segunda-feira, 28 de julho de 2014

Vício: 1 semana com 11 novelas da Globo.

Todo noveleiro que se preze, e com tempo livre lógico, deve está eufórico no dia de hoje. São 11 novelas, da Globo, no ar, durante esta semana. Parte delas, estão em reprise no Canal Viva.

Então vamos à lista:

Canal Viva:
13h - Malhação 2002.
13:30 - Dancin' Days - 1978.
14:30 - A Viagem - 1994.
15:30 - História de Amor - 1995/1996.

Globo:
16:20 - Caras e Bocas - 2009/2010.
17:20 - Cobras & Lagartos - 2006.
17:50 - Malhação 2014.
18:20 - Meu Pedacinho de Chão.
19:30 - Geração Brasil.
21:15 - Império.
22:20 - O Rebu.

... Ô, vício.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Carta para Ariano, de Mateus Natchergaele.

Ariano Vilar Suassuna (João Pessoa, 16 de junho de 1927 — Recife, 23 de julho de 2014), foi um dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta brasileiro.


"Carta para Ariano:

Quem te escreve agora é o Cavalo do teu Grilo. Um dos cavalos do teu Grilo. Aquele que te sente todos os dias, nas ruas, nos bares, nas casas. Toda vez que alguém, homem, mulher, criança ou velho, me acena sorrindo e nos olhos contentes me salva da morte ao me ver Grilo. 

Esse que te escreve já foi cavalgado por loucos caubóis: por Jó, cavaleiro sábio que insistia na pergunta primordial. Por Trepliev, infantil édipo de talento transbordante e melancólicas desculpas. Fui domado por cavaleiros de Sheakespeare, de Nelson, de Tchekov. Fui duas vezes cavalgado por Dias Gomes. Adentrei perigosas veredas guiado por Carrière, por Büchner e Yeats. Mas de todos eles, meu favorito foi teu Grilo.

O Grilo colocou em mim rédeas de sisal, sem forçar com ferros minha boca cansada. Sentou-se sem cela e estribo, à pelo e sem chicote, no lombo dolorido de mim e nele descansou. Não corria em cavalgada. Buscava sem fim uma paragem de bom pasto, uma várzea verde entre a secura dos nossos caminhos. Me fazia sorrir tanto que eu, cavalo, não notava a aridez da caminhada. Eu era feliz e magro e desdentado e inteligente. Eu deixava o cavaleiro guiar a marcha e mal percebia a beleza da dor dele. O tamanho da dor dele. O amor que já sentia por ele, e por você, Ariano.

Depois do Grilo de você, e que é você, virei cavalo mimado, que não aceita ser domado, que encontra saídas pelas cêrcas de arame farpado, e encontra sempre uma sombra, um riachinho, um capim bom. Você Ariano, e teu João Grilo, me levaram para onde há verde gramagem eterna. Fui com vocês para a morada dos corações de toda gente daqui desse país bonito e duro. 

Depois do Grilo de você, que é você também, que sou eu, fui morar lá no rancho dos arquétipos, onde tem néctar de mel, água fresca e uma sombra brasileira, com rede de chita e tudo. De lá, vê-se a pedra do reino, uns cariris secos e coloridos, uns reis e uns santos. De lá, vejo você na cadeira de balanço de palhinha, contando, todo elegante, uma mesma linda estória pra nós. Um beijo, meu melhor cavaleiro.

Teu,
Matheus Nachtergaele"
Fonte: Diário de Pernambuco

segunda-feira, 21 de julho de 2014

A Viagem: atores que já fizeram esta viagem.


Desde o dia 14 de julho, a novela "A Viagem", remake que foi exibida na Rede Globo, no ano de 1994 e reexibida em duas ocasiões, no Vale a Pena Ver de Novo, em 1997 e em 2006, está passando novamente, desta vez, no Canal Viva, em dois horários.

E é lógico que não dá para reparar que no elenco, há atores que, infelizmente, tiveram que fazer esta viagem definitiva da vida real.

Sã eles:

Chris Pitsch: Bárbara.
Cláudio Mamberti: Geraldão.
Cláudio Cavalcante: Dr. Alberto Resende.
Irving São Paulo: Zeca.
John Hebert: Agenor Barbosa.
Yara Cortês: D. Maroca.
Mara Manzan: Edmeia.
Nair Bello: D. Cininha.
Nildo Parente: Waldomiro (assassinado por Alexandre no 1° capítulo).
Tânia Scher: Josefa Dias.

Participações especiais:

Carlos Kroeber: juíz no julgamento de Alexandre.
Cláudio Correia e Castro: advogado de Alexandre.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

As Grandes Telenovelas: Dancin' Days.


Estávamos fazendo uma faxina aqui em casa, quando sem querer, achamos este livro, da novela "Dancin' Days", que está em exibição no canal pago, Viva.

Postei a foto no Twitter, mencionando o canal, que retwittou a minha postagem.

A novela passou do capítulo 80 esta semana, que é quando foi inaugurada a Frenetics Dancin Days, com a participação das "Frenéticas", cantando o tema de abertura, bem como a clássica cena da Sônia Braga dançando no meio do salão da discoteca.

terça-feira, 8 de julho de 2014

Sonho do Hexa, adiado novamente.

Torcer, nós torcemos. Fizemos a nossa parte como torcedor. Felipão, fez a parte dele, como técnico. Os jogadores... bom, melhor nem tece comentários.

Se com Neymar, já estava um pouco melhorzinho, sem ele, caiu tudo.

Só no primeiro tempo desta semifinal, Brasil levou 5 goleadas da Alemanha.

Realmente, só o Neymar mesmo que tinha brilho, nesta seleção, porque sem ele, ninguém alí brilhou, no jogo da eliminação da seleção brasileira.

Meu blog e minhas redes sociais, já podem tirar a fantasia de torcedor da Copa, porque esta, já está perdida.

Os jogadores, não honraram Neymar.

Este dia 8 de julho de 2014, será lembrado para eternidade.

Perdemos? Sim. Mas não é só de vitória que se vive.

O que acontece é: agora, só daqui há 4 anos. O que nos acontecerá neste tempo, com a gente?

Bom, agora voltamos a nossa programação normal de vida.

"Pecado Capital", uma novela que não é padrão Viva.

Ano passado, o Canal Viva estava anunciando, nas redes socais que a substituta de "Felicidade", seria o remake de "Pecado Capital".

Naquela época, houve uma chuva de críticas com essas escolha, pois a novela não teve uma repercussão se comparada com a versão de 1975, e por conta disso, sequer chegou a ser reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo", até mesmo, por falta de interesse do público.

Eu mesmo não perderia o meu tempo revendo-a, porque assistí-la uma 2ª vez, cansa, já que na exibição original, cansou.

Com tais críticas, o canal acabou mudando de opinião e ao invés de reprisar "Pecado Capital", versão 1998, reprisou outro remake: o "Anjo Mau", de 1997, que estava até mais coerente para o canal.

Pois o Viva voltou atrás, e já está anunciando novamente, uma reprise da novela "Pecado Capital", de 1998. E novamente, uma nova onda de críticas pela escolha. A novela entrará - se não voltarem atrás, novamente - no lugar atualmente ocupado por "História de Amor", a partir do dia 10 de novembro próximo.

Com tantas novelas de grande sucesso, mas nunca antes reprisadas no Vale a Pena Ver de Novo, para quebrar um pouco esta ideia que o canal nunca exibe novela sem antes ter sido exibida nas tardes da Globo. Mas "Vamp", já reprisada no canal, nunca foi reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo", mas sim, num outro horário, antes ocupado pelas séries da Sessão Aventura, no ano de 1993.

Na minha singela opinião, se for para reprisar "Pecado Capital", de 1998, que seja então no "Vale a Pena Ver de Novo", já que no programa, exibiram novelas que não teve grande repercussão. Este remake adaptado por Glória Perez - não menosprezando a autora - não é uma novela "padrão Viva".

Que voltasse então, "Pecado Capital", mas a original de 1975, caso não tenha perdido capítulos em algum incêndio na emissora. Mas perdeu não, porque fora lançada em DVD.

Acho que, pela 1ª vez, depois que passei a acompanhar novelas no canal pago da Rede Globo, vou fazer o mesmo que fiz com essas novelas que não tinham um padrão "Vale a Pena Ver de Novo", mas mesmo assim, foram reprisadas: desligo a TV.

"Pecado Capital", o remake, já terá 16 anos completos quando voltar na tela do Canal Viva. Será sua 1ª reprise, caso não seja cancelada ou adiada pela 2ª vez. Com tantas outras produções, da década de 80 e 90, ou até mesmo, nos surpreender com alguma produção da década de 70 e clássicas, vão cometer o maior prejuízo com esta novela.

Copa 2014: semifinal. Opinião.

Logo mais, será realizada mais uma partida da Copa 2014. Talvez a mais importante de todas: a semifinal. Passado essa partida, a próxima é a que todos nós brasileiros, aguardamos há 14 anos.

E agora, a partir de hoje, mais do que nunca, a seleção brasileira de futebol, já que fora desfalcada e não contará com seu principal jogador, o Neymar.

Paparicado pela mídia e por muita gente, mundo afora, Neymar não dever ser a única e principal fonte para uma vitória neste mundial. Toda pressão, caia-lhe sobre ele, por ser o melhor jogador na atualidade. E talvez, por conta de sua presença, dava-nos uma impressão de que ele é quem deveria "salvar" o Brasil de uma eliminação precoce. Na 1ª fase, a seleção jogou muito ruim. Porém, o mais importante, são os gols, e não jogadas bonitas.

Já que contundiram-lhe covardemente pelas costas, fora afastado de suas funções e aquele foco que sempre caiam-lhe para sí, agora será para toda a seleção.

Sem Neymar em campo, agora sim e espero que correspondam ao nosso favor, na minha opinião, que a seleção brasileira ganhe um novo gás.

Parece uma coisa premeditada, e quem sabe, não pode ter sido algo promovido pelo o acaso da vida? Hoje na semifinal, um novo foco surgirá, David Luíz. Quem sabe, a sua cabeleira tenha o mesmo poder dos cabelos de Sansão?

O que me intrigava mais nesta copa, era o assédio em cima do Neymar, vindo de todas as áreas, todos os lados. Os holofotes da imprensa, sempre voltados para ele. As conversas nos botequins, idem, porém, com mais liberdade nas expressões na boca do povo.

Não nego que gostaria de ver um jogo, sem a presença de Neymar, para ver como seria a seleção, sem sua presença. Mas não queria que tivesse sido dessa forma, mas é também válido, porque muda toda uma tática planejada anteriormente por eles.

O jogo de logo mais, aliás, desde as oitavas, não são para brincarem. Há uma nação aguardando uma possível vitória e conquistar a 6ª estrelinhas. Só o Brasil, é penta insolado e poderá avançar mais um degrau. Que o sonho do hexa, não seja adiado para 2018, e na Rússia. Que venha logo aqui mesmo, no Brasil, para a festa ser completa.

A partir de 2018, não me importo do Brasil ser heptacampeão, pois gostaria de ver outros países alcançando o Brasil. Ficar sempre em primeiro, é bom, mas não tem emoção.

Se a Itália tivesse chegado ao penta, já teríamos aí, um páreo.

Sem o brilho de Neymar, ofuscando os companheiros, agora todos poderão mostrar seus próprios brilhos. Neymar tem sim, um talento para o futebol, indiscutível. Há outros na seleção, que não sei o que fazem lá como titular. Alguns, ainda não desencantaram. Agora é a hora de mostrarem todos os seus talentos, cada um.

Agora, só faltava o Hulk fazer uma nova modalidade de gol: a de bunda.

Se a copa não estivesse sendo realizada no Brasil, não me importaria com a vitória do hexa. Para mim, tanto faria. Mas jogando em casa, é diferente. Sou à favor de cada país sede, ganhar em seu território, como foi na França, por exemplo.

E que venha a semifinal.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Neymar, fora da Copa do Brasil.

A seleção do Brasil avançou mais um lance na Copa 2014: está na semifinal.

... Mas ao mesmo tempo, perde o seu jogador "de ouro": Neymar.

Fonte: Imagem extraída do site do jornal "O Povo", de Fortaleza, Ceará.


E esse juíz, que apitou esta partida entra Brasil 2 x 1 Colombia? Ele deveria ter sido substituído. Eu, que detesto futebol, e só assisto somente aos jogos da  seleção, na Copa, percebi o quanto atrapalhado foi este árbitro.

Agora, mais do que nunca, a seleção deve correr atrás deste prejuízo. Sem Neymar, os próximos 2 jogos agora são com eles.

Neymar ficará em recuperação entre 4 à 6 semanas. E que o jogador colombiano que cometeu tal violência em campo, com um chute de joelho nas costas do jogador brasileiro, receba uma punição da FIFA. Se o uruguaio, que só mordeu o italiano, recebeu uma suspensão de 9 jogos, pela mordida, qual seria a do colombiano? E também, qual seria a punição do árbitro?

Agora é um momento em que a seleção não se deve ser novamente abalada pela emoção, pela ausência de Neymar. Agora é a hora de se lutar e dedicar a vitória ao colega.

Bora seleção. Só faltam 2 jogos. Calem as bocas dos críticos de plantão.

Neymar, durante o hino no jogo entre Brasil x Chile.
Neymar, durante o hino do jogo entre Brasil x México.
Sem puxar o saco da seleção, todos que estão lá, são bons jogadores. Não é a toa que, mesmo apesar de certas falhas, nenhum deles devem ser desmerecidos. Cada um, em cada jogo, há o seu momento de brilhar. Mas do que nunca, é a hora de todos se mostrarem mais. Nada é por acaso.

Força, Neymar.

terça-feira, 1 de julho de 2014

A volta de FAMÍLIA DINOSSAURO

Estava aqui, no meu cantinho, tirando um inocente cochilo após o almoço, e assim que ligo a TV para ver a novela "Dancin' Days", no Canal Viva, eis que sou surpreendido com uma famosa frase: "QUERIDA, CHEGUEI!", e a cara do Dino Sauro na tela. Só foi um motivo maior para dá um pulo da cama, com a surpresa.

Sim... A FAMÍLIA DINOSSAURO vai voltar no Canal Viva, canal pago da Rede Globo. Segundo sites, será no mês de agosto.



Apesar que nos últimos anos, ela poderia ser vista em exibição na TV aberta, no Brasil. Após ter saído do ar, na Globo, a série foi parar no SBT. E por último, estava sendo exibida pela BAND. Cheguei a ver, pouquíssimos episódios nesses dois canais, pelo horário ser incompatível, por estar assistindo outros programas de TV. Espero que no Canal Viva, a sua exibição seja num horário livre para mim, tipo assim, as 12h, num sábado ou domingo, por exemplo.

E enquanto escrevia este post., eu vi a chamada de novo, e me passou um filme na minha mente.

Era o ano de 1992. Cursava a 3ª série, e a aula terminava sempre as 11:10. Dava tempo de sair, pegar o ônibus e chegar em casa a tempo de assistir ao seriado, sendo a última atração dentro do programa "Xou da Xuxa", depois também dentro da "TV Colosso". Era diário. Depois a "Família Dinossauro" foi substituída por outra série com mesmo tema, o dinossauro: o "Elo Perdido", acho que sem muito êxito.

"Família Dinossauro", então, passou a ser exibida aos domingos, até sair do ar, de vez, na Rede Globo, em 1995. Mais detalhes, você poderá encontrar no Wikpédia relacionada à série.

De certo, é que quero que os horário de exibição, sejam compatíveis com os meus horários.

Além do Canal Viva, outro canal pago da Globo, que também poderia exibi-la, seria o GLOOB.