sábado, 1 de junho de 2013

Vícios

Vícios: até que ponto, uma paixão por algo começa a se tornar uma obsessão?

Há vários tipos de vícios. E pelo que noto, a grande maioria tende a se tornar um tormento na vida de qualquer espécie de vida.

Eu tenho meus vícios. Mas não esses vícios por entorpecentes, bebidas alcoólicas, farras noturnas em todo finais de semana, essas coisas que as pessoas não percebem que já estão num vício. Não tenho vício por futebol, mas tenho por novelas, porém, já acho que no controle, pois não me prendo mais por causa delas.

Estou com um conhecido internado em estado delicado, num grande hospital particular de São Paulo. Seu vício, era malhar. Aparentemente um exercício saudável, mas foi por este amor à malhação, que o levou ao estado que se encontra hoje. Estava durante uma sessão de malhação, quando começou a sentir dores na perna e uma semana depois, dores abdominais. Seu vício por malhação, na idade que ele se encontra, deveria ser mais moderado. Todos que passam dos seus 40 anos, já devem adotar certas mudanças a partir de então.

A madrasta da minha mãe, era outra que tinha o vício de fumar. Mesmo ela tendo parado com isso, o seu corpo já estava marcado. Paralelamente à tensão que já estou passando, fomos notificados da internação dela, por causa de um AVC. Ela também tem o vício de trabalhar, sem ter um tempo para um descanso maior.

Fanatismo, nada mais é que um vício por pessoas famosas. É outra situação que não queria enxergar, correndo atrás de um ídolo. Havia shows que não queria ir, mas o vício me fazia mudar de ideia, e acabava indo ao show. tanto que rendeu 49, entre 2006 até 2012, quando, por uma situação que me deixou constrangido, acabei sendo vacinado contra este vício. Se já fazia 1 ano que não vou aos shows dele, imagine agora, já que a pessoa quem me refiro neste parágrafo, é o mesmo conhecido de quem me refiro no 3º parágrafo.

As pessoas não percebem no que elas são viciadas. Só acordam quando caem nas armadilhas dos seus próprios vícios.

Um torcedor que tem vício pelo seu time. Um telespectador que só assiste aquela emissora de TV ou o ouvinte que só escuta aquela rádio. Um lanche só numa mesma rede de fast-food.. São tantos os vícios existentes que ninguém nota que possuem, que seria melhor todos nós pararmos e analisarmos qual vício que nós temos, realmente pode ser moderado. Até frequentar uma igreja, todos os dias, é um vício.

O amor, também é um vício. Se não fosse, não existiria o casamento.

E todo vício, se desgasta com o tempo. Você só percebe quando está gasto, quando começam os problemas. Aí surgem os arrependimentos.

Todos os vícios nos encaminham para um ponto, onde o resultado disso, não será nada favorável.

E você, qual o seu vício?

Nenhum comentário:

Postar um comentário