terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

13 anos e meio depois...

Depois de muitos anos, consegui desencantar e fui à um dos 2 shows do Jota Quest realizado em Recife, neste carnaval de 2015.

A única vez que tinha ido, foi no Projeto Pão Music, onde eles eram uma das atrações, e o show realizado em Fortaleza, no aterro da Praia de Iracema, foi no dia 04 de agosto de 2001.

Na verdade, este único deveria ter sido o 2°, já que o colégio onde estudava, na época, havia programado um show para os alunos, que onde todos nós achávamos que seriam para TODOS e não somente para alguns exclusivos, frustrando muitos sonhos, inclusive o meu.

O show fechado, realizado no dia 16 de maio de 2001, foi no auditório do Colégio Batista Santos Dummont e pela manhã. E no dia, ergueram até uma replica da latinha de um famoso refrigerante sabor laranja, que eram seus patrocinadores naquela época, na frente da porta da minha sala de aula.


Aí veio o show no Projeto Pão Music.

Só que acabei não ficando muito próximo ao palco. Fiquei muito lá no fundão, porque tinha muita gente, e tanto meus pais, como meus 2 primos que nos acompanharam e eu, ficamos meio receosos com uma possível brigas no meio da multidão. Pelo menos, tinha levado o meu binóculo, mas mesmo assim, ficava muito longe que se ver algo, além dos telões.

Só que assim que o show começou, dou logo de cara com a última pessoa que imaginava encontrar logo naquele "fundão" onde estávamos. E tinha uma paixão oculta por ela, e pra falar a verdade, tenho até hoje. Tanto que só faltava era o destino repetir a mesma façanha, lá na Lagoa do Araçá e com a mesma pessoa.

Este encontro ocasional, me desconcentrou do show do Jota Quest e não pensava em outra coisa, só em saber para onde foi a pessoa.


Desde o surgimento da banda Jota Quest, sempre teve alguma música que marcava algum fato da minha vida.

Em 1997, mudei de colégio. Na época dos primeiros dias de aula, sempre que estava indo, ouvia na Rádio Jovem Pan, "Ônibusfobia". E olhe que curtia bastante, porém, sem compromisso algum com a banda. Aí vieram "As Dores do Mundo" e "Encontrar Alguém".

Em meados do mês de outubro daquele mesmo ano, seria a 1ª vez que a banda iria se apresentar em Fortaleza, unto com uma outra famosa banda, que não me lembro agora quem é.

Tinha somente 15 anos na época. Poder ir ao show, poderia. Mas se nem para Netinho - da Bahia, que era o meu ídolo maior, não ia, e também mais conhecido e bombando em 1997 com "Milla", e tive sim, no fundo do meu coração, vontade de ir para aquele que seria o 1° show do J. Quest.

Eu falei que tive vontade, mas não ia de forma alguma. Em 1° lugar, pela idade. Em 2°, pela imaturidade ainda de enfrentar grandes aglomerações de pessoas. Em 3°, até mesmo pelo valor do ingresso. Em 4°, por possível falta de segurança.

Tanto que no show do Pão Music, eu fiquei num local bem afastado, ao contrário lá no Lagoa do Araçá, onde fiquei o mais próximo possível do palco.

Só que aquele show, por motivo de força maior, na época, foi cancelado e adiado, mantendo-se somente da outra banda, que não sei se era "O Rappa" ou "Natiruts*" - *ainda quando adotavam outro nome.


Eu ameacei ir ao show que o Jota Quest fez em Recife, no dia 11 de outubro de 2011, na turnê 15 anos, que originou o DVD "Folia e Caos". O valor do ingresso estava fora do meu orçamento. E mesmo estando com vontade, já tinha me comprometido com um show de Netinho, realizado em Bezerros/PE, no dia 08 de outubro de 2011.


Mas foi numa madrugada, numa época em que dormia com o rádio ligado, que ao ouvir "O Vento", bati o martelo: comprar o CD "De Volta ao Planeta".

Foi no mês de agosto de 1999, no dia 18, que comprei o CD. E neste mesmo mês, consegui achar o CD de 1996, já com a nova grafia no nome da banda, e comprei-o no dia 24.

Uma grande curiosidade: sempre comprava os CD's do Jota Quest no mês de agosto, mês do meu aniversário, mas nunca comprei ou ganhei no dia exato . Só em duas ocasiões que foram comprados 2 discos no mesmo mês de um mesmo ano. Em 1999, os já citados acima, e os CD's "Discotecagem Pop Variada" e o "MTV ao vivo", em agosto de 2003, em dias diferentes.

 A partir de 2005, com o "Até Onde Vai", quebrei esta corrente de comprar CD's do Jota Quest, no mês de agosto .

O último, foi com o "Ao Vivo no Rio de Janeiro - 28.01.2005" que comprei junto com um CD de Netinho, o "Outra Versão", em 01 de agosto de 2005, numa período de uma temporada de 2 meses que fiz à Recife. Foi um reconhecimento de terra, pois estava previsto uma mudança do Ceará para Pernambuco.

Um outro CD que comprei em agosto, foi o "Oxigênio", no dia 02, no ano 2000.

"La Plata", comprei em abril de 2009, porque já sabia que haveria uma canção daquele CD, na trilha da novela "Caras e Bocas". Aliás, esta novela contou com duas canções. O outro tema foi "De Volta ao Planeta".

No momento "Manguetown".

Tenho todos os discos. Só me falta mesmo é o coletânea dos 15 anos. DVD's, depois de muita procura, consegui achar quem já eram quase impossível, como o "Rio de Janeiro - 28.01.2005". Já tenho todos os 6, lançados no Brasil, desde que há um no mercado argentino.


O show do Jota Quest no Lagoa do Araçá, em Recife, veio para salvar o meu carnaval de 2015. Eu sabia que a banda teria 2 shows. Mas achei que um desses, seria realizado em Olinda, um dos pontos de maior movimentação no carnaval. Onde foi realizado, foi um achado, pois tenho conhecidos no bairro e já conhecia o local.

Foi um show super tranquilo. Me chamou atenção a quantidade de crianças curtindo. Adorei ainda o horário do show. Enfim, matei o verme que me consumiu por 13 anos e meio... Houve um momento do show em que o chão literalmente tremeu, com o pulo da galera. Parecia que estávamos sobre um tablado de madeira e que este iria se romper a qualquer hora.

Vez por outra, surge uma transmissão de show do Jota Quest, pelo canal Multishow, e assisto, como foi no Rock In Rio 2011, na qual, tenho o CD e DVD, e em 2013, além do recente "Planeta Atlântida".


No fundo, parece que eu pressentia de que quebraria este jejum. Vi uma imagem na página oficial da banda, no Facebook, e me chamou atenção. Peguei e com ela, estampei uma camisa pra mim, na esperança de ir à um desses dois shows do Jota Quest, em Recife, no carnaval. E deu certo.

Tão certo, que só choveu no dia seguinte, pois do jeito que tenho uma baita sorte, no dia que realmente preciso sair, seja pra uma praia, show ou bater perna sem compromisso, chove.





Agora sim, já tenho 2 shows no curriculum. Tenho 49 show de Netinho, na minha vida. E como experiência viciante que tive de um, por mais que me dê vontade de fazer o mesmo com o Jota Quest, tenho que me manter moderado. Um ou 2 shows por ano, já está ótimo. Com Netinho, a média eram 12 por ano, em quase 6 anos, entre 2006 e 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário