terça-feira, 9 de novembro de 2021

"Aviões e Músicas" x "Aero - Por Trás da Aviação", no Flow Podcast.







---

*Antigamente, ao incorporar, o vídeo ficava anexado ao corpo do texto. Como faz tempo que não escrevo no meu blog com frequência, não percebi algumas mudanças.
---

Na noite do dia 8 de novembro de 2021, enquanto aguardava uma possível live de um outro canal, no Youtube, que não aconteceu, já estava quase desligando o computador, quando surgiu um anuncio, tanto no Instagram do Lito como na do Fernando e no de sua esposa, que os donos dos 2 canais mais influentes sobre aviação, no Youtube, estariam juntos no canal Flow Podcast.

Como tudo que chama atenção e faz sucesso, também começam as conspirações, onde não existem, de um contra o outro. Cara, não tem coisa mais infantil, burra e bizarra, do que rixa que qualquer espécie, vindo principalmente de fãs mais extremistas de ambos o lados. Infelizmente, isso acontece em todo tipo de setor, e as pessoas nem notam como isso é uma perca de tempo.

Eu assisto ambos os canais. Cada um tem a sua maneira própria de conduzir suas obras, onde ambos se complementam. Não é a toa que ambos estão acima de 1 milhão de inscritos, só no Youtube, com o tema aviação, desmistificando as curiosidades do setor.

Tanto que nas minhas 2 últimas viagens de avião, me senti muito mais a vontade - como se não já me sentisse antes -, depois que passei a ver os canais dos dois.

Foi, e é, muito bom revê-los juntos. Houve um tentativa de live, numa palestra recente, que eles estiveram juntos, mas as lives, de cada canal, travaram e não deu pra acompanhar.

Não tenho pretensão em seguir carreira na aviação, mas na vida, a aviação está presente de forma indireta.

Há muitos outros canais sobre aviação, na internet. Cada um, faz seu conteúdo próprio do seu jeito, seja de forma caseira, semiprofissional e profissional. No caso do "Aero - Por Trás da Aviação", é mais profissional. "Aviões e Músicas", começou de forma caseira e como cresceu, também se tornou profissional, e os dois são referências.

E aos outros canais, ditos pequenos, também tem a sua importância, pois a informação que pode faltar num canal grande, o pequeno divulga. Mas façam a vossa parte e não precisam mandar indiretas contra os canais grandes, mesmo que alguns deles possam ter vínculos com  TV fechada de uma grande rede de comunicação nacional e/ou parceiras com companhias aéreas. Canal pequeno, faça o seu canal crescer, sem demonstrar uma certa pontinha de despeitos contra seus concorrentes. A gente sabe quais são os dois canais grandes sobre aviação. E acho que inveja enrustida, não é necessário.

Postei o link da participação do Lito e Fernando com o Flow, acima. Confere lá.

Eu tenho o livro do Lito, bem como alguns produtos do "Aero". Em breve, terá mais. E ainda visitarei as lojas fixas de ambos, em São Paulo.

Fernando também participa do canal/programa de viagens, "Sonho e Destino", que é de sua espoa, Gisella. Eles estiveram gravando em capitais, como Recife, João Pessoa e Natal, na semana anterior a esta entrevista.

Aviação tem muitas histórias. Tem muita geografia, física, química e matemática. Tem vida. A mesma atenção dada a aviação, também deveria ter o mesmo nível sobre as ferrovias.

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Daniela Mercury - Milla (áudio) "MILLA": Agora está na voz de Daniela Mercury.


"Milla" - Daniela Mercury.
---

---

Para quem me acompanha na vida real, redes sociais e dar aquela pincelada acidental neste meu blog, sabe que eu era um super fãs de um cantor que explodiu sua carreira ao regravar a canção "Milla", no ano de 1996. Porém, antes disso, que já conhecia a canção com a banda "Jheremmias Não Bater Corner", antes de adotar o nome de "Jammil e Uma Noites".

Mas fez tanto sucesso com a regravação de 1996, que praticamente ninguém achava que existia a versão gravada pela banda do Tuca Fernandes e Manno Góes, os autores originais da canção, que acabou impregnando na carreira do outro cantor de axé. Passou-se a então a ser reconhecido como o cantor do "Milla", e praticamente a população do Brasil só conhecia assim: "É aquele cantor de "Milla" - (Oh, Milla / Mil e uma noites de amor com você)".

Na época, como fã, começou a me incomodar, pois não suportava mais aquele ídolo sendo relembrado por esta música, com tantas outras em vários de seus discos gravados, mesmo vários anos depois.

Em 1999, Luíz Caldas lançou um disco revisitando vários hits do axé, e "Milla" foi incluída.

Só que no nosso inconsciente, a relação entre música e cantor, já estava selada. O sucesso foi tão grande, que quem regravasse-a depois, automaticamente já iria lembrar de quem? Ficou "presa", então.

Já são 25 anos da gravação que ficou icônica. E neste tempo, muitas coisas mudaram.

Coube a Daniela Mercury, ter que "libertar" a canção, tendo uma grande responsabilidade de desvincular a imagem do outro cantor da música. Mas como já tenho dito em alguma outra postagem, não sei onde que escrevi, é uma tarefa difícil, mas não impossível de ser superado.




Há músicas que combinam tanto na voz e edição de alguém, que este não precisa ser necessariamente do autor, e acabam se "apossando" da obra alheia, como foi o caso da música "Milla".

Engraçado é que nunca vi Daniela Mercury regravar músicas ou convidar este artista em seus discos. E nem o contrário... ou quase: "Cidade Elétrica", dos mesmos autores de "Milla", já tinha sido gravada num álbum de Cláudia Leitte, num dueto com Daniela Mercury, antes de ter sido incluída num DVD, gravado em Aracaju/SE, na qual, estive marcando presença, em setembro de 2009.

Também não e a 1ª vez que Daniela Mercury grava músicas de Tuca Fernandes e Manno Góes. A antiga formação da banda Jammil, já participou de um disco dela, com "Quero a Felicidade".

Sobre o que achei desta nova gravação? Achei normal e espero que consiga apagar a imagem impregnada.

É curioso como é raro ouvir regravações de músicas da discografia de Netinho, caso não já sejam músicas regravadas por ele e que não ficaram "presas" a imagem dele, como "Sandra" e "Menina", que aliás, a segunda já chegou a ser regravada por Mart'nalia.

E que "Milla" seja, e que consiga ser, desvinculada da imagem na qual foi consagrada. Mas para neutralizar, ela deveria ser regravada por outros grandes nomes da música popular brasileira e não necessariamente ser artista baiano.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Notificação por mensagem de ódio, no Facebook.

Tudo bem... As vezes me excedo quando vejo coisas que discordo.

Em texto privado, só pra mim, sem público: cometi um erro, expondo uma opinião de forte teor, que minutos depois veio um arrependimento de ter compartilhado e exposto minha revolta sobre um determinado grupo.

Só que não deu tempo de deletar a mensagem que me foi, justamente, confiscado/notificado pela rede Facebook.

Bom, na verdade, selecionei uma opção errada, entre concordar e discordar, pois foi a minha primeira vez que fui notificado por algo do tipo "discurso de ódio", assim como também já notifiquei em alguns casos.

É discurso de ódio vindo por todos os lados, que tem horas que você se arrisca em opinar ou se cala. As vezes é melhor se calar e ver como tudo isso vai terminar.

Em outras vezes, já desisti de postar/compartilhar algo que me tira do sério, como na reportagem de Curitiba.

Sempre reeleito pra corrigir alguma coisa e as vezes, quando me sinto mau, desisto. 

Mas hoje não deu tempo, pois estava lendo outra matéria, já pensando em reverter o meu "discurso de ódio".

Assim como passei a discordar de tudo que era postado numa fanpage que curtia, me retirei, pois aquilo estava me incomodando.

E sempre discordarei daquilo que não se encaixa numa lógica.