sábado, 4 de outubro de 2008

TV: NOVELAS

Em outubro, a Rede Globo de Televisão deu o encerramento de mais uma de suas produções novelescas, "Ciranda de Pedra", e que será substituída agora no dia 6 de outubro por "Negócio da China", no horário das 18h.

Sou um grande admirador para este tipo de programa na TV, apesar que de tanto vê-las, já não dou tanta atenção assim. Fico com a TV ligada, pelo menos pra poder acompanhá-las, mas fico sempre aqui no PC.

Acho que a novela, ainda é a única opção de entretenimento que mais se combina em vê na TV. São poucos os programas de auditórios que ainda mantém um nível de qualidade. Muitos programas policiais dominam hoje em dia, os nossos fins de tardes. Alguns canais, que não são exclusivamente sobre esportes, abusam da exibição de jogos de futebol. Ainda há aqueles programas que não sei porque fazem tantos sucessos, que são os de fofocas sobre a vida dos artistas.

Os humorísticos também estão um tanto caricáticos e alguns apelativos, só pra ver se segura a audiência do programa. Os infantis estão muito artificiais em algumas emissoras.

Ou eu estou realmente cansado de ver TV ou estou migrando muito para a internet.


NOVELAS:
Pois bem: voltando a falar sobre novelas, "Negócio da China" será a volta de uma novela contemporânea, depois de 6 novelas de épocas seguidas. Será que realmente o público está cansado de ver novelas de épocas? Eu achei todas elas super bem-produzidas, principalmente "Ciranda de Pedra".

O que me chama atenção, é quando vou fazer minhas pesquisas no site Wikipédia e sempre me deparo com informações sobre a audência das novelas. Recentemente, caíram absurdamente.

Há algumas novelas que realmente não tem uma lógica, mas existem outras que contam uma bela história, mas mesmo assim, a audiência hoje em dia, não é tão satisfatória para a emissora.

Acho que com o aumento do número de pessoas na internet, nós estamos migrando para este tipo de meio, fazendo com que desliguemos nossas TV's, até para economizar energia. Mas eu não faço isso. Mesmo quando estou vendo TV, meu PC fica ligado, direto, desde a hora que acordo até a hora de dormir.

A baixa audência, também pode vim através do programa anterior.

No caso do horário das 16h, as novelas sempre vêem depois de "Malhação", que está há mais de 13 anos no ar, o que já está altamente sem fôlego e isso é visível, pois eu mesmo já não a assisto mais. Não tem mais nada o que abordar na novela, só mostrar um monte de novos atores, onde alguns deles realmente decolam, outros somem, além de que nos últimos anos, "Malhação" só tem apresentados atores visivelmente despreparados e deslumbrados. Mas como dizem, esta novela é uma espécie de escola para outras produções. Pra mim, "Malhação", na minha opinião atual, merece ser extinta. E eu já cheguei a ser fã mesmo desta novela, logo no seu início, quando ainda era uma academia.

A Globo investe muito em suas novelas, esperando assim obter um elevado sucesso com cada uma delas, em seus respectivos horários, mas a verdade é que isso está mudando.

Cada programa, tem o seu site, e neles, há os vídeos, sendo que um desses vídeos, é aquele programa inteiro, na íntegra. Só que para vê-las inteiras no site, tem que ser assinante e com certeza, ninguém quer ficar preso à mais uma despesa financeira. Então, só nos resta ver aquela cena específica. Na minha opinião, deveria ser liberada, mas para fazer download, aí sim, o assinante tería esta opção.

Mas também sempre deve ter alguém que gosta de gravar novelas e com isso, hoje em dia com o site You Tube, elas sempre aparecem por lá, dando uma opção de quem perdeu aquele capítulo, poder vê-la naquele site.

A novela "Negócio da China", tem tudo pra ser uma boa novela. Sendo uma boa produção, com belas histórias, com conteúdo, pra mim, já considero sucesso, como "Desejo Proibido", independente dos seus índices de audiência.

Mas pra mim, as novelas ainda são a única coisa que combina na TV.

Já a Record, está fazendo por merecer a sua audência em suas produções dramatúrgicas. Não assisto novelas desta emissora, até para não me viciar por lá também, mas pelo que vi, está chegando ao nível da Rede Globo. Até os atores, muitos deles já fizeram inúmeras produções na emissora de Roberto Marinho e hoje estão na emissora do dono da Igreja Universal.

Uma novela bastante citada da Record, é a dos "Mutantes - Caminhos do Coração", lembrando as novelas "Vamp" e "O Beijo do Vampiro", com seus monstros. Mas vale o reconhecimento do esforços desses profissionais que ousaram em fazer e estar fazendo uma novelas deste tipo. Se a Globo fez duas, e em algumas outras, havia até lobisomen, porque a Record, o SBT e a BAND, por exemplo, não pode fazer uma similar?



Para as novelas do SBT, essas realmente não tenho interesse em acompanhá-las. Sempre leio o descontamento dos atores, autores, além de ter seus horário mudados de estante em estante pelo dono do SBT, devido às suas baixas audiências.

Atualmente, há em produção, uma novela que deveria ter estreado na emissora em julho e até agora, na gravação, acima do capítulo 70, nada de exibição. Sua autora, é nada mais que a esposa do dono do SBT, mesmo assim, não está autorizada para estrear.

O SBT só faz mais sucesso com exibição de novelas mexicanas. E as brasileiras, acabam sendo ataptações destes mesmos textos que já foram mostrados através da produção original.

E se não é a apresentação de novelas mexicanas, são as reprises de novelas da extinta Rede Manchete, como "Xica da Silva" e atualmente "Pantanal", obtendo indices de audência satisfatório para o SBT e inúmeros processos de atores que fizeram essas novelas e não tem vínculo com o SBT.


Já nas emissoras CNT e BAND, suas novelas acabam não tendo as mesmas repercursão quanto nessas 3 grandes emissoras, apesar que a BAND também é uma grande emissora, em relação aos estados onde ela tem exibição.


Portanto, cada emissora tem suas novelas e dão a qualidade para elas, de acordo com suas necessidades e como andam a inspiração de seus autores.

Só acho que a Rede Globo deveria intercalar novelas de épocas nos respectivos horários das 18h e 19h e explorar novelas com temas rurais em períodos atuais, no estilo "Renascer", "O Rei do Gado" e no remake de "Irmão Coragem - 1995". E também analisar melhor o que vão fazer com a "Malhação", pois ela já está estupidamente desgastada, e que pode está influênciando nas novelas seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário