O aeroporto ficou fechado por quase uma hora, para pouso e decolagem, por conta deste susto, enquanto isso, o vôo do meu pai para Brasília atrasou em 1h. Depois de reaberto, os vôos que tiveram que suas aterrissagens alteradas, começaram a pousar junto com os pousos do horário certo. Congestionou de avião, que chegou a fazer fila na pista.
A aeronave que me pai pegou, e que já deveria ter estado no aeroporto mais cedo, só pousou depois das 16h, minutos depois do horário que deveria ter decolado, que era de 15:40, rumo à Brasília/DF e só partiu 1 hora depois do horário marcado. De lá, meu pai e seu amigo seguiram viagem para a cidade de Ribeirão Preto/SP, num vôo que saiu da capital federal por volta das 20:30.
Para não ficar somente no embarque do meu pai, o aeroporto contou com outros tipos de movimentos, como: o acidente e a visita do Presidente Lula e do Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, à Pernambuco.
Por volta das 15:30, os dois presidentes partiram num helicóptero, rumo ao Porto de Suape e sem querer, fotografei o exato momento que esta aeronave decolou, sem saber que em seu interior estavam pessoas de grande importância.
Vários jornalistas estavam presentes para cobrir esta visita e de quebra, ganharam o acidente com o jatinho para transformar em notícias.
E espero anciosamente o retorno de meu pai aqui em casa, que há mais quase 12 anos não viajava de avião, pois ele não gosta.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Reportagem extraído do site G1, da Globo.com
26/03/2008 - 16h36 - Atualizado em 26/03/2008 - 19h05
Avião da FAB tem problemas durante vôo com ministros
Hélio Costa e Geddel Lima estavam na aeronave, em Pernambuco.
No Recife, presidente disse que vai fazer o sucessor nas eleições 2010.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes (PE), na tarde desta quarta-feira (26). A aeronave apresentou um problema no trem de pouso logo após decolar, segundo informações da FAB.
O Comando da Aeronáutica informou, em nota, que o problema no trem de pouso da aeronave modelo Learjet 35 foi detectado logo após a decolagem e o avião teve que retornar ao aeroporto do Recife, de acordo com o previsto para esse tipo de situação.
Ainda segundo o documento da FAB, os pilotos adotaram os procedimentos de segurança e, após o toque normal na pista, o trem de pouso do lado esquerdo recolheu involuntariamente, fazendo com que o avião saísse para a lateral e parasse sobre a grama.
O Comando da Aeronáutica iniciou uma investigação técnica para identificar os fatores de contribuíram para o fato.
FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL364571-5601,00-AVIAO+DA+FAB+TEM+PROBLEMAS+DURANTE+VOO+COM+MINISTROS.html
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Extraído do jornal Diário do Nordeste, edição do dia: 27 de março de 2008.
PAROU NA GRAMA
Ministros levam susto com pane de avião
Recife. Os ministros Geddel Vieira Lima (Integração) e Hélio Costa (Comunicações) levaram um susto na tarde de ontem no aeroporto de Recife (PE). O avião em que estavam, um modelo Learjet 35 da FAB (Força Aérea Brasileira), apresentou problemas e teve de fazer um pouso logo após a decolagem. Ao aterrissar, a aeronave saiu da pista e parou somente na grama do aeroporto.
De acordo com a assessoria do ministro da Integração, estavam no avião, além dos ministros, o secretário de Infra-Estrutura Hídrica, João Reis Santana Filho, o superintendente da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), Paulo Fontana, e mais três tripulantes.
Por volta das 14h30, segundo a FAB, a aeronave apresentou problemas em seu trem de pouso logo após a decolagem e teve que retornar ao aeroporto. Segundo nota da FAB, os pilotos adotaram os procedimentos de segurança e, após o toque do avião na pista, o trem de pouso do lado esquerdo recolheu involuntariamente, fazendo com que a aeronave saísse para a lateral da pista e parasse somente sobre a grama.
Os passageiros do avião viveram momentos de pânico, segundo a assessoria do ministro, quando a aeronave começou a escorregar pela pista. Ninguém ficou ferido. Os ministros e demais autoridades embarcaram por volta das 14h40 e vôos comerciais para Brasília.
O Comando da Aeronáutica iniciou uma investigação técnica para identificar a circunstâncias do incidente. A Infraero disse que o incidente não afetou as operações do terminal da capital pernambucana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário