quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Divulgada a trilha sonora da novela "A Regra do Jogo"

E já tem a trilha nacional de ‪#‎ARegraDoJogo‬



01. JUÍZO FINAL - Alcione
02. SER HUMANO - Zeca Pagodinho
03. O AMOR MANDOU DIZER - Xande de Pilares
04. QUANDO O MORCEGO DOAR SANGUE - Péricles
05. EU TE AMO, TE AMO, TE AMO - Roberto Carlos
06. CORAÇÃO SELVAGEM - Ana Carolina
07. DIA CLAREAR - Banda do Mar
08. PARA UM AMOR NO RECIFE - Paulinho da Viola
09. PAPEL DE BOBÃO - Mosquito
10. SAFADIM - Aviões do Forró
11. CASADO TAMBÉM NAMORA - Frank Aguiar
12. A DONA DO BARRACO - Calcinha Preta
13. DE LADIM - Dream Team do Passinho
14. SÓ NO CHARMINHO - Gang do Eletro
15. NUVEM DE LÁGRIMAS - Fafá de Belém
16. TÔ NA VIDA - Ana Cañas
17. DANSE MACABRE - Scalene
 
 
NOTA: A informação de divulgação da trilha sonora foi extraída do Facebook do colunista, Nilson Xavier. Postada na manhã do dia em que foi ao ar o penúltimo capítulo da novela "Babilônia".

Trilha sonora da novela: "Além do Tempo"

Saiu a trilha nacional da novela "Além do Tempo".

Porém, como colecionador das trilhas sonoras de novelas da Globo, me acendeu uma luz vermelha: das 18 faixas, pelo menos 12 já foram temas de novelas, em algum momento. Algumas, entrando pela 3ª, 4ª e até pela 5ª vez.

O que está acontecendo com a produção musical das trilhas sonoras das novelas da Globo, hein, Mariozinho Rocha? Noto que sempre há entre uma à cinco músicas, entre trilha nacional e internacional que voltam a serem temas de novelas.

Será que a Globo está sem dinheiro para pagar pelos direitos autorais em novas canções ou será que no mercado musical nacional está faltando artistas que toquem músicas de qualidade?

Ou será que para fazer juz ao nome "Além do Tempo", foram selecionadas canções marcantes que, apesar do ano de seus lançamentos, são músicas eternas que tocam as pessoas até os de hoje?



01. PALAVRAS AO VENTO - Cássia Eller
(Novela*: Da Cor do Pecado - 2004)

02. PRA VOCÊ GUARDEI O AMOR - Nando Reis part. Ana Cañas
(*: Cama de Gato - 2009/2010)

03. O SILÊNCIO DAS ESTRELAS - Lenine
*: 
1, O Clone - 2001/2002. 
2, Amor Eterno Amor - 2012.

04. A LUA QUE EU TE DEI - Ivete Sangalo part. Herbert Vianna
(*: Porto dos Milagres - 2001)

05. FELICIDADE - Marcelo Jenici
(*: Aquele Beijo - 2011/2012)

06. DE JANEIRO A JANEIRO - Roberta Campos
(*: Sangue Bom - 2013)

07. VOCÊ É LINDA - Caetano Veloso
*: 
1, Eu Prometo - 1982/1983. 
2, Fera Ferida - 1993/1994. 
3, Malhação - 1999: tema da Tatiana (Priscila Fantin). Não houve trilha comercializada, desta temporada.
4, Belíssima - 2005/2006.

(OBS: O Canal Viva já está reprisando a novela "Fera Ferida").

08. CORAÇÃO VAGABUNDO - Ana Cañas
(*: Beleza Pura - 2008)

09. OUTRA VIDA - Armandinho
10. A IDADE DO CÉU - Paulinho Moska
*: 
1, Malhação - 2006. 
2, A Vida da Gente - 2011/2012.

11. DEVOLVA-ME - Adriana Calcanhoto
(*: Laços de Família - 2000/2001)

(OBS: O Canal Viva reprisará "Laços de Família", em 2016).

12. EU AMO VOCÊ - Tim Maia
*: 
1, Agora é Que São Elas - 2003. 
2, Negócio da China - 2008/2009. 
3, Joia Rara - 2013/2014.

OBS: E esta ainda está na trilha de "Verdades Secretas", na gravação da cantora, Céu.

13. DO AMOR - Tulipa Ruiz
14. TOCANDO EM FRENTE - Almir Sater
15. SINÔNIMOS - Zé Ramalho
16. NOS DOIS - Layla e Gabriel Sater
17. NERVOS DE AÇO - Paulinho da Viola
(*: Aquarela do Brasil - 2000)

18. AS ROSAS NÃO FALAM - Cartola


NOTA: Em 2012, o remake de "Gabriela", trouxe de volta, 9 dos 13 temas que estiveram na trilha sonora principal da novela. Com essas 9, foram incluídas mais 9 novos temas, totalizando 18 faixas no CD da trilha. Neste caso, achei justo reutilizar as mesmas músicas na readaptação.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Álbuns musicais digitais, não são discos

Há grandes cantores nacionais, que estão afirmando que, mesmo apesar de lançarem novas canções, as mesmas serão vendidas  em sites especializados em download digital, porque no mercado atual, teriam prejuízos, caso fosse lançado em disco físico: CD, LP...

Só não lançar em grande escala  Lancem um número confortável de discos, e quando a procura for considerável, ir lançando um novo lote.

Bom, eu sou a favor de, quanto mais meios de compra de álbuns musicais de seus ídolos, é tudo bem vindo, e não se prender a uma única forma, como o download digital pago.

Não são todas pessoas que adotam este tipo de compra: ou porque não sabem manusear tal programa, ou o computador não é compatível ao mesmo, ou não querem criar mais uma espécie de conta.

Eu prefiro o método tradicional: ir numa loja, comprar o disco físico e ter aquela capinha, com todas as informações com as letras das músicas. O download digital, quebra um galho, mas não tem aquele movimento de pegar no disco e abrir o estojo.

É até um tanto injusto para aquelas pessoas que tem interesse em adquirir aquele single ou um algum inteiro, que infelizmente, só é vendido em sites de download digital.

Veja o que aconteceu com o LP e K7, quando o CD dominou as lojas: sumiram. Agora estão aí, novos artistas e até novos discos que, além de CD e download digital, também estão contratando os serviços da Polysom, para terem seus discos também lançados em LP.

Eu não quero passar a comprar álbuns musicais, dos cantores que gosto, por download. Meu computador não está aceitando o programa. E a forma de comprar as músicas, me parece que é somente através de cartão de crédito. Nem todo mundo possui cartão.

Se esta cultura se firmar, é capaz do CD também sair de circulação. Seria a concretização da grande burrada musical. Todas as formas de mídias, devem ser utilizadas. E cada pessoa compra da melhor forma que gostar, seja CD, LP, download digital. E porque não, em K7?! Ficava à critério de quem comprasse.

Que esses artistas repensem esta ideia de só lançarem álbuns musicais, somente através de mídia digital. E isso não poderia se denominar, disco ou CD.

Injustiças em sala de aula

Houve uma cena da novela "Verdades Secretas", onde o Eziel, acaba sofrendo bullying dos colegas, em sala de aula. E quando ele pediu ajuda à professora Darlene, ela acabou por comente um deslize em por mais combustível para zoação.

Lógico, Eziel foi reclamar para a diretoria do colégio, sobre o ocorrido, e a diretora chamou atenção da professora Darlene.

Que tal darmos uma olhada nas duas cenas. Seguem os link's:

Cena 01:

http://gshow.globo.com/novelas/verdades-secretas/videos/t/cenas/v/eziel-e-humilhado-em-sala-de-aula/4395241/

Cena 02:

http://gshow.globo.com/novelas/verdades-secretas/videos/t/cenas/v/sabina-ameaca-darlene-de-perder-o-emprego/4395245/

---

Vendo esta cena, não sei porque me veio uma recordação, no ano de 1996, quando estava no colégio General Osório.

Havia uma senhora, de nome Socorro. Não me lembro seu cargo, só sei que era uma mulher insuportavelmente chata de galocha.

Foi um erro minha mãe ter me matriculado naquele lixo escolar, já que o colégio anterior onde estudava, não quis saber mais de mim, só por ter sido reprovado, pela 2ª vez, a 5ª-série. Esta era uma de suas normas.

O ano de 1996 já estava avançado. Repetia a 5ª-série. Era a 3ª tentativa. Só o colégio que era totalmente atrasado em tudo. Não entrarei em detalhes sobre sua logística, já que se passaram 19 anos e o mesmo já não existe: faliu.

Houve um período em que o professor de matemática - pense num cabra simpático, porém atrapalhado - teve que se ausentar num determinado dia. E para não ficarmos sem fazer nada, foi esta tal de Socorro nos passar tarefa de classe, daquela disciplina.

Sabemos que todos os livros de matemática, sempre vem com suas respostas ao fim do livro. Pois não é que esta Socorro, nos rasgou todas essas páginas?

Infelizmente, tal situação acabou passando. Me calei... Mas acho que devo ter contado algo deste tipo, para minha mãe... ou não. Se contei, foram anos depois, mas contei.

Se tivesse contado isso, na época mesmo, minha mãe tinha ido tomar satisfações, na mesma hora.

Quando a gente reclamava das coisas que ocorrem dentro das nossas salas de aula aos coordenadores ou aos nossos pais, estávamos correndo sérios riscos de não sermos ouvidos e aquilo ficava por isso mesmo, sem punição. Salvo com o que aconteceu com duas professoras de português, naquele mesmo ano.

A 1ª, não tinha voz. Falava tão baixo, que quem sentava no fundo da sala, realmente não a ouvia. Foi trocada, mas foi pior: esta segunda era daquelas professoras bem malas mesmo. Chata como a tal de Socorro. Foi também substituída, mas no meio do ano, em agosto, depois das férias.

Se acontecesse com algum filho meu ou se revivesse algo similar que passei, em 1996, no colégio General Osório, deste episódio de ter as páginas finais, com as respostas das questões, do livro de matemática, eu exigiria retratação pública da escola, além de me reembolsar/substituir o livro danificado por alguém que está lá, ara educar, e não ter um comportamento animal, como teve esta tal de Socorro.

Infelizmente, quando adolescente, não temos muita voz, por nos acharem rebeldes, não maduros o suficiente para resolvermos nossos problemas, sem ajuda dos pais.

O fim do colégio General Osório, eu sei qual foi. E era colégio pago. Se aconteceu isso, imagine se não fosse? Agora só queria saber o fim que cada um teve, daquele General Osório, incluindo principalmente, esta Socorro.

Como podemos ter respeito à uma instituição educacional, se ela não tem com seus alunos?

Mas houve um outro caso, mas aí, o aluno teve que pagar pelo que fez: ele chutou o birô até quebrar mesmo, e este mesmo carinha, foi quem teve que consertar o estrago que fez.

No caso do Eziel, ele fez o correto em se queixar da professora, que ao invés de por ordem na sala, contra o bullying que sofria, acabou ignorando o fato e nada fez. A solução foi procurar a diretoria. Afinal, ele não paga um colégio caro para ser humilhado em sala de aula, até pelo professor.

Essas injustiças foram um dos motivos que me motivaram a abandonar o colégio, mas dava para ir tolerando, desde que não caíssem para meu lado. Porém, o mais grave, foi a matéria matemática. Essa sim, era e ainda é o meu pesadelo. Ela que estragou tudo na minha vida.

Pra vocês, que tem facilidade, é muito fácil criticarem o ato cometido por mim. Mas não enxergam o quanto sofri anos, calado com isso. Fui até o meu ponto máximo e dei or fim, a minha vida alí mesmo. Seja que o destino me reservar a partir daquele dia e então.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Jammil - novelas

A banda baiana, Jammil e Uma Noites, já contabiliza 9 temas de novelas. Veja a setlist abaixo.

Jammil e Uma Noites: novelas Globo.

Com Tuca Fernandes:

01 - As Canções Que Eu Fiz - Malhação 2007.
02 - Não Vá Embora - Malhação 2007/2008.
03 - Tempo de Estio - Negócio da China - 2008/2009, com participação de Caetano Veloso.
04 - A Fórmula do Amor - Malhação ID - 2009/2010.

Com Levi Lima:
05 - Colorir Papel - Fina Estampa - 2011/2012.
06 - Celebrar - Salve Jorge - 2012/2013.
07 - Dançando na Garoa - Amor à Vida - 2013/2014.
08 - Mil Poemas - Alto Astral - 2014/2015.
09 - Você é Tudo - I Love Paraisópolis - 2015.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Netinho volta a fazer shows



Em março de 2012, anunciei que daria um tempo nos shows de Netinho e de tudo relacionado à ele.

Tinha certos motivos, pois tudo acabava vindo pro meu lado, dando impressão de que eu tinha informações privilegiadas. E aquilo foi chegando num ponto que me estressou.

De lá pra cá, aconteceram muitas coisas, que me fez refletir muito na minha decisão.

Passados 3 anos, este tempo indeterminado vai acabar, por justíssima causa. Quem soube do acontecido com Netinho há 2 anos, sabe do que falo.

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, Netinho lança uma nova turnê de shows, em Recife/PE, no Manhattan Café Theatro: o DNA Netinho.

6ª-feira, 28 - R$: 100*, a partir das 21h.
Sábado, 29 - R$: 100*, a partir das 21h.
Domingo, 30 - R$: 80*, a partir das 13h.
*Ingresso, a vista.



Nesta caso específico, ele cantará somente 5 das 30 músicas do setlist. Haverá um 2° cantor baiano no palco cantando seus sucessos, pois Netinho ainda não tem condições de cantar, mesmo apesar de sua saúde já está quase 100%. Ele ainda se recupera das tonturas e da voz.

Que bom poder testemunhar esta volta. Este será um show mais que especial. Será o show de sua vitória de vida... da vida.