sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Classificação indicativa, liberada.


No último dia 31 de agosto, o STF decidiu derrubar a proibição de programas televisivos com determinada indicação de idade, não recomendável para exibição antes de um determinado horário.

Segundo informações, as indicações ainda serão exibidas, mas aquele filme, novela ou outro programa de TV, que antes, não era autorizado para ser exibido antes de uma determinada hora, por causa de sua classificação indicativa, agora pode ser exibida em qualquer horário.

Cabe ao telespectador respeitar as recomendações em sua casa e informar ao filho, que aquele programa de TV não é recomendável para a faixa de idade dele, caso não tenha a idade recomendada.

Outra informação, é que com isso, pode ser que acabe com aquele horário alternativo para o norte e nordeste, quando está em período de horário de verão, ou seja, enquanto o sul, sudeste e centro-oeste, já acompanham uma determinada programação da TV, as outras regiões estão acompanhando a mesma programação, porém, com 1 hora de atraso, para que tais programas respeitem os horários da tal classificação indicativa.

Então, portanto, acho que com esta derrubada, talvez já este ano, a região norte e nordeste, não sofra com alterações na programação da TV local, com 1 hora de atraso, em relação ao restante do pais. Não era a toa, que sempre em tempos de horário de verão, eu acabo utilizando a antena parabólica para assistir TV, igual aos estados que ficam com 1 hora de antecedência.

Outra coisa são as reprises de novelas que, antes de indicação livre, sofreram alterações para não recomendável 12 anos, além das novelas das 21h, que já são, "por natureza", classificadas como 12 anos, e que tinham que sofrer certos cortes para se adequarem, pelo menos para 10 anos, e ai sim, serem exibidas à tarde, agora não precisam mais sofrer com isso, pois elas já foram liberadas para serem exibidas em qualquer horário.

Com isso, crescem as chances de novelas mais velhas na antiga faixas das 20h e atual 21h, e talvez até das 23h, de serem exibidas no Vale a Pena Ver de Novo. Mas em alguns casos, mesmo liberadas, algumas necessitam cortar cenas desnecessárias e até fortes demais para o horário da tarde.

Na TV por assinatura, não há esta censura. Tanto que as novelas exibidas no Canal Viva, nem sofrem edições. Era somente na TV aberta.

Então, certas novelas das 19h, da Globo, ganham chances de serem reprisadas no "Vale a Pena Ver de Novo", como: "Uga Uga", "Kubanacan". "Cobras e Lagartos", foi um exemplo de novela que começou "livre", passou para "10 anos", foi reclassificada para 12 anos após seu encerramento, ganhou uma edição para 10 anos, porém, sofreu com determinados cortes no enredo, para se adequar ao horário exibido.

Várias novelas das 20h, 21h, voltam também ganham chances de serem reprisadas, como: "Avenida Brasil", "A Favorita", dentre outras. E assim, diminuir o excesso de "re-reprises".

Que assim, seja. Cabe somente ao telespectador fazer o próprio controle em sua casa. A TV recomenda que aquele programa não é adequado para que aquela idade veja. Então, façamos a nossa parte em casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário