terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Vazamento de gás

Reparem na rodinha que estou segurando. Aparentemente, uma rodinha de borracha inocente, não é?



Mas por causa desta pequena rodinha, tivemos um grande susto hoje pela manhã. É uma rodinha como esta, que ajuda a vedar o gás dos butijões de cozinha.

Estava minha mãe e eu, na cozinha. Ela estava fazendo o café da manhã, e assim que terminou de esquentar a água, subiu um cheiro de gás.

Até cheguei a ouvir um zumbido de vazamento, antes que ela colocasse uma esponja com sabão, para localizar o vazamento.

Ainda bem que tinha aberto a porta dos fundos, para ventilar, o que não acumulou gás dentro de casa. Mesmo assim, nada de ligar a luz, naquela hora.

Minha mãe ligou para a revendedora de gás, que prontamente, já enviou o socorro, que fez a substituição da borracha, retirando outra de um outro botijão vazio. Uma troca bem simples.

Agora, tomamos um susto sim, mas sem desespero, pois já sabemos como proceder numa emergência como esta: abrir as portas e janelas, para deixar o gás escapar e não acender a luz, deixar sempre o interruptor do gás baixo, quando não for utilizar o fogão e nunca entrar em desespero. Ligar para o seu revendedor de gás para enviar-lhe alguém para fazer as possíveis substituições seguras...

... E jamais clamar, num ato de desespero, por ajuda divina, porque nenhum Deus aparecerá para salvar-te, como um super-herói, num passe de mágica.

Uma pequena fissura nesta pequena rodinha de borracha que está em minhas mão, na foto, poderia ter causado um grande estrago. Vejam só, se não já fôssemos instruídos de como proceder numa emergência como nos aconteceu?

Há duas semanas atrás, no canal National Geographic, estava passando um documentário de como proceder durante um vazamento de gás de cozinha, onde eles mostraram também, o que acontece caso não forem tomadas as providências corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário