domingo, 4 de janeiro de 2009

O Segredo de Brokeback Mountain

Não sou muito chegado em assistir filmes, principalmente quando se trata de produções internacionais. Prefiro os brasileiros, por mais que alguns deles que já assisti, tenham uma produção fraquíssima.

Mas na sessão Super Cine, da Globo, apresentou, na noite do dia 03 de janeiro de 2009, um filme que me interessou bastante, desde as chamadas: O Segredo de Brokeback Mountain - uma força da natureza.

O filme, mostra uma relação entre dois vaqueiros, que se conhecem no dia que vão procurar um emprego, que era de pastorar rebanhos de orvelhas na montanha de Brokback. A história tem início no ano de 1963 e se segue com um segredo entre os dois homens, num periodo de 20 anos.

Um filme caprichado, sem ter aqueles vilões, aquelas mortes que costumamos ver nos filmes estrangeiros. Achei um filme bem poético, Há algumas cenas explícidas, mas não chega a ser tão vulgar, quanto os preconceituosos costumam achar. Além disso, já vi muitos outros filmes com cenas de sexo héterossexual - filmes não-pornográfico, lógico, pois não estou me referindo a este conteúdo - o que não me deixou surpreso com a cena da tenda, no meio da montanha, durante uma noite.

Crítica: Senti falta no roteiro dos personagens se assumirem mais, de enfrentarem as pessoas do convívio, nem que algum dos dois sofressem no final de não ter assumido o romance tão desafiador para uma época da década de 60, 70 e início de 80. Só ficam se encontrando as escondidas, com uma desculpa de que vai encontrar o amigo para pescar. A esposa de Ennie Del Mar, flagra os dois aos beijos, e esconde isso por vários anos. As filhas de ambos, como a própria esposa de Jack, parece não desconfiar do desvio do marido. Achei que ia ter alguma espécie de condenação da igreja (a grande insentivadora há algumas espécies de preconceitos, como a homossexualidade), e senti até falta disso, por conta da época que se passa a história.

Valeu muito a pena ter ficado até tarde da noite para ver este filme, e me interessei em comprar o DVD. Se tivesse que dá uma nota ao filme, seria Nota 07.

A classificação do filme, no DVD, é de 18 anos. Já para a exibição em TV no Brasil, é de 16 anos.

Abaixo, algumas informações sobre o filme:
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Brokeback_Mountain



RESUMO CRONOLÓGICO DO ENREDO:

1963

O filme se inicia no verão de 1963. Jack e Ennis são contratados após procurarem emprego com um rancheiro de ovelhas (Randy Quaid). O trabalho deles é dividido da seguinte forma: enquanto um vigia as ovelhas do alto da montanha (que estão pastando em área de proteção ambiental, e portanto, ilegal), o outro fica na base e é responsável pelos alimentos e pela vigilância daquela área. Os dois se encontram apenas para partilharem as refeições, mas isso não impede com que tornem-se bons amigos. Após uma noite de bebedeira pesada, Ennis decide ficar na base da montanha e dormir em frente à fogueira ao invés de retornar para vigiar as ovelhas. Preocupado com a fria madrugada, Jack convida Ennie para dormir junto com ele em sua barraca. Ali, iniciam um rápido contato sexual. No dia seguinte, insistem em dizer um para o outro que "não são gays"; no entanto, antes do fim do verão o relacionamento emocional e físico deles aprofunda. Enquanto isso, o rebanho de ovelhas que deveriam vigiar acaba por misturar-se com outro rebanho, uma ovelha é abocanhada por um lobo, e várias delas morrem de frio devido a uma tempestade de neve. No último dia de trabalho, suas frustrações por terem que deixar um ao outro se manifesta através de uma discussão que se transforma numa briga física. Jack faz o nariz de Ennis sangrar e este esmurra a cara de Jack.

1963-1967

Após se separarem com o fim do trabalho, Ennis se casa com sua namorada Alma Beers (Michelle Williams), e os dois acabam tendo duas filhas, Alma Jr. e Jenny. Jack acaba indo para o Texas, onde conhece e se casa com a cowgirl Lureen Newsome (Anne Hathaway), filha de um magnata de equipamentos agrícolas. O casal tem um filho, Bobby. Jack vai trabalhar para o pai de Lureen na negociadora de equipamentos agrícolas, apesar de ser constantemente desprezado por seu sogro.

1967

Quatro anos após a separação, Ennis recebe um cartão postal de Jack no qual ele diz que vai passar pela área e pergunta se Ennis quer revê-lo. Quando Jack chega à cidade de Ennis, a paixão deles renasce e acabam indo passar a noite num motel. Eles beijam-se em frente a casa de Ennis, sendo Alma testemunha do fato, que fica estarrecida com o que ve. Enquanto estão acampando no dia seguinte, Jack fala em construirem uma vida juntos num pequeno rancho. Ennis, atormentado pela dolorosa memória de infância na qual um homem suspeito de ser homossexual é torturado e assassinado em sua cidade-natal, teme que isso também venha a acontecer com algum deles. Ele também argumenta que não pode abandonar a esposa e as filhas. Indispostos a serem completamente abertos sobre seu relacionamento, Ennis e Jack marcam infreqüentes encontros para acamparem nas montanhas.

1967-1983

Com o passar dos anos, o casamento de Ennis e Alma deteriora. Apesar de Ennis não ter percebido, Alma acidentalmente testemunhou o beijo apaixonado que ele dera em Jack durante o reencontro. Enquanto faziam amor certa noite, Alma insulta a capacidade de Ennis de sustentar sua família ao insistir que ele use camisinha, porque não têm condições de terem outro filho. Logo após tal evento, o casamento deles acabam em divórcio. Ennis se muda para uma casa na periferia da cidade e agora tem que pagar pensão alimentícia para as filhas. Jack, ao ficar sabendo da notícia do divórcio, se dirige para Wyoming na esperança de que agora os dois possam, finalmente, viver juntos. No entanto, Ennis recusa a se afastar de suas filhas e ainda teme no que pode ocorrer se viverem juntos. Jack, frustrado e decepcionado, vai para o México procurar um prostituto.

Algum tempo após tais acontecimentos, Alma se casa com seu ex-patrão e tem outro bebê com ele. Durante a celebração do dia de Ação de Graças na casa deles, Alma confronta Ennis dizendo que sabia de seu relacionamento com Jack. Enquanto isso, Jack começa a namorar o marido de uma amiga de Lureen após flertar intensamente com ele numa festa. Ennis arruma uma namorada garçonete chamada Cassie Cartwright (Linda Cardellini), mas acabará perdendo-a por não criar muitas expectativas para o futuro do relacionamento.

1983 adiante

Em uma outra viagem às montanhas em 1983, Jack e Ennis revisam suas vidas naquele momento: Ennis comenta que está namorando Cassie, enquanto Jack diz estar namorando uma amiga da esposa (o que não é verdade, considerando que ele flerta com o marido desta nas cenas da festa). O clímax emocional entre os dois acontece enquanto estão arrumando as coisas para irem embora e Ennis diz que devido ao trabalho não poderá ir no próximo encontro que planejaram (o que significa que vão ficar sem se encontrar por vários meses). A frustração crescente de Jack acaba explodindo em uma discussão. Após lamentar que os sentimentos que sente por Jack o aprisionaram e acabaram com sua vida, Denner começa a chorar. Quando Jack tenta abraçar Ennis, este acaba por resistir, mas no final trocam um longo abraço e vão embora. Denner vai embora com raiva devido à situação em que ele e Jack vivem. Enquanto isso, há um flashback, no qual Jack se lembra de uma ocasião relativamente feliz do verão de 1963.

Alguns meses após isso, um cartão postal que Ennis enviou a Jack sobre o futuro encontro deles em novembro, volta carimbado com a mensagem "falecido". Numa conversa telefônica, Lureen diz a Ennis que Jack morreu acidentalmente enquanto trocava o pneu do carro e este explodiu em sua face. Enquanto ela explica as circunstâncias do falso acidente, aparece a imagem de Jack sendo espancado até a morte por uma gangue de homofóbicos. Lureen diz a Ennis que Jack mencionou-lhe certa vez que gostaria que suas cinzas fossem espalhadas na montanha Brokeback, mas ela não descobriu onde fica. Ela diz que metade das cinzas de Jack foram enterradas no Texas e que o restante ela enviou para os pais de Jack. Ennis tenta explicar a Lureen sobre a importância da montanha Brokeback para Jack, possivelmente chamando a atenção dela para o real motivo das viagens de acampamento que ele fazia. Ela secamente sugere a Ennis que entre em contato com os pais de Jack para ver se eles podem realizar a vontade de Jack.

Ennis viaja até Lightning Flat para conhecer os pais de Jack. Chegando lá, se oferece a levar as cinzas de Jack para a montanha Brokeback. O pai de Jack recusa rabugentamente, insistindo que os restos mortais de Jack devem ser enterrados junto com o resto da família dele. A mãe de Jack é mais gentil, e insiste com Ennis que vá ver o quarto onde seu eterno amado passou a infância antes de ir embora. No quarto, Ennis descobre duas camisetas, sujas de sangue nas mangas, escondidas no fundo do armário. As camisetas são as que os dois usaram quando brigaram em seu último dia na montanha Brokeback. Ennis abraça as camisetas procurando sentir o cheiro de Jack. A mãe de Jack permite que ele leve as camisetas para si.

No final do filme, Ennis está vivendo sozinho num pequeno trailer. Sua filha Alma Jr., agora com 19 anos, visita-o e lhe conta que está noiva. Ela pede ao pai que a leve até o altar no dia da cerimônia de seu casamento. Depois de perguntar se seu namorado realmente a ama (estando agora profundamente ciente da importância do amor), ele fica primeiramente relutante, dizendo que não vai poder ir porque tem que trabalhar. No entanto, depois de perceber o quão desapontada sua filha está com ele, Ennis decide ir ao casamento, e pega um copo de vinho para celebrar com a filha seu noivado. Depois que sua filha vai embora, Ennis percebe que ela esqueceu o seu suéter. Enquanto dobra o suéter, ele abre a porta de seu armário para colocá-lo ali. Na parte de dentro da porta, vemos que ele pendurou cuidadosamente as duas camisetas (desta vez a dele está em cima da de Jack). Juntamente com as camisetas há um cartão postal com uma foto da montanha Brokeback. Ennis cuidadosamente abotoa os botões da camiseta de Jack, e com lágrimas nos olhos murmura "Jack, eu juro...", enquanto coloca vagarosamente o cartão postal reto.


ELENCO:
Jake Gyllenhaal - (Jack Twist)
Heath Ledger - (Ennie Del Mar)
Michelle Williams - (Alma Beers Del Mar)
Anne Hathaway - (Lureen Newsome Twist)
Randy Quaid - (Joe Aguirre)
Linda Cardellini - (Cassie Cartwright)
Anna Faris - (LaShawn Malone)
Scott Michael Campbell - (Monroe)
Kate Mara - (Alma Del Mar Jr.)
Cheyenne Hill - (Alma Del Mar Jr. - 13 anos)
Brooklyn Proulx - (Alma Del Mar Jr. - 4 anos)
Tom Carey - (Jimbo)
Graham Beckel - (L.D. Newsome)
David Harbour - (Randall)
Mary Liboiron - (Fayette Newsome)
Roberta Maxwell - (Mãe de Jack Twist)
Peter McRobbie - (John Twist)

DIREÇÃO: Ang Lee.

Curiosidades:
- Joel Schumacher e Gus Van Sant estiveram cotados para dirigir O Segredo de Brokeback Mountain.

- O roteiro de Larry McMurtry e Diana Ossana foi escrito no final da década de 90, tendo permanecido durante anos sem conseguir financiamento para ser rodado.

- A estória de Annie Proulx que serviu de base para o roteiro de O Segredo de Brokeback Mountain foi originalmente publicada na revista The New Yorker, em 13 de outubro de 1997.

- Durante as filmagens Heath Ledger rodou uma cena em que entrava nu em um lago. O diretor Ang Lee cortou as cenas em que apareciam nudez frontal do ator, mas um paparazzi conseguiu tirar fotos com uma câmera digital durante a realização desta cena. As fotos de nudez frontal do ator chegaram a ser publicadas em algumas revistas americanas e também na internet.

- Heath Ledger quase quebrou o nariz de Jake Gyllenhaal ao realizar uma cena de beijo com o ator.

- Exibido no Festival do Rio 2005.

2 comentários:

  1. Concordo com você Rhavani,o filme nos prende do início ao fim...É de uma ótima fotografia e direção,sem falar na atuação do eterno Heath Ledger(Del Mar).Com toda a sutileza que a época pede(1963) O Segerdo de Brokeback Mountain,retrata o drama vivido pelas personagens(de Família já formada).Rhavani ao meu ver o roterista não "explorou" tanto das personagens uma vez que a história se passa no ano de 1963,onde nos USA e todo o mundo o homosexualismo ainda era tratado como doença/desvio de conduta(ainda é,porém não como antes),e também acho se mesmo assim houvesse um "conflito" a película perderia à essência,que ao meu ver é da descoberta da "homosexualidade" na vida adulta e de "estabilidade" familiar "definida".
    Agora quanto ao seu 1ª parágrafo concordo em partes(rs)...A nossa produção não é assim tão fraquíssima,o que precisamos é que o Ministério da Educação e Cultura preste mais atenção nos nossos Diretores e Roteristas que estão fora dos "Holofotes" globais(isto é assunto para outro post,rs).

    Parabéns pela crítica.

    ResponderExcluir
  2. O interessante, é que logo na chamada na TV, já me chamou atenção e me interessou. Isso pra mim, já foi o bastante, pois não costumo assistir filmes. Mas este filme, exibido pela Rede Globo, foi um caso exepcional. A fotografia do filme, realmente foi o que me chamou atenção, junto com a história ousada do diretor, em retratar um caso tão polêmico, se passando entre os anos de 1963 à 1983, e que, mesmo em pleno século XXI, ainda temos que testemunhar isso como um tabú, uma coisa "anormal", condenada pela igreja, que acho a grande incentivadora para preconceitos. Não só em relação as sexualidade do ser humano, mas em questão de muitas coisas, em várias áreas.

    Comparo os relacionamentos amorosos como sanduíches: Há quem goste só de queijo (mulher), há que goste só de presunto (homem), mais com certeza, um misto, é bem melhor. Então, cada pessoa gosta daquilo que tem vontade de comer.

    Voltando aos filmes, já vi muitos filmes brasileiros, que pela chamada, me chamou muito atenção e fui conferir, ou vendo pela TV, como até indo ao cinema ou alugando um DVD. Mas no decorrer da história, acabo me decepcionando em alguns deles. E aqui no Brasil, há muitas histórias e cenários que podem ser bem exploradas(os).

    ResponderExcluir