sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

# Orgulho de ser nordestino.

Vou usar as palavras da amiga, Monika Souza, de um assunto que ninguém toma providência: o preconceito contra nós do Nordeste.

"Não ia falar não, mas não resisto: Sou nordestino sim, senhor, mas não sou coitado. PELO CONTRÁRIO! Aliás, ainda não entendi qual a relação.

Estudo, trabalho,  não desmerecendo nenhuma profissão, sou muito capaz de ter um excelente futuro aqui ou em qualquer lugar... Acho que respeito e admiração a gente conquista. Como qualquer ser humano, sou cheinho de falhas, mas uma delas definitivamente não é a ignorância!
 

Acho que tá na hora de nós mesmos nos comportarmos de forma altiva, parar de dar atenção a gente pequena que só quer aparecer e curtir a vida... Porque aí sim, ser nordestino dá um orgulho da porra! Apenas um desabafo.

Cansado de ver gente tentando diminuir, mas ainda mais cansado de ver gente se deixando diminuir. A gente tem uma cultura linda, forte, tem lugares lindos, pessoas boas... Assim como tem parte da cultura que é uma bosta, como tem gente ruim, como tem lugares feios e uma política deprimente... Como em todos os lugares. Entende? Não somos melhores nem piores. Pra mim é só mais um ponto geográfico que tem seu valor, como qualquer outro do Brasil..."


Nós aqui do Nordeste, sempre recebemos muito bem, qualquer turista que venha passar as férias em um dos nossos 9 estados, na região.

Não temos a culpa de ter um clima diferente, seco, porém, não ficamos temerosos em todos os anos, por inteiros, de corrermos os riscos de ficarmos submersos de água.

O Nordeste ficou anos, sem a atenção devida dos políticos. Por isso, muita gente deixaram suas terras, atrás de oportunidades melhores. Só bastou um nordestino no poder, para tentar mudar isso. Ainda falta muito, mas estamos vendo aí, grandes empresas que estão se instalando nessa região e muitas mudanças acontecendo, mesmo que tenha um grande evento esportivo no país, pra interferir na aceleração dessas mudanças.

Só digo uma coisa: o Nordeste é lindo, e não troco esta região por nenhuma outra. Tenho orgulho de ser nordestino.

Se quiserem respeito dos outros, respeitem à todos. Toda ação traz uma reação. Se não gosta de levar críticas, não exponha-as.

Chega de xenofobia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário