domingo, 14 de julho de 2013

Transporte Público: aeromóvel

*Aeromóvel:



Uma espécie de um único ou mais vagões sobre trilhos, instalados num elevado, poderia sim, ser uma das soluções mais cabíveis para ser implantados nas principais cidades, em trechos onde ficaria mais complicado a instalação de uma linha de metrô subterrânea ou VLT, elevada. Jamais um dos dois, em nível.

Em Recife, por exemplo, este poderia ser o melhor meio de transporte sobre trilhos, todas em elevado:

1. Na AV. Norte, partindo de terminal de ônibus da Macaxeira até o centro. Mas o VLT seria a melhor opção, pelo tamanho da distância, fazendo o trecho Macaxeira - Estação das 5 Pontas (antiga).

2. AV. Caxangá, partindo do terminal integrado de Camaragibe. Mas prevaleceu o BRT, já em fase de modernização, que usará veículos articulados, com portas pelo lado esquerdo.

3. AV. Recife, via BR-232, partindo do TIP até o aeroporto. Mas este já pode ser feito pelo metrô convencional, tendo que fazer a troca de trem na estação Joana Bezerra até a estação Aeroporto.

4. PE-15, também poderia receber VLT, fazendo ramal com o possível ramal para Macaxeira, substituindo a já existente faixa exclusiva para ônibus, sem se desfazer dos terminais ao longo da via, por servir como ponto alimentador de cada bairro. Será também uma faixa para BRT. Aqui, quem sabe, um dia, poderá receber serviços de VLT's?

Também poderia haver circuitos circulares elevados, de aeromóvel em linha dupla, nos principais bairros da cidade, por exemplo. Inclusive no centro, serviria de alimentador para o terminal da SEI localizado no Cais da Santa Rita, bem como no de integração com o metrô, no centro, passando pela Boa Vista e voltando para o Cais da Santa Rita, via Ponte do Limoeiro e Marco Zero.

Li no "Diário de Pernambuco", da última 6ª-fiera, que houve uma mudança na decisão de implementar esses modais, ao invés de BRT's, como cogitado originalmente, como no trecho da AV. Norte. Vamos acompanhar o fechar de tudo isso.

Já no caso da Caxangá, o BRT prevaleceu, pois já há obras em andamento há algum tempo. Afinal, nesta avenida, já havia uma faixa exclusiva para ônibus, no lado central, e que já está sendo modernizado.

Eu sou a favor da expansão do metrô eletrificado, de Cajueiro Seco até Macaxeira, pela BR-101 e de outras extensões que seguiriam-se até Igarassu.

Além disso, da reativação das antigas linhas de trem, que hoje só servem para transporte de cargas, para passageiros, utilizando os tradicionais trens à diesel, com vagões modernizados, bem como a reativação e modernização da linha férrea, na BR-232, já desativada, no trecho entre Jaboatão à Caruarú, por ser uma rota turística e cultural, em Pernambuco.

Ficaria assim, sendo utilizado nos horários de picos:

Linha sul: partindo da estação do Cabo de Santo Agostinho até Palmares. E de Palmares até Caruarú.
Linha oeste: partindo da estação do metrô de Jaboatão até Caruarú.
Linha norte: partindo do TIP até Timbaúba ou na última cidade, antes da divisa PE/PB.

Há trabalhadores que moram nessas cidades e vem todos os dias, trabalhar na capital.

Já em Fortaleza, o aeromóvel, poderia ser implantado onde antigamente era a linha férrea que passava pela AV. Bezerra de Menezes, e seguia-se pela própria Bezerra até o North Shopping ou o terminal Ant°. Bezerra, para atender a população daquela região, sem tirar os ônibus. Ficariam duas opções de modalidades.

Vi uma matéria, agora a pouco, no "Auto Esporte", sobre esta modalidade, em Porto Alegre, e achei interessantíssimo seu investimento.




Também seria possível em curtos trechos, dentro dos principais bairros, como Messejana, fazendo um circular no próprio bairro, tendo o terminal de ônibus como foco. Ou mesmo, partindo da Parangaba, via aeroporto, até a Arena Castelão, além de um possível ramal de VLT no mesmo trecho que se seguiria até o terminal da Messejana.

Todo transporte que me remete à trilhos, me fascina. Não sei porque. Mas acho interessante investirem mais em transporte públicos ferroviários.

Além disso, o aeromóvel que está sendo instalado, e em fase de finalização, foi idealizado por um brasileiro. O trem não utiliza combustível poluente e sua locomoção é movido a ar.

*Dados gerais: Porto Alegre/RS.
Extensão: 814 metros de trajeto em via elevada (total de 1.010 metros de trilhos, considerando-se terminais de manobra e de manutenção).
Terminais: dois (um na Estação Aeroporto da Trensurb, outro no Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho).
Veículos: dois (um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300).
Tempo estimado do percurso total: 90 segundos.
Investimento estimado: R$ 37,8 milhões. Recursos do Governo Federal.
Prazo estimado para conclusão: segundo semestre de 2013.
Demanda prevista do sistema: 7,7 mil passageiros por dia.
Execução das obras: Aeromóvel Brasil S.A. (pacote tecnológico), Premold S.A. (via elevada), T'Trans (veículos) e Rumo Engenharia Ltda. (estações).

FONTES:
Aeromóvel em Porto Alegre: (clique aqui)
Matéria do programa "Auto Esporte", Rede Globo, exibido no dia 14/07/2013: (clique aqui)


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