Atualmente, o Canal Viva está exibindo, desde janeiro, as novelas "Explode Coração - 1995/1996", "Sinhá Moça - 1986" e "Bebê a Bordo - 1988/1989".
Das 3 novelas, acho que "Bebê a Bordo" foi uma das mais solicitadas, bem como, a que melhor representaria o Canal pago da Globo, o Viva.
Tentei acompanhar todas elas, mas não me identifiquei com a novela da Glória Perez - também não acompanhei em seu período de exibição original. "Sinhá Moça", mesmo sendo a versão de 1986, vi muita semelhança com o remake, de 2006 e reprisada em 2010, ou seja, houve aí um intervalo de 8 anos. A história está muito fresca. E eu nem acompanhei o remake, no Vale a Pena Ver de Novo.
Então, somente "Bebê a Bordo" foi a única novela que realmente mantive o hábito de acompanhar, na TV, na íntegra... Ou melhor, até o capítulo 90.
Aconteceu algo inimaginável, promovido no Canal Viva: uma novela passou a ser exibida, com edição, ou seja, como acontece no "Vale a Pena ver de Novo", na Globo, está passando por cortes de cenas, para se adequar ao horário.
Não acho necessário este tipo de cortes, em se tratando de um canal pago. As TV's por assinaturas, tem uma função de faixa indicativa, que pode ser acionada. Se ta programa não é adequado para aquela faixa etária, que acione um senha, para que seus filhos não assistam tal programa, por acidente, caso não seja possível de impedir-los de ver.
O que não pode é, que nós, telespectadores daquele programa, em TV paga, de sermos lesados por um produto que não estamos recebendo da forma como ele foi concebido. No caso de "Bebê a Bordo", por está sendo exibida num canal pago, eu tenho o meu direito de querer vê-la da forma como ela ao ar, no seu ano original de exibição. Se fosse para sofrer cortes, que a colocassem-a como atração do "Vale a Pena Ver de Novo", em canal aberto = Globo.
Não aceito as desculpas do Canal Viva, de que a novela "Bebê a Bordo", passará a ter os seus 209 capítulos, na íntegra, disponibilizados em sua página on-demand - Viva Play, enquanto na TV, a mesma será exibida editada. Isto quer dizer que, a novela não terminará mais no mês de setembro, e sim, bem antes, se continuar assim.
Isso é um desrespeito ao telespectador assinante, que contrata uma empresa de canal pago, para ver a sua novela bem antiga, como ela foi originalmente, sem os clássicos cortes, como fazem no "Vale a Pena Ver de Novo".
Eu, que estava fazendo uma tabela comparativa da novela, datando os capítulos, com as datas originais com as datas da exibição no Canal Viva, terei que cancelar a pesquisa.
Não aceito que "Bebê a Bordo", continue sendo exibida de forma editada na TV. Outras novelas, que se esperavam repetir o seu sucesso, como no ano de sua exibição original, e também muito pedida e já exibidas no Canal Viva, que acabou não surtindo o efeito esperado, não passaram por edições, porque isso agora com a novela do Carlos Lombardi?
Que o Canal Viva reexiba todos os capítulo 91 até onde foi editado, durante uma semana, suspendendo temporariamente o "Estrelas", até chegar o capítulo exato para aquele dia.
Se não for assim, corrigindo um grave erro, o melhor então seria suspender a exibição da novela. Ou exibem-a integralmente, como as anteriores foram exibidas, ou não a cogitem-a em reprisá-la. Se está ou não dando audiência, nos dois horários, os telespectador que paga, não pode ser prejudicado por ter o seu programa alterado. E o que será das próximas novelas, então: passarão pela mesma situação? Sendo assim, o melhor é tirar o canal do ar, e lançarem as novelas, editadas em DVD, para comprarmos e assistirmos no horário, no dia e quantas vezes que quisermos.
Baixa audiência ou situações que apelem a integridade dos telespectadores mais puritanos, não devem ser refletidos no andamento das coisas. Se não estão gostando do que ver, desliguem a TV e não façam os outros que queriam assistir, sejam prejudicados, por caretices de alguns.
Não ao posicionamento do canal, de que a novela será disponibilizada, na íntegra, no Viva Play, enquanto na TV, será exibida de forma editada.
A minha intenção de ter feito uma assinatura com a Sky, foi devido a novela "Vamp", em abril de 2011. Sendo assim, vendo que o canal reexibia a novela como ela foi ao ar originalmente, para termos aquela sensação de como era, na época, passando a ser exibidas com edição, é o mesmo que estarmos vendo o "Vale a Pena Ver de Novo", o que de fato é, mas com um diferencial ao que é exibido nas tardes da Globo.
"Bebê a Bordo", na íntegra e sem edição, como estava sendo, tanto na TV como no Viva Play. Se nada for corrigido, o jeito é somente ver na internet e deixar a TV, de lado.
Enquanto a minha tabela comparativa, com as datas originais e de exibição pelo o Viva, está cancelada, enquanto não tomam uma decisão de voltar a mostrar a novela com seus capítulos sem edição.