terça-feira, 22 de abril de 2014

22 de abril, 514 anos da descoberta do Brasil. Alguém lembrou?

De acordo com dados históricos, foi no dia 22 de abri de 1500, que a expedição de Pedro Álvares Cabral, aportou no litoral brasileiro, mais precisamente, onde hoje é a cidade de Porto Seguro, na Bahia, achando ser terras indianas.

Mas não... Não era a Índia. Parece que o curso da viagem, foi alterado devido aos fortes ventos, que desviaram a expedição. E há 514 anos, os portugueses colonizaram esta terra, até que em 7 de setembro de 1822, o então Imperador, D. Pedro I, declarou independência de Portugal.

Para saber mais, é só consultar os Googles e os Wikipédias da vida, além dos livros de histórias e várias enciclopédias.



Mas o que de fato anda me chamando atenção nos últimos anos, e o que tem me chamado atenção hoje, foi a possível não lembrança da importância desta data, como fizeram no ano 2000, quando houve uma comemoração pelos 500 anos do Brasil.

Mas, o que se há de comemorar num país com tantos problemas políticos, econômicos, educacionais, na saúde, com tanta corrupção, roubalheira, desigualdades, enfim.

Há sim, de se comemorar: de termos mais um dia de vida, com saúde, paz e harmonia, quando se é possível tê-los.

Não vi na mídia hoje, nenhuma menção sobre os 514 anos da descoberta do Brasil. Somente alguma coisa relacionada ao planeta Terra.

Alguém se lembrou no aniversário do descobrimento do Brasil, no dia de hoje, que é uma data histórica, e que deveria ser feriado?

Nosso país sofre com o descaso de quem deveria cuidar, seja pelos próprios políticos, seja qualquer cidadão comum.

Acorda, Brasil! Cadê o gigante? Acordou e voltou a deitar-se em seu berço esplêndido?



Nenhum comentário:

Postar um comentário