sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

#Tropicaliente: 20 anos.

No dia 16 de maio deste ano, para comemorar os 20 anos da novela "Tropicaliente", eu filmei um vídeo da abertura da novela, e até então, nem me passava pela minha cabeça dela vir a ser reprisada novamente, nem na Globo e nem pelo Canal viva. Só que tinha uma certa esperancinha no fundo, de que algum dia, poderia rever esta novela.

Mas veio assim, tão rápido. Clamei tanto por ela, que acabou vindo e está aí no ar, desde novembro.

A princípio, iria fazer uma maratona, assistindo aos 2 horários que o Canal Viva a exibe. Mas passado o oba-oba dos capítulos iniciais, tenho reclinado um pouco no horário da madrugada, mas mesmo assim, programo meu celular para me despertar. As vezes, o sono me vence, mas acabo revendo o capítulo, mesmo sonolento.



quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

#Tropicaliente: A casa do François, numa duna no Ceará

Hoje, 28 de dezembro de 2014, foi ao ar no capítulo 34, onde é a entrega da casa redonda do François, numa duna do litoral cearense.

Ela existe, até hoje, mas não me lembro qual é a sua localidade exata. É uma cooperativa no lugar onde foi construída, como mostrou há alguns poucos anos, um telejornal de Fortaleza. Só não me recordo mesmo, de onde ela é, e nem tenho ilustrações dela para postar aqui, nem quando era cenário da novela.

----

NOTA: Este capítulo, deveria ter ido ao ar, originalmente, no dia 23 de junho de 1994, numa 5ª-feira. Mas devido aos jogos do Mundial da Copa de futebol daquele ano, este capítulo foi adiado em 2 dias.

Em 1°, no dia 20 de junho, não houve exibição, por conta dos jogos. O capítulo então, só veio a ser exibido no dia seguinte. Em 2°, naquela mesma semana, na 6ª-feira, dia 24, caso não tivesse tido a 2ª não exibição da novela, o capítulo 37 deveria ter sido exibido neste dia, o que só aconteceu no dia seguinte. E em 3°, a 3ª e última não exibição de "Tropicaliente", aconteceu no dia 5 de julho, ficando assim, o capítulo 42  a ser exibido somente no dia 6 de julho.

Por causa desses 3 intervalos durante a exibição da novela, há uma folga de 3 capítulos que o Canal Viva terá que pagar em algum momento. Com isso, a novela, que deveria ter 197 capítulos,  sem interrupções, contou com apenas 194 capítulos. E na verdade, esta novela do Walter Negrão, a que tenho muito carinho e que faço questão de ir acompanhando na reprise do Canal Viva, e quando dá, vejo ela nos 2 horários, foi esticada, na época.

---

NOTA 2:  Quem procura, acha.

A casa redonda está entre os coqueiros, adiante.


Há tempos, procurava via Google Earth, algumas locações que serviram de cenário da novela "Tropicaliente". Como falei acima, não me lembrava onde se localizava a casa do personagem François (Victor Fasano). Pois depois de muita insistência e pesquisa, localizei-a. Fica na Prainha do Canto Verde, entre Sucatinga e Paripueira.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

#Império: Uma Cora, duas grandes atrizes

As vezes, acontece de algumas novelas, serem divididas em várias fases, e em cada uma delas, um mesmo personagem pode ser interpretado por dois ou mais atores. Depende de quantas fases terá a teleprodução.

Em "Império", não foi diferente: ela teve uma fase de flash back - o que deveria ter sido a 1ª fase - por 4 capítulos. Só não foi, porque começou com Zé Alfredo já adulto, com sua filha, numa visita ao Monte Roraima e ele relembrando o seu passado. Foi quando começou a 1ª fase.

Na semana passada, um fato inusitado mexeu com a novela. Por motivos de saúde, a atriz Drica Moraes, que vive a vilã Cora, na fase contemporânea, teve que sair da novela. E no caso dela, realmente houve uma comoção, já que por ter passado por uma leucemia, há 4 anos atrás, a sua saúde requer cuidados, mesmo estando curada. A atriz foi diagnosticada com labirintite e logo em seguida, pegou uma faringite e estava sem voz para gravar. E por conta disso, o seu afastamento da novela.

Há quem diga que seja definitivo. Eu não acredito que não, pois a novela termina em março. Até lá, se estiver apta, poderá voltar com sua Cora e finalizar a novela, normalmente.

E a solução encontrada para não matar a personagem, foi chamar de volta, a atriz Marjorie Estiano, que viveu Cora na 1ª fase.

Cora sumiu misteriosamente e volta com um novo rosto, rejuvenescido como na sua época jovem. Como ela conseguiu dinheiro para fazer uma plástica? E a duração de recuperação, pós operatório ser tão rápida assim?

Enquanto não se resolvem uma possível volta de Drica Moraes como Cora, é a Marjorie Estiano que assume a personagem, depois da plástica no visual.

Eu ainda acredito que Drica volte à novela, reassuma sua personagem e desmascarem a farsa plantada pela vilã, contratando uma jovem prostituta que é a sua sósia, jovem, isso se não se passar por alguma sobrinha ou até mesmo, filha.

Sim, vai que Cora tenha este segredo: não ser virgem, como todos acham. Rompeu o "lacre", uma única vez e engravidou. Mas aí, todos saberiam, pois a barriga cresceria. Aí ter uma filha, já não daria. Mas uma sobrinha, talvez.

Mas ainda acredito que a Cora/Marjorie, seja uma sósia, um caso amoroso oculto da Cora/Drica, por ser a cara dela quando jovem. A vilã seria bissexual, e tinha a garota como confidente e no deslize, dá um sumiço na tia de Cristina e assume o lugar, se passando ser ela mesma, depois de uma plástica.

Vai que esses problemas de saúde, que afastaram a Drica Moraes da novela "Império", não tenha sido obra do destino para que tal substituição de atrizes, mexesse mais no enredo da novela?

Uma Cora sendo feita por duas grandes atrizes. E vamos ver o que nos aguarda nos próximos capítulos da novela do Agnaldo Silva, com esta personagem. Essa reviravolta deu uma certa aguçada e curiosidade.

E Drica Moraes: boa recuperação e espero que volte à novela.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

#Tropicaliente: Aeroporto de Fortaleza e Lagoa de Uruaú.

AEROPORTO PINTO MARTINS:

Vitor Velasquez foi embora de Fortaleza, num voo da antiga companhia aérea Varig, para sua terra, o Rio de Janeiro. Numa rápida cena, mostrou como era feito o embarque mostrando ao fundo, a antiga plataforma e o mirante onde ficávamos observando os aviões pousarem e levantarem voo, com o nome no prédio: "Fortaleza".

Antes de fevereiro de 1998, para se embarcar no avião, pela antiga plataforma, o passageiro se encaminhava à aeronave pela pista e subia as escadas.

Em 1994, nós nem imaginávamos que o aeroporto de Fortaleza iria ganhar uma nova plataforma.


LAGOA DE URUAÚ:

As meninas da aldeia, levaram Olívia para conhecer o escorrega, o que nada mais é que o conhecido "skibunda", no morro da Lagoa de Uruaú, em Beberibe, no Ceará.

Eu, como cearense legítimo, em 23 anos de minha vida, nascendo e morando em Fortaleza, ainda há lugares que eu nem conheço, como a própria Uruaú, como Canoa Quebrada e outras praias do litoral norte/oeste e sul/leste do Ceará, enquanto há turistas que já conhecem muito mais que eu.

Bom, em se tratando de Ceará, agora me tornei um turista por lá.

Só lamento o final trágico, tanto de vida como a de carreira da atriz Leila Lopes, que fez brilhantes trabalhos na TV, e que estou podendo rever com as reprises das novelas que ela participou, como "Renascer" e a própria Tropicaliente", tanto pelo Canal Viva, como em breve, na própria Rede Globo, no "Vale a Pena Ver de Novo", com a volta de "O Rei do Gado", em janeiro, que também já fora reprisada no canal por assinatura.