quarta-feira, 12 de novembro de 2014

#Tropicaliente: "A mansão da "família Velasquez", não existe mais.

20 anos se passou desde quando a novela "Tropicaliente" foi originalmente produzida, com a atual exibição no canal de assinatura, Viva.

E com o auxílio do aplicativo Google Earth, sobre a cidade de Fortaleza, vou localizando onde teve cena gravada, comparando as mudanças daquela época com a de agora.

Quando comecei a utilizar o tal aplicativo, há quase 9 anos, uma das coisas que foquei foram em alguns cenários da novela "Tropicaliente", principalmente na mansão dos Velasquez, já que sabia que era próximo à Praia do Futuro.

Só que focalizei no local errado. E agora com a nova reprise, deu para encontrá-la, tendo em foco, características do ambiente, como piscina e o quiosque.

Mas o que poderia ser algo interessante, fazendo um Google Street View, tive uma certa frustração: aquela belíssima mansão, foi demolida, e vendo-a em imagem satélite, o que se pode ver hoje, é só um terreno baldio.

Quem acompanhou ou está re-acompanhando a novela, ou até mesmo, vendo pela 1ª vez, o resultado é este:

Mansão no morro da Praia do Futuro, em Fortaleza, Ceará, que serviu de locação como a casa da "família Velasquez", na novela "Tropicaliente", da Rede Globo, em 1994. A situação antes e depois.

Não me perguntem o porque, mas é lamentável que tenha ocorrido isso. Tomei um susto quando fui fazer um Street View, e me deparei com as árvores secas, o muro arrombado e uma aparência de abandono, numa 1ª visualização.

Mas depois fiz outra, e vi a casa destruída, demolida mesmo.

Entrada da mansão.
Street View: atualização em Janeiro de 2012.

Rua Edmundo Falcão com Rua Francisco Almeida de Sousa, na Praia do Futuro.
Street View: atualização em Setembro de 2012.

Na época da novela, eu sempre quis saber onde ficava esta mansão. Mas por incrível que pareça, não tive sorte de cruzar com nenhum movimento suspeito de gravação, mas um tio meu chegou a ver uma no shopping Iguatemi.

Minto... Houve sim um movimento suspeito de gravação.

Se não me engano, mais lá perto do meio pro fim da novela, o personagem Bonfim, parece que se desligará do Estaleiro. E numa cena suspeita, ele se tornava cantineiro de colégio, pois teve um homem, parecido com o Edney Giovenazzi - o Bonfim - na cantina do colégio onde estudava. Eu vi, e tinha cinegrafistas.

Outra foi que viram a atriz Natália Lage - a Adrenalina - circulando também no mesmo colégio onde estudava, o que causou um certo alvoroço na minha sala de aula em chamá-la para nos fazer uma visita rápida.

Enquanto surgirem novas novidades e curiosidades de Fortaleza de 1994 com a atualidade, postarei alguma coisa. Afinal, em 20 anos, tudo muda numa cidade.

2 comentários:

  1. e a vila dos pescadores será que teve o mesmo desfecho?o dono foi burro pois se a rede globo tinha costruido tinha deixado como estava ate para lucrar com o turismo

    ResponderExcluir
  2. A "Vila dos Pescadores" só ficou em exposição para visitação pública, até duas semanas após o encerramento da novela e depois, fora desmontada, já que era cenário. Queria muito ter ido conhecê-la, mas como era criança na época, ninguém me levou para tirar umas fotos no lugar.

    Já a mansão que serviu como a residência da "família Velasquez", ela realmente existia. Possivelmente fora alugada para servir de cenário da novela, na época. Agora, os motivos reais para a sua demolição, só mesmos os proprietários da mansão/terreno sabem.

    ResponderExcluir