terça-feira, 23 de outubro de 2012

Regina "Serena" Dourado

Regina Dourado, como Serena, em "Tropicaliente".

 É lamentável a informação que li, nos sites, sobre o estado de saúde da atriz Regina Dourado. Em questões de horas ou poucos dias, receberemos a notícia que ninguém quer saber. Gostaria muito que os médicos se equivocassem, e nos fizessem uma surpresa de que ela estaria curada deste maldito câncer, e voltasse a fazer novelas. Já na época da novela "Esperança", em 2002, já sabíamos do seu problema. Mas agora, o estado é terminal e irreversível.

Não sou um fã da atriz, mas tenho carinho pelo elenco da novela "Tropicaliente", novela que foi gravada em Fortaleza, no Ceará - lógico - no ano de 1994. Regina Dourado, era a Serena. Uma mulher guerreira, amável com todos da aldeia, com seus filhos, apaixonada pelo seu marido, Ramiro (Herson Capri).

Com Ana Beatriz Nogueira e Sebastião Vasconcellos, na novela "Felicidade".

Mas antes de "Tropicaliente", a atriz havia feito "Renascer", em 1993, que será reprisada a partir do dia 7 de novembro, no Canal Viva, como aparecerá na 2ª fase da novela "Felicidade", de 1991, que já está há 1 mês reprisando no mesmo canal.

Em "Explode Coração", com Rogério Cardoso.

Seu persoangem de maior destaque, pode ter sido a Lucineide, em "Explode Coração", entre 1995 e 1996, com seu eterno bordão: "Stop, Salgadinho. Stop!", se referindo ao persoangem de Rogério Cardoso, que fazia o seu marido.

Estreou na novela "Pai Herói", de 1979 e participou também de "Roque Santeiro" como a cafetina Efigênia. Viveu uma índia, em "O Rei do Gado", no anos de 1996.

Foi mãe por duas vezes de Márcio Garcia, em "Tropicaliente" e em "Anjo Mau", remake exibido em 1997, quando fez a amargurada, mas não uma vilã, Alzira Machado, mãe também de Nice (Glória Pires).

Em 1999, fez uma participação especial na novela "Andando nas Nuvens", chegando a contracenar pela 3ª com Márcio Garcia, mas desta vez, não chegou a ser mãe dele. Acho que mal fizeram cenas juntos, mas contracenaram.

Fez 5 teleproduções seguidas, junto com Herson Capri, mesmo que não fossem do mesmo núcleo: "Felicidade", "Teresa Batista", "Renascer", "Tropicaliente" e "Explode Coração".

Em "Tropicaliente", atuando com Herson Capri.

Sinceramente, queria que isso fosse mais um persoangem de novela. Mas nem sempre, a ficção prevalece.

E é assim, como a persoangem "Serena", que vejo Regina Maria Dourado: uma lutadora, forte, guerreira, etc.


PS 17/10/2012: Infelizmente, o esperado aconteceu.

*22.08.1953
+27.10.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário