segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

PC's tudo em 1: será que compensa?

Tenho percebido que após o lançamento da Apple, de um PC desktop, do tipo, tudo em 1, sem a presença do famoso gabinete para abrigar parte dos componentes, como a placa-mãe, etc., estão começando a aparecer agora com outras empresas do ramo de informática.

Mais prático e sem mais aquele embolo de fios se entrelaçando por trás dos móveis, que deixa a gente maluco quando temos que fazer uma faxina no ambiente, com tantos desconecta/conecta fios aqui e alí, já seria ou é de uma agilidade favorável..

Só que uma coisa me chamou atenção neste novo formato de computador de mesa, tudo em 1: E se der um problema, como fica?

Tenho 3 computadores em casa, e cada um já apresentaram problemas. Já tive drive de CD/DVD com sua vida útil vencida. já tive teclado, mouse e caixas de sons que deixaram de funcionar, mas esses são os mínimos e os acessórios mais baratos e práticos de substituição. Já tive e até estou tendo um nmonitor de plasma/LCD agora, que apresentou um problema de tela branca. Como já tive que substituir uma placa-mãe de um desses computadores, enfim, aí me fiz esta pergunta: "E na hora de um problema, como fica?"

Quem já possuiu aparelhos de TV que vinha com vídeocasste ou DVD já acoplado, para ganhar mais espaço no móvel? E na hora que os mesmos apresentaram um problema, como foi? Só quem passou por esta experiência podem me responder. Sempre tive vontade de ter aparelhos assim, mais ágeis, com tudo logo acoplado, mas ouvindo relatos de pessoas que possuíram, não teve nada de vantajoso.

Quem me garante que o drive de DVD destes computadores, tudo em 1, possa ter uma substituição por outro, como fazemos com os atuais computadores de mesa? Neste caso, é só abrir o gabinente, desconectar os cabos, desparafusá-los e trocar por outro drive substituto. O mesmo com o monitor e até mesmo com a própria placa-mãe, caso um dia, ela venha a deixar de funcionar, como até a própria fonte de energia.


Estou aqui, numa tentação de adquirir um novo Desktop, agora um desses novos modelos. E um me chamou atenção, e é da fábrica "Positivo": recebe sinal de TV e rádio FM. Só que neste caso, o Windows 7 é o Starter, e esta versão não me agrada, mesmo sem ter nunca utilizado, pois ela é bem limitada nas funções. No meu caso, tem que ser um "Professional", mas só instalar, né?

Mas mesmo assim, fico irredutível: será que compensar compra um tudo em 1, e na hora de um problema, vai tudo pra assistência. E se não tiver mais condições de consertar, perde-se tudo, não só o monitor, como todo o computador, né?

Então, veremos aí os comentários de pessoas que já adquiriram ou comprarão um modelo tudo em 1 desses e er o resultado depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário