terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Meu carnaval, foi com Ferrorama.

No dia exato em que comprei, pela internet, no site da Ponto Frio, o XP-100 - relançamento 2011, 1 ano depois, só para comemorar, compro o relançamento 2015: o XP-300.

Eu fiz uma troca. Iria comprar um celular. Mas com certeza, meu investimento foi mais feliz, pois sei que o Ferrorama junta pessoas.

Como diz o ditado: "Tô mais feliz que pinto no lixo".

Agora, vou lá, "lamber a cria". Quem sabe no carnaval, possa refazer o circuito que montei no início do ano, agora atualizado?

"Estrela", manda mais aí.

Agora tenho 4.

Na loja 2001, de Carpina/PE, só havia chegado 2. Agora, só resta 1. E ainda falei para pedir mais. Nunca imaginei que haviam dois Ferroramas há 3 quarteirões da minha casa.

XP-100 ao fundo do XP-300.

A diferença do 300 para o 200, fica por conta de trecho em círculos. Ou seja, o 200 já está dentro do 300. Mas isso não quer dizer que o próprio 200 seja relançado, dando mais opção para interessados escolher com qual começar sua coleção.

O XP-100, também não precisaria deixar de ser produzido, por conta do XP-300. Só que o trem da tampa do 100, poderia ser substituído, mas mantendo o mesmo layout.



Com a chegada do meu 4º Ferrorama, fiz uma pequena expoferrorama aqui em casa, para enviar fotos para o Grupo Ferrorama, Viva Esta Ferrovia, no Facebook.

Sem mais possuir sua caixa original, o circuito maior na foto ao lado, é o XP-1400, que já o tenho desde agosto de 1984. Ganhei de aniversário de 2 anos. Este já tem mais de 31 anos.

Pelo tempo, lógico que tem peças defeituosas, como trilhos com dentes quebrados e um trilho da rampa da ponte remendada, mas que é muito utilizada. Já os trens, não, salvo se fizer algumas "gambiarras".




 SL-5000: o maior dos Ferroramas no Brasil. Ganhei nos dia das crianças de 1995. Tinha 13 anos.

Foram 10 anos de muita diversão ao lado do XP-1400, até os trens pararem de funcionarem.

A minha última montagem nesta mesma varanda, tinha sido em abril de 2006. Só voltei a montá-lo, no primeiro final de semana de 2016, por conta do XP-100.

Os trens aqui, só estão em posição de foto. Para voltar a funcionarem, só substituindo o motor de ambos.







Tampa original do XP-1400.

Só faltou a caixa do XP-1400, que já não tenho mais.

Panorâmica da montagem de reveillon 2016.

Montagem atualizada no feriadão de carnaval 2016.
Este é o circuito mais recente, que montei neste carnaval de 2016. São os 4 modelos de Ferroramas juntos.

Era isso que sonhava em fazer há anos atrás, quando eu achava que só havia somente 9 modelos: XP-1100 ao 1500 e o SL-2000 ao 5000. Só depois que soube da existência das edições XP-100 ao 600.

No total, são 15 edições, mais um especial temático: o SL-5000 Beto Carreiro.

Quando as pilhas estão novas, a velocidade do trem impressiona.

Para dar uma volta completa neste circuito, a trem faz em 1 minuto e 30 segundos.

E ficou com 3 finais de linhas.

Só faltava eram os outros 3 trens estiverem funcionando. Ou seja, há sim, uma 3ª locomotiva que voltou a funcionar. Só estou corrigindo um defeito num dos orifícios de parafuso da tampa do motor e rompeu-se e não prende mais, fazendo com que ele se abra e as engrenagens ameacem soltar para fora.

Caso dê certo, a locomotiva do XP-1400 pode voltar a circular no circuito, na próxima vez que montar. Vou repetir o da foto ao lado.


1 volta com trem de carga.


TODAS AS FOTOS DESTA POSTAGEM, NÃO ESTÃO AUTORIZADAS PARA SEREM UTILIZADAS EM ANÚNCIOS DE VENDAS.

2 comentários:

  1. Parabens pelo blog e pelo bom gosto em Ferroramas Estrela. Tambem sou colecionador desde que ganhei meu XP 1400 no natal de 1984, mas hoje não tenho mais nenhum modelo em específico, colecionando apenas os ítens. Hoje possúo um enorme baú com todos os ítens que sairam no Brasil do Ferrorama. Fora esse baú tambem tenho alguns modelos japoneses,e alguns enfeites, como passarela, estação, arvores e outros ítens decorativos que infelizmente a estrela não produziu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Participamos do mesmo grupo no Facebook: "Ferrorama, Viva Esta Ferrovia". Já te vi comentando por lá.

      Excluir