 1974 - Presunçosa - Supermanoela
03. 1974 - Calmaria e Vendaval - Fogo Sobre Terra
04.1. 1975 - Alegre Menina - Gabriela 1975
04.2. 2012 - "" - - - - - - - -"" - Gabriela 2012
05. 1975 - Rei do Mar - Cuca Legal
06.1. 1976 - É Hora - O Astro 2012
06.2. 2011 - "" - - -"" - O astro 2011 - não conteve trilha sonora comercializada.
07.1. 1980 - Meu Bem Querer - Coração Alado
07.2. 1997 - "" - - - - - - - - - -"" - A Indomada
07.3. 1998 - "" - - - - - - - - - -"" - Meu Bem Querer - canção reeditada.
08. 1982 - Faltando Um Pedaço - Sétimo Sentido
09. 1982 - Esfinge - Sol de Verão
10. 1985 - Infinito - Um Sonho a Mais
11. 1987 - Dou-não-dou - Mandala
12. 1988 - Sorri (Smile) - Pacto de Sangue
13. 1989 - Oceano - Top Model
14. 1990 - Cigano - Rainha da Sucata
15. 1990 - Vida Real (Dejame Ir) - Barriga de Aluguel
16. 1991 - Mal de Mim - O Sorriso do Lagarto
17. 1992 - Outono - Pedra Sobre Pedra
18. 1993 - Linha do Equador - O Mapa da Mina
19. 1993 - Sim Ou Não - Tropicaliente
20. 1995 - Aliás - A Próxima Vítima
21. 1996 - Correnteza - O Rei do Gado
22. 1997 - Nem Um Dia - Por Amor
23. 1999 - Um Amor Puro - Terra Nostra
24. 2002 - Milagreiro - Esperança - dueto com Cássia Eller
25. 2004 - Se Acontecer - Senhora do Destino
26. 2005 - Dia Azul - A Lua Me Disse
27. 2005 - Sina - Belíssima
28. 2007 - Delírio dos Mortais - Duas Caras
29. 2008 - Flor de Líz - Queridos Amigos
30. 2010 - Sabes Mentir - Passione
31. 2011 - Melodia Sentimental - Cordel Encantado

... em participações especiais:

32. 1998 - Vamos Fugir - Dona Flor e Seus 2 Maridos - dueto com Daúde.
33. 1999 - Gostoso Veneno - Suave Veneno - dueto com Alcione.
34. 2012 - Namora Comigo - Lado a Lado - dueto com Mart'nália. (Praticamente, backing vocal)


OUTRAS EMISSORAS:

35. 1978 - Cara de Índio - Aritana - TUPI.
36. 1985 - Esquinas - Uma Esperança no Ar - SBT.
37. 1996 - Tenha Calma - Perdidos de Amor - BAND.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Pensamentos angustiantes

Nas últimas semanas, tenho ficado absolutamente assustado com certas coisas que, internamente, estão se manifestando em meus pensamentos. São pensamentos que chegam à incomodar num ponto, de querer entrar em desepero, quase ter uma depressão.

E quando isso vem, já procuro logo algo para ocupar a mente. E em mente ocupada, não pensa em besteiras. Mas mesmo assim, não paro para pensá-las, mas elas surgem.

Não queria contar sobre isso, mas pelo menos, aliviar um pouco esta pressão.

O que é a morte pra você? Como você a encara? Se imagina como, quando estiver no seu leito? O que será depois?... São tipos de dúvidas, que de repente, estão me deixando com uma certa crise.

Muito cuidado, tenho que tomar, para que isso não me escravize psicológicamente e me assombre por anos.

As vezes, acordo de madrugada, quando tenho um sonho com este tema, quase que chorando desesperadamente, impressionado quando for o meu dia de deixar este plano.

Será que estou tomando consciência de como isso é doloroso, para quem se vai e para quem perder alguém? Acabo me colocando no lugar de quem não tem mais jeito. Até mesmo, quando vejo um animal morto, me comovo. Porque que não somos como as plantas, que podem viver centenas, milhares de anos?

E nem adiantam vir com conselhos de rezar, porque não tem coisa mais angustiante é ouvir sermões e pensamentos bíblicos. Não mudará em nada sobre o caso.

Acho que todos tem seus medos de quando chegar suas horas.

Hoje, estamos aqui. Daqui a pouco, não se saberá o que nos acontecerá. Um dia, chegará a minha vez... a vez de todo mundo. Seria bom se a nossa vida fosse igual de um tamagotchi: morreu, começa tudo de novo. Porém, tem que começar, tudo outra vez. Mas seria bom se pudéssemos, ver, sentir, ouvir, se lembrar de tudo que passamos em outroras vidas, porém, num novo corpo.

Obrigado mais um dia de vida. Porém, quanto mais um novo dia, menos serão os nossos dias, na nossa linha do tempo.

Uma paixão obssessiva

Quando se gosta, ama, admira, algo ou alguém, a única coisa que logo queremos é que elas sempre fiquem juntas da gente. Mas há situações que este apego, não é possível, e as vezes, se não tiver controle, vira uma obssessão.

É o caso de vários departamentos que encontramos por aí, seja na TV, na música, no futebol, na religião, etc.. Um bando de gente obsecada por aquilo, que acha que é bom, mas no fundo, é tudo uma grande mentira, mesmo sendo uma mentira-branca.

Mas uma vez, bato naquela mesma tecla do fanatismo.

Tá certo que, todos tem o direito de demonstrar sua admiração por aquilo que gostam, mas extrapolar os limites do aceitável, é bom procurar um tratamento pscológico.

Sobre o fato do torcedor de um time de futebol, que recentemente, sabendo que o time foi jogar no Japão, uma grande multidão foi em comitiva à um aerporto de São Paulo, reverência o time. Além disso, muitos desses torcedores, não contente, foram ver o jogo [COR x AHL], no estádio, lá no Japão.

Reportagens foram mostradas na TV, tem de tudo. Até suspensão da reforma da casa, a venda de um carro ou outro bem valioso, para que o torcerdor tirasse o visto, comprasse uma passagem até o Japão, além das outras despesas, como hopedagem, transporte e alimentação, tudo por conta de um jogo de futebol. Não importa o nível da importância do campeonato. Como é que uma pessoa, abandona um bem, por conta de uma paixão?

Até mesmo, quem tem condições financeiras bem confortável, que podem gastar sem problemas, não fazem este disperdício, por causa de um fanatismo.

Se este jogo, fosse em algum outro estado brasileiro, até aceitava tal sacrifício. Mas se debandarem até o outro lado do mundo, não é só secura, como é um caso de acompanhamento de profissional psicológico.

Como já tenho dito: ser fanático, também tem seus limites, em cada departamento.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Sinto falta de ter sobrinhos

Por ser filho único, jamais sentirei a sensação do que é ser "tio" de sobrinhos de 1º grau, ou seja, filhos dos meus irmãos. No m´ximo, serei tio de 2º grau, tio dos filhos dos meus primos: uma espécie de tio-primo, sobrinho-primo.. Se tem tio-avô, porque não o tio-primo?

Cheguei aos 30, e sinto falta disso: dos sobrinhos. Já os filhos, bom quero ter os meus legítimos. Mas aí é com uma pessoa que tope fazer algo especial. Hoje há vários outros métodos, além das vias naturais.

Quem sabe, tendo alguém me chamando de tio. Ouvindo chamar meus pais de "vô", "vó", eu não teria sido outra pessoa, com outro comportamento, pensamentos? Me sinto, as vezes, tão infantil.

Quando estive em Fortaleza, no mês de julho, o filho de um primo meu, por quem me afeiçoei, no meu último dia, ele ficou me esperando. Como estava em outra visita, acabei demorando da hora marcada, e quando cheguei à casa dele, se cansou de me esperar e dormiu.

Ainda o vi deitado na cama da avó dele. Fui olhar a internet, até para ver se ele acordava, pois teria o som do teclado do computador, mas não acordou.

Nesta hora, tive uma sensação paterna. Me senti quando meu pai demorava no trabalho, e acava indo dormir sem vê-lo. Até hoje, me lembro de 1 semana sem ver meu pai, porque ele saia cedo e chegava tarde.

Será gente, que já tá na hora de mudar radicalmente? Providênciar um filho? Só tem um porém: casamento nem pensar. Não acredito nessas coisas de casamento. Acredito no pai e mãe. Mesmo que nem morem juntos, morem próximos.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer: um exemplo.

Agora que Oscar Niemeyer mudou de plano, quem sabe, até para modernizar a arquitetura celestial, aqui na terra, agora muitos projetos espalhados, principalmente no Brasil, que acabaram engavetados, parecem que ativou o interesses para se transformarem em prédios de verdades.

Eu nem sabia que no Ceará, havia algum projeto de Niemeyer já entregues. São poucas, mas tem.

Só agora, é que soube da existência de um novo projeto, que já era para ter sido entregue: o Museu do Mar. Agora que depois de falecido, é que, na nova gestão da prefeitura de Fortaleza, o projeto saia do papel e torne-se real.

Até então, não sabia que o prédio da extinta TV Manchete, na Av. Antônio Salles, era de Oscar Niemeyer. E outro, que hoje é um hotel na Av. Beira-mar, antes foi uma casa residêncial de um norte-americano.

Em Recife, já estive no Parque Dona Lindú, projetada por ele.

Aos 104, e em plena atividade, acho que a sua durabilidade estava ligada ao trabalho. Um exemplo para muitos que vivem reclamando que trabalham demais. Cabeça ocupada, não perde tempo pensando no nada. Quem me dera, chegar nesta idade, com todo gás pro trabalho.

Que Oscar Niemeyer seja um exemplo para todos nós, que trabalha na profissão que ama. Se você ama aquilo que faz, não dará vontade nem de querer se aposentar.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Todos Choram

Chora filha, chora sobrinho
Latem os cachorros, miam os gatos
Chora o noivo, chora a noiva.
Choram os vizinhos, choram os mendigos.
Choram os inimigos, choram os amigos.
Chora pai
Chora mãe
Chora tio
Todos choram
Mesmo sem motivos para chorar...


Chora o valentão, chora o fracote
Emociona, o cantor, emociona, o ator
Chora o homem, chora a mulher
Choram os idosos, choram os mais novos
Choram os reprovados, choram os aprovados
Chora neto
Chora irmã
Chora primo
Todos choram
Com motivos para chorar...


(De minha autoria)

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Faça agora. Amanhã pode aparecer uma lei proibindo


Olha, é para se pensar... Do jeito que as coisas estão indo... Já tem lei proibindo tudo. É a censura voltando disfarçada em forma de leis.

Algumas leis, acho absurda. Mas outras são necessárias, como a "Lei Seca". Já a "Lei Carolina Dieckman", só indago uma coisa: quantos anônimos não já caíram na mesma armadilha da atriz? Só porque foi um fato que aconteceu com alguém público, receberá o nome da vítima mais famosa.

Já as outras leis, que deveriam funcionar, passam longe da perfeição, como a lei dos 15 minutos nas filas, nos bancos. Só se for 15 minutos parado naquela mesma posição.

Doação para natal?!... Não.

Olha só, alguns minutos atrás, duas senhoras e uma garotinha, tocaram aqui em casa, pedidndo uma doação em alimento, para o natal. Todos os anos, é sempre a mesma coisa, de doação de "caixinha de natal".

Tenho até vergonnha nos lugares onde chego, e ser abordados por vendedores para cooperar com a "caixinha de natal". De certa forma, me sinto coagido à fazer algo que não quero. E não faço mesmo, não sou obrigado. Mas fica aquele clima.

Pois bem: como minha mãe, que ainda está em viagem, mas o destino atual é Fortaleza, nós, meu pai e eu, não costumamos estocar comida em casa. Compramos todos os dias, o que falta. Só fica mesmo o essencial. Mas grandes estoques, não.

Então, não tinha como ceder 1kg de alimento não perecível, seja lá ele qual fosse, mas notei a cara de decepção das senhoras.

Porém, falei a verdade: que estava desprevinido. Se quiseram ou não, acreditar, só lamento.

E realmente, o que temos, é para consumo próprio, e não para ficar fazendo doações de natal, para ninguém e qualquer um pode fazer a sua parte. Se fizer isso, uma vez, todas as vezes virão querer fazer. No quesito doações, não contem comigo. Se até hoje, nunca doei sequer um brinquedo meu, uma roupa minha, imagine doar comida?

Nem vou me importar para os que são contra ao que falei. Cada um faz de suas doações, o que bem entender. Tem muita igreja aí, milionárias, que é dever delas fazerem caridade. Se algumas delas, nem isso fazem, porque tenho que fazer? Se nem as prefeituras das cidades, fazem isso, porque que tenho que fazer?

Sou meio ditador...

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Não sumi. Só perdi o interesse

"As pessoas não somem. Elas perdem o interesse".

Vi esta frase, e me veio algo que muita gente já deve ter percebido. Aliás, acho que algumas não entenderam o recado, mas tudo bem.

Não preciso entrar em mais detalhes. O meu sumiço é porque perdi totalmente o interesse por aquilo, não importa o que seja e a sua ocorrência.

Se não tenho mais interesse, para quê forçar as coisas como se tudo estivesse ainda bem interessante?

Utilizando o MetrôRec

Nas últimas semanas, tenho andado, pelo menos, duas vezes de metrô: ida e volta.

Se, que o que é que há?

Como não tenho costume de utilizar este tipo de transporte público, é o melhor meio para ir ao centro de Recife. Como é coisa rápida, optamos por deixar o nosso carro num estacionamento seguro, e seguir o resto do percurso, de metrô.

Só em casos expecíficos, vamos de carro ao centro. Mas estacionar num local que cobram mais de R$: 6, por 2 horas, só para começar, é algo que incomoda.

Onde deixamos, custa R$: 2,50. Mais R$: 1,60, no metrô, por pessoa, fica mais cômodo, por não termos que enfrentar os engarrafamentos nos acessos ao Centro, e gastos desperdiçantes com o carro.

Mas hoje, acho que peguei um horário mais lotado.

Lógico que toda lotação, incomoda, inclusive, de trem/metrô. Mas sabe de uma coisa: antes uma lotação no metrô, desde quê não me subtraia nada dos meus bolsos ou me machuque, até encaro, do quê de um ônibus. No trem/metro, pelo menos, se anda. Mas no ônibus, vai depender muito da situação do trânsito, além de uma grande maioria não disponibilzar de climatizadores de ar, como nos trens do metrô.

Há quase 1 mês atrás, caímos numa pegadinha: a linha que utilizamos, até um certo trecho, serve para dois destinos. Deste ponto, há uma bifurcação, onde uma linha vai para a esquerda e a outra, para a direita. E nosso destino, é sempre a linha da direita.

Em cada metrô, há o nome dos destinos... lógico. E até então, não sabia que, em cada volta, cada trem faz o percurso diferente, entre dois destinos. E houve um, na estação central, após realizar sua manobra, não alterou o seu destino, para aquela viagem. Neste caso, este trem já tinha vindo da linha, que segue à direita, ou seja, o nosso destino.

Se não houvesse a audição interna, com as informações de destino, a gente seguiria destino errado, caso não descessemos até a última estação incomum para este ramal. Então, ao constatarmos de que, aquele trem que vinha daquele destino, naquela nova viagem, rota era o outro.

Agora ficamos mais em alerta. Apesar desses pequenos detalhes, parece que já estou pegando o costume, até mesmo, com a mudança do acesso, com a substituição do bilhete eletrônico pelo cartão magnético.

Só confesso que, se deixar, eu percorro todos os percursos do MetroRec, e isso, nem mencionei o trecho de trem à diesel, entre Cajueiro Seco para Cabo ou Curado. Só que os trilhos para o trem à diesel, não são compatíveis com os do metrô. Suas bitolas tem metragem diferentes.

E por falar em trens, faz um tempo que não vejo trens de cargas passando pela cidade onde moro. Antes também ainda tivesse em atividade, os trens de passageiros, até o Terminal Rodoviário de Pernambuco. Isso evitaria de utilizar o carro em muitos momentos. Isto de irmos ao centro, só para comprar embalagens, seria um exemplo.

Não só para Pernambuco, mas que sejam reativadas muitas linhas ferroviárias que já não existem mais, em todo o Brasil, e que os trens mais os veículos rodoviários, se tornem aliados.

Sabe, um dia desses estive pensamdo: porque não fizeram um ramal de metrô, partindo da estação Central e bifurcando em Joana Bezerra, no ramal para Cajueiro Seco? Sim, Construiam-se viadutos, como existem em Coqueiral e assim, seguia-se para Av. Agamenon Magalhães, por túnel, até o terminal de ônibus, em Paulista e daí, em elevado até Igarassú, bifurcando-se também com um suposto ramal pela BR-101 com PE-15, até Cajueiro Seco, também em trecho em elevado.

E haja dinheiro para investir em tudo isso.

Mas esta é uma das salvações para o caótico transito, nas grandes cidades. Lá em São Paulo, o metrô está sempre em ampliação. Um exemplo: no Rio de Janeiro, estão expandindo o metrô, do Leblon para a Barra da Tijuca.

Já em Fortaleza, vão começar as obras para a linha leste, do metrofor, do Centro até o bairro do Edson Queiróz, por túnel, além do ramal de Parangaba para o Mucuripe.

Se já existissem transporte ferroviário de qualidade, com esta configuração que descrevi, em Fortaleza, há 20 anos atrás, teria poupado-me de muitos aborrecimentos de ônibus.

Que os carros parem para o trem passar.