sábado, 22 de agosto de 2009

Canhoto

Estava assistindo o programa "Estrelas", da Angélica, uma reportagem de culinária indiana com a atriz Mara Manzan, onde a convidada que acompanhava-as na matéria, comentou que lá na Índia, tudo é feito com a mão direita, e que a mão esquerda, só são usada para a higiene das partes íntimas do corpo.

Nossa, então nunca pisarei por lá, pra não dá vexame, porque não sei fazer nada com a mão direita. Só sei fazer com a mão esuqerda, porque EU SOU CANHOTO.

Aproveitei, fui até ao site Wikpédia, para verificar o que significa canhoto, os seus problemas e facilidades.

Ser canhoto, não é nada de anormal. É como ser negro, homossexual, judeu, evangélico, etc., não importa o que você é ou com que mão escreva. O importante é ser gente, fazendo valer os seus direitos e deveres.

Eu sei o quando foi difícil em minha época de colégio, que não havia uma carteira específica. Existir, existia, mas eu não era o único canhoto por lá. E ainda é raro ter algo destinado aos canhotos.



CANHOTO:
FONTE: Wikplédia

Canhoto, esquerdino ou sinistromano é o indivíduo que se utiliza mais dos membros esquerdos para os seus afazeres.

O dia Internacional do Canhoto é comemorado em 13 de agosto. Data escolhida pela instituição para canhotos Lefthand International, por ser, em 1976, uma sexta-feira 13, sublinhando as superstições antigas quanto aos canhotos antigamente.



Problemas e facilidades

A associação com o hemisfério direito do cérebro é dita ser mais ativa em canhotos, e geralmente é associada a genialidade e é correlacionada com habilidade artística e visual (...hum, já gostei).

Certos estudos indicam, que a percentagem de génios (QI muito elevado) canhotos é superior ao estatisticamente esperado, no entanto verifica-se igualmente uma tendência exagerada para padecerem de doenças do foro mental. (...como assim, tenho tendência à loucuras?)

Em certos campos, canhotismo é vantajoso; por exemplo, em baseball, onde existem muito mais destros do que canhotos, é comum um batedor canhoto ser mais bem sucedido contra um lançador destro, do que um batedor destro contra um lançador destro. No futebol, jogadores canhotos são frequentemente mais habilidosos em jogar com o pé esquerdo (apesar do fato de ser canhoto não implica necessariamente que joguem com o pé esquerdo), o que faz com que eles sejam mais valiosos já que eles podem jogar melhor no lado esquerdo do campo do que jogadores destros. Interessantemente, no hockey de gelo, há um número muito maior de atiradores canhotos, e a maioria dos defensores de gol pegam com a mão esquerda (forçando muitos deles a atirarem com a mão esquerda também).

Na esgrima, um destro esgrimista é mais acostumado a ficar face à face com outro destro esgrimista simplesmente porque ser destro é mais comum. Um esgrimista canhoto está mais acostumado a ficar face à face com um destro pelos mesmos motivos. Então quando um destro esgrimista enfrenta um canhoto esgrimista, o destro não está acostumado a lutar com o canhoto, porém o canhoto está acostumado a lutar com o destro, causando em uma notável vantagem. A mesma vantagem pode estar presente para a maioria dos esportes de um-contra-um.

No boxe existe uma dificuldade natural para a defesa, pelos destros, ao lutarem contra canhotos: é como se o boxeador tivesse de lutar diante de um espelho.

O tênis também apresenta vantagens para os jogadores canhotos, já que o top spin de um canhoto tem um efeito ligeiramente diferente ao do destro, e o efeito no saque do canhoto joga a bola para o backhand do destro, dificultando a devolução. O reverso não ocorre pois os canhotos jogam frequentemente contra os destros, enquanto um destro pode disputar vários campeonatos sem enfrentar um canhoto.

O judô também pode ser considerado uma vantagem para lutadores canhotos, uma vez que os destros fazem os exercícios e os golpes em geral do lado direito, e quando enfrentam alguem que luta do lado esquerdo, os mesmos enfrentam dificuldades a ponto de neutralizar toda a sua estratégia de luta, um exemplo de Judoca canhoto é Tiago Camilo. O mesmo é campeão pan-americano e octacampeão brasileiro.


Leonardo da Vinci

Dentre os canhotos famosos, o gênio renascentista Leonardo da Vinci chegou a elaborar um sistema de escrita que durante muitos séculos permaneceu obscuro. Acreditava-se que era um código secreto usado pelo artista/inventor, a fim de ocultar suas anotações - e cuja decifração somente ele seria capaz de fazer. Entretanto, ao ser colocada diante dum espelho, constatou-se que era a escrita normal, feita da direita para a esquerda: Da Vinci, escrevendo com sua canhota, passara a grafar puxando o instrumento de escrita, tal como fazem os destros, simplesmente para que sua mão não borrasse a tinta das anotações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário