quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Fama dos Ídolos

O programa da TV Record, "Ídolos", tem a função de descobrir novos talentos para a música, bem como acontecia nos extintos programas Fama (Globo) e Popstars (SBT).

Mas o que me faz escrever este post, é saber por onde andam os ex-participantes e os ganhadores do programa Fama.

Entre os anos de 2002 à 2004, acompanhei as 4 edições do programa apresentado por angélica, nas tardes de sábado. Um programa, que mesmo sendo meio fraco, eu achava interessante.

Muita gente estava apostando em decolar suas carreiras a partir do programa. Mas o que vi, foi que aconeteceu o inverso. Vanessa Jackson, Marcus Vinícius, Thiago e Fábio Costa, simplesmente, nunca mais ouvi falar neles.

Thiago, vencedor da edição 3 do Fama, por ter feito um dueto com o também participante, Hugo, acabaram fazendo dupla sertaneja e foram os que mais fizeram participação em programas da Globo, como também nas concorrentes. Tiveram 3 músicas em novelas: "América", "Cobras & Lagartos" e "Paraíso", acabaram sumindo como os outros ex-Famas.

Nalanda, que estava sendo facilmente encontradas nas trilhas de novelas, como: "Sabor da Paixão", "Chocolate com Pimenta", "Celebridade" e "América", nunca mais teve músicas suas incuídas nas trilhas. isso faz pensar que a carreira dela também deve ter tomado rumos reversos. Além disso, ela estava também na versão português da música tema de abertura da novela "Esperança", junto com todos os participantes da 1ª edição. Nalanda foi uma das 4 finalistas, junto com Vanessa, João Batista e Adelmo Casé.

Adelmo Casé, pode até está "sumido" para o resto do Brasil. Mas quem é de Salvador ou fã da música baiana, independente do artista, pois é á vocalista da banda baiana "Negra Cor". Além da música "Esperança", tema da novela homônima, também teve uma canção solo na trilha da novela "Da Cor do Pecado".

Rodrigo Courtais, acabou entrando para uma banda que tocava no programa "Estação Globo" - que devido a licença maternidade de Ivete Sangalo, este ano não terá - mas antes de participar do Fama, ele era o vocalista da banda Harmadilha, que teve uma única música em novelas, em "Andando nas Nuvens", alguns anos antes de ter o programa.

Marcus Vinícius, ganhador já na 2ª edição, teve logo uma música em abertura de novela, em "Sabor da Paixão", depois nunca mais ouvimos falar nele. O mesmo com Fábio Nestares, teve teve duas músicas em trilhas: "Chocolate com Pimenta" e "Como Uma Onda".

Vanessa Jackson, que antes do Fama, foi entrevistada no Programa "Mais Você", anos antes, venceu na 1ª edição. Teve uma música na trilha de "Kubanacan" e depois nunca mais se ouviu falar nela.

João Sabiá - não me recordo se ele participou da 3ª ou da 4ª edição - acabou virando ator. ele participou das produçõe, como "Hoje é Dia de Maria", "Capitu" e da novela "Paraíso".

Outros que não ganharam, mas foram figuras fáceis em trilhas sonoras de novelas, foram o casal, Cídia Luíze e Dan Torres - não sei se eles ainda são casal - que aparecem nas novelas: "Como Uma Onda", "Alma Gêmea", "O Profeta", "Eterna Magia". Dan Torres está na trilha de "Caras e Bocas" numa participação na música de Av Project.

Não posso esquecer do Thiaguinho Barbosa, que foi eliminado do Fama 2, com a música "Bate Lata", da Banda Beijo, é o vocalista principal do grupo de pagode Exaltasamba, que está tendo uma música na novela "Cama de Gato", mas foi a partir de "América", que Thiaguinho pode ter o prazer de sentir o gostinho de ter uma canção em trilhas de novelas.

Outros destaques foram Ivo Pessoa e Marina Elali, ambos do Fama 4 e únicos ex-participantes que tiveram mais músicas em trilhas sonoras de novelas. Ambos se destacaram mais que o próprio vencedor daqueal edição, o Fábio Costa, que superava a sua gagueira ao cantar.

Marina Elali, atualmente está com uma música na trilha internacional de "Viver a Vida", num dueto com o cantor internacional Jon Secada. Mas no caso dela, nem precisaria ter participado de nada, porque Marina, desde sua 1ª música cantada dentro do programa, já mostrou o seu talento.

A voz dela é deliciosa de ouvir. E ela também tem músicas nas trilhas de: "América", "Páginas da Vida", "Amazônia: de Galvez à Chico Mendes", "Sete Pecados" e "Duas Caras".

Ivo Pessoa, junto com Marina Elali, são os ex-participantes do Fama com maior número de músicas em novelas. Cada um com 6. E logo na 1ª novela dele, já emplacou 2 canções em "Alma Gêmea", 1 em "Cobras & Lagartos", 1 em "O Profeta" e na abertura, 1 em "Sete Pecados e 1 em "Duas Caras".

Roberta Sá, que marcou uma cena engraçada durante sua participação no Fama 2, que foi um escorregão que ela levou no meio da passarela que eles tinham que atravessar, que os levavam ao palco principal, já emplacou música nas novelas "Celebridade", "Desejo Proibido" num dueto com o grupo musical Boca Livre, "Ciranda de Pedra", "Negócio da China" e "Viver a Vida" usando a mesma canção.



Eu citei as novelas, porque nem mesmo quem teve músicas executadas nelas, não garantiu a Fama que o programa propunha.

Portanto, espero que os participantes de "Ídolos", não passem pela mesma ilusão de confiar somente no programa e se frustrarem depois.

No caso do Popstars, do SBT, que lançou Rouge e Br'Oz, ambos tiveram um grande destaque lá na emissora, com músicas nas novelas produzidas por lá e grande sucesso nas rádios. Provaram o gostinho da fama e cada grupo se desolveu. Neste caso, de formar um grupo musical, pra mim, não vejo com bons olhos. Acho artificial, falso, não me empolga. As vezes, dá certo, mas raramente tem vida longa.

Se nem quem participou do Fama, emplacou, que foi na Rede Globo, mesmo tendo músicas nas novelas, tendo o maior chances de exposição, imagine em emissoras concorrentes. Mas o que vale, é o incentivo que elas estão propondo aos participantes e cabem à eles saberem lidar com a fama, pois o fracasso, está no "estrelismo" que cada um pode ter.

Eu não assisto ao "Ídolos", por compará-lo com o Fama. Eu não gosto de performances muito elaboradas, como se fosse uma "Madonna", pois deixa o número falso.

Sou a favor de programas deste gênero, mas o melhor mesmo seria como os antigos Festivais de Músicas, ou que cada um chegasse no topo, sem entrar nesses programas, com fé e coragem e o seu talento, pois quem tem e se garante crescer sem "aquele empurrãozinho", não precisa se preocupar com o fracasso.

Em 2000, houve um Festival da Música, mas quem se lembra de quem venceu? Por onde anda? E naquele festival promovido no programa do Faustão também, quem se lembra quem venceu?

Bom, acho que para entrar na carreira musical, só contando com a sorte, mesmo os que tem talento, independente de participar de festivais musicas na TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário