domingo, 5 de outubro de 2008

Eleições 2008

Mais um dia de eleição se encerra: pelo menos, em partes. Algumas cidades hoje, recebem seus novos representantes. Já outras, preferiram reeleger seus prefeitos ou terão 2º-turno e só saberão quem será o novo prefeito somente no dia 26, próximo.

Portanto, aos que se elegeram e aos que se reelegeram, meus sinceros votos de sucessos e felicidades em seus cargos, por mais que alguns de vocês não valham a pena receber um cargo de suma importância como é o de prefeito. Mas, nada melhor do quê mais uns 4 anos pra ver se os eleitores sejem mais inteligentes.



PERNAMBUCO:

Infelizmente, o meu candidato à prefeito de Carpina ficou em último lugar, com 4,08% dos votos, equivalente à somente 1.603 votos computados para ele dos 39.326 votos válidos - Dados do TRE.

Mas antes perder uma competição e permanecer de cabeça erguida, do que ganhar pela 2ª vez, mas viver se escondendo atrás de um facão, foice ou uma arma de fogo.

Com certeza a reeleição do prefeito aqui em Carpina não foi por méritos limpos. Durante o período de campanha, aqui nesta cidade, ouvímos em seu tema musical, apologia a violência física para com os outros candidatos concorrentes: o uso da lapada, da chibatada.

Como dizia o refrão da música: "E a lapada vai ser maior dessa vez / Podem juntar as bandeiras / Que ... (nome do candidato*)... vai dá nos três". Além de depoimentos que escutei, que ele não mostrava sues projetos e sim, só ameçava e insultava os outros candidatos em seus comícios, sobrando até para a noiva do candidato em que votei, chamando-a de rameira,. Uma baixaria total e que não só fica restrito à Carpina. E ainda teve gente que votou nesta pessoa porque sentia pena, porque ele nada mais que é um pedreiro sem instrução.

(*NOTA: recuso-me a citar o nome deste indivíduo aqui em meu blog)

Só sei que o carpinense terá que suportar mais 4 anos com o mesmo prefeito. Só não quero ouvir depois, de novos fatos de que ele está correndo atrás de jornalistas, pra agredir com uma foice ou material similar.

Não sei o que se passa na cabeça de uma pessoa, quando se tem em mãos um cargo desta grandeza. Acho que só pode ser deslumbramento de que pode mandar na cidade. Mas o momento agora é aceitar o resultado e continuar a vida. O que foi feito, já está feito. Meu candidato ousou em se arriscar na política, logo na sua 1ª vez, para prefeito, mas lamento por não ter se elegido ao cargo.

Pra ser sincero, só votei porque Ginei Francisco foi o que mais se aproximou de nós, senão, meu voto sería em branco, por falta de opção, pois não sei como é a história política daqui de Carpina, como sei (ou sabía) do que acontece lá em Fortaleza. E como falei acima: "Antes ser derrotado e permancer de cabeça erguida, do quê vencer e ficar se escondendo atrás de facões".

Desejo que esta nova fase de Carpina, seje repleta de projetos de seu prefeito reeleito e sucesso para ele. Espero que, do pouco que ele fez para esta cidade, como, asfaltar algumas ruas, calçar outras e reformar a Unidade Mista, ele faça mais para este povo que o desejou que ele continuasse à frente desta cidade, e que não bata a porta na cara de alguém que lhe peça alguma ajuda, e que Deus te dê juízo - apesar de não acreditar nessas coisas.

O cara ainda falava em seus comício que Deus é 10, mas que ele é 11. No jogo do bicho, 11 é representado pelo cavalo e para o número da sorte, 11 está na casa do burro. Depois não reclame por se aclamar 11, sendo maior que Deus.

Mas o melhor resultado não será para este ano. O resultado só virá realmente em 2012: daqui há mais 4 anos. Não sei se estarei ainda aqui para conferir o final desta história.



CEARÁ:

Já na capital do Ceará, na minha cidade insubstituível e ensolarada, Fortaleza, Luizianne Lins foi reeleita. Infelizmente, nunca tive a chance de votar exatamente em Fortaleza, porque cometi um erro de tirar meu 1º título de eleitor para a cidade de Maranguape, como se eu morasse lá e assim, ajudar um amigo de minha tia a se eleger para prefeito no ano de 2000. Em compensação foi a única vez que votei para este cargo. Já na 2ª vez, para a mesma cidade, foi para presidência. Portnato neste caso, já abrangia, não só o município, mas todo o país.

Em 2004, transferi meu título para a cidade vizinha, Maracanaú, onde votei somente para prefeito e para aquela pesquisa - que me falta o nome exato da palavra - sobre a questão das armas, em 2005.

Por falar em prefeito de Maracanaú, este também se reelegeu. Roberto Pessoa, que também é do mesmo partido de Ginei: o nº 22, teve 87,43% dos votos = 87.901 votos computados para ele, dos 100.544 votos válidos. Em 2004, meus pais e eu votamos nele.

E pelas minhas andanças por Maracanaú, após ter vindo morar aqui em Pernambuco, percebi muitas mudanças.

Aos prefeitos reeleitos citados acima, também desejo-lhes sucesso nesta 2ª jornada de 4 anos.


FATO CURIOSO:
No dia 5 de outubro, pela manhã, baixei um programa no site do TRE, onde eu podia ver, em tempo real, o resultado das eleições. Na cidade de Maracanaú, um candidato, de nome: Elio Magalhães (PSDC), me chamou atenção pelo números de votos recebidos: 0 votos. Vou explicar por extenso: ZERO.

Rapaz, não sei qual dos motivos: ou teve sua candidatura homologada ou o cara é tão ruim da silva, que nem ele se acredita em sí mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário