terça-feira, 23 de junho de 2015

#Tropicaliente: Fim de sua reprise no Canal Viva

Terminou no dia 23 de junho de 2015, a reprise de uma das novelas da Rede Globo, que mais fora especial e marcante da minha vida: "Tropicaliente".

Foram 14 anos de intervalo entre a sua exibição, no Vale a Pena Ver de Novo, entre março à julho de 2000, para a atual reapresentação, no Canal Viva, que reexibiu-a com seus 194 capítulos, ou seja, integralmente, desde o dia 10 de novembro de 2014.

Reservei neste período, todo o meu tempo, no horário da novela, para assisti-la. Caso não conseguisse vê-la pela tarde, botava meu celular para despertar no horário da madrugada, pois as novelas no Canal Viva, são exibidas em 2 horários.

A minha intenção inicial, era acompanhá-la nos 2 horários, pois quantos vezes ver, seria melhor. Mas só fiz isso durante seu 1°mês de exibição, e como no nordeste, não há horário de verão, ainda poderia me dá ao desfrute de vê-la 1 hora mais cedo que o horário original, para ambas as exibições. Porém, acabei por deixar a sessão da madrugada somente para quando não conseguisse acompanhar de tarde.

Rever Fortaleza, como era em 1994 e fazendo uma comparação como é hoje, foi um contraste interessante. Não moro mais no Ceará, há 9 anos, mas vez por outra, retorno lá, para visitar minhas origens.

Há mais de 20 anos, a cidade ainda era "vazia" de prédios, em relação aos dias de hoje. Era uma cidade bem calma também, em relação à atualidade. Em resumo, tudo era mais tranquilo, incluindo o trânsito.

Sobre o enredo da novela, não irei dissertar, porque já conhecia a história, e também, vi tanto em 1994 e em 2000. Nesta última exibição, parei para prestar atenção ao máximo possível, nos detalhes do enredo bem como nas locações reais.

Algumas das locações de praia, não eram no Ceará, devido a posição do sol, bem como presença de montanhas ao longe, que não correspondem ao litoral cearense.

A novela também chegou a ter partes das cenas gravadas em cidades cenográficas em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, na qual, em 1995, se transformaria no PROJAC. A escola onde estudavam as meninas, era a prefeitura de Pontal da Areia, na novela "Mulheres de Areia". A mesma cidade cenográfica, foi utilizada posteriormente em: "Cara & Coroa", "Corpo Dourado".

Já em Fortaleza, como postei meses atrás, a residência que serviu como locação como a mansão dos Velasquez, não existe mais. Muita coisa mudou em Fortaleza, nesses mais de 20 anos de "Tropicaliente".

Poder rever os trabalhos de atores que se foram, como o da Leila Lopes - a Olívia - e principalmente, a forte Serena, de Regina Dourado, foi instigante.

Agora, não sei quando reverei a novela "Tropicaliente", sem utilizar os vídeos postados na internet.

Se ela fez sucesso ou não, em suas 3 exibições no Brasil, só digo uma coisa: se sair em DVD, a compro.

Desta vez, "Tropicaliente" teve 100% da minha audiência, em relação aos capítulos assistidos. E re-assistiria novamente.

Por enquanto, matei o verme que me consumia há alguns anos, pois quando passei a ter o Canal Viva, reacendeu aquela vontade. E eu sentia que o destino conspirava ao meu favor de que, a novela daria suas caras no canal. Sim, eu votei muito na enquete para que ela voltasse.

Agora estou livre do horário das 15:30. Não que não vá assisti a novela seguinte, mas quem queria ver, já vi.

Obrigado, Canal Viva!!

Walther Negrão, bem que o senhor poderia fazer uma continuação desta novela, também se passando no Ceará. O que aconteceu com os personagens, mais de 20 anos depois? O elenco seria o mesmo de "Tropicaliente", incluindo os personagens que são de atores que já descasam.

Ramiro e Davi, viúvos.
Letícia e François, em crise no casamento. Poderia haver um revival com o pescador.
Vitor passou 20 anos tramando uma vingança contra Açucena, Franchico e filhos do casal.
Gaspar e Estela, morariam numa casa mais modesta. O estaleiro - NAVE - faliu numa dessas crises no Brasil, tiveram que vender a mansão.
Amanda, que passou a morar fora, apareceria tipo em participações especiais.
Açucena e Franchico, empresários, já possuem outros parques aquáticos e redes de hotelaria pelo nordeste.
Cassiano e Dalila: ele se tornou empresário no ramo da pescaria e ela, de artesanato. E o casal teve 11 filhos, mas mais variadas personalidades.
Ester e Samuel, foram colocados numa casa de repouso, por Davi, que depois de viúvo, revoltou-se com a vida.
Isabel e Bonfim, doentes por causa da morte precoce de Olívia, sendo cuidados pelo casal Adrenalina e Pessoa, que amadureceu.
Benvinda e Berenice, que ganhariam mais destaques, seguiram carreira artística e são mundialmente famosas.
Pitanga retornava à Fortaleza, depois de anos morando fora. Manuela e Conrado, sumiram no mundo, ninguém saberia seus paradeiros, e o avô, o velho Bujarona, já falecido: o ator Nelson Dantas é um dos que já partiram.

Enfim... Daria para fazer uma continuação. O nome da novela poderia ser outro, mas o enredo seria baseado na trama de 1994, até utilizando cenas daquela época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário