quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Bombas da 2ª Guerra Mundial, encontradas em Maragogi/AL.

15/09/2010 08h35 - Atualizado em 15/09/2010 08h38
Bombas são encontradas enterradas em Alagoas
Primeiro artefato foi achado por acaso, durante obras de saneamento.
Quatro foram localizados na zona urbana.

Do G1, com informações do Bom Dia Brasil


Bombas da Segunda Guerra Mundial foram encontradas enterradas em Maragogi (AL). Os moradores estão assustados.

Veja o site do Bom Dia Brasil

O primeiro artefato foi descoberta por acaso, no início do ano. Durante as escavações de uma obra de saneamento, os operários acharam uma grande esfera de metal. Eles acreditavam que o objeto estava cheio de moedas e havia sido enterrado na época da ocupação holandesa.

A prefeitura pediu uma varredura na cidade e as investigações da Marinha confirmaram a desconfiança. Novas bombas foram encontradas. "A gente não tem a precisão de determinar se foram minas lançadas por americanos ou pelo Exército alemão. Elas chegaram e foram colocadas em antigas trincheiras cavadas pelo Exército brasileiro por ocasião da Segunda Guerra", diz André Pereira Meire, capitão dos portos de Alagoas.

Cada bomba pode causar destruição em uma área de raio de até 150 metros. Mesmo enterradas há tanto tempo, ainda apresentam risco de explosão.

Duas minas estão em uma praia na divisa entre Alagoas e Pernambuco, que é um dos principais cartões postais do município. Quatro artefatos foram encontrados na zona ubana. Um deles está perto de uma escola municipal. "Todo mundo fica receoso. É quase um mistério, a gente não sabe o que tem aí", conta uma moradora.

---

---


Poxa vida, e de vez em quando, passo por lá, quando vou ou volto de Maceió. Se Maragogi já é um cartão postal de Alagoas, agora com essas descobertas dessas bombas, a cidade agora está explosivamente assustada, e com razão. Apesar do tempo esquecidas, ainda estão ativas e podem explodir, se não tomarem os devidos cuidados.

Agora me deu vontade de parar um pouco mais em Maragogi, pra conhecer o centro da cidade. Só passo de passagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário