quarta-feira, 16 de maio de 2012

18 anos da novela, "Tropicaliente"

Há 18 anos, na Rede globo, estreava uma novela das 18h, que mudou uma opinião sobre novelas. Naquela época, começava a ver novelas com mais intensidade.

A grande novidade, foi que, ao invés do cenário principal, serem as cidades de São Paulo ou Rio de Janeiro, o enredo desta novela, se passava em Fortaleza, no Ceará.

Sabe o que é você ver uma novela, onde a paisagem, as ruas que andanmos, locais que conhecemos, está alí, na tela da TV, em rede nacional, e não como uma reportagem jornalística e sim numa novela?

""Tropicaliente", só veria novamente, quase 6 anos depois, quando reprisou no "Vale a Pena Ver de Novo", e isso, parece que me libertou, num intervalo desta espera, de poder rever a minha cidade e a história dos personagens daquela novela, de Walther Negrão.

Houve, em 1998, outra novela, que se passava no Ceará, mas "Meu Bem Querer", nem se compara ou tenha sido melhor que "Tropicaliente", que na verdade, era a 2ª novela que era gravada em Fortaleza. Em 1982, uma novela, de Ivani Ribeiro, "Final Feliz", também teve cenas gravadas no ceará. Mas aí é o seguinte: nasci em 1982, então, ficarei aguardadndo o Canal Viva poder reprisar esta novela, pra conhecê-la.

Ceará foi cenário de outras teleproduções: Houve, na década de 80, uma minissérie sobre Padre Cícero, e então, gravada em Juazeiro do Norte. E em 2009, a temporada de "Malhação", daquele ano, teve início, durante 3 semanas, em Canoa Quebrada, Aracatí, com cenas gravadas no parque aquático, Beack Park, que em "Tropicaliente", se chamou: "Gitanos do Mar".

Tá certo que, na reprise, houve somente 80 capítulos contra 191 originalmente. Mas levamos em conta que, os capítulos no "Vale a Pena Ver de Novo", tem 1h:30 de duração contra 45 minutos, de uma capítulo normal de uma novela das 18h. Praticamente, 2 capítulos em 1, além de não ser exibida aos sábados. Seria 194, porém, durante a Copa de 1994, houve 3 capítulos não exibidos, por conta dos jogos que extrapolaram o tempo normal de tiveram que ir para prorrogações e penaltis. Se fez sucesso ou não, na reprise, o que importa, é que revi-a.

E se o Canal Viva, reprisasse "Tropicaliente", eu veria de novo, em qualquer dos dois horários.

Abertura da novela:


"Tropicaliente", foi exibida originalmente entre 16 de maio de 1994 à 31 de dezembro do mesmo ano, quando foi reprisado o último capítulo. Já em 2000, foi exibida entre 20 de março à 07 de julho do mesmo ano.

E foi muito engraçado ver uma paisagem da cidade 6 anos mais nova da que estava vendo, em 2000. A AV. Beira-mar, por exemplo, achei muito mais "vaga" em relação ao ano 2000. Afinal, em 6 anos, muitos prédios foram construídos.

O shopping Iguatemi, na expansão daquela época, também serviu de cenário, e uma das cenas está Dalila e Açuncena, se divertindo no navio pirata, que havia na praça de alimentação. Já no ano 2000, os brinquedos já eram outros, e atualmente, não existe mais aquele parque, bem como o shopping já foi ampliado outras vezes.

Um tio meu, que morava conosco, viu a gravação desta cena, in loco:



Parte do 1º capítulo, da exibição original:


Lógico que toda esta novela, pra mim, é especial, e comparia o DVD, se fosse lançado.

Tenho sim, os 2 CD's de sua trilha sonora:

Tropicaliente Nacional
Capa: Paloma Duarte

01   "Meu Amor, Não Vá Embora" - Beto Barbosa
02   "Pensamento" - Cidade Negra
03    "Menina" - Netinho
04    "A Praieira" - Chico Science e Nação Zumbi
05    "Sim Ou Não" - Djavan
06    "Não Dá Para Mim" - Megabeat
07    "Coração da Gente" - Elba Ramalho
08    "Tanta Solidão" - Roberto Carlos
09    "Menino Lindo" - Flor de Cheiro
10    "Muito Romântico" - Maurício Mattar
11    "Princesa" - Jorge Ben Jor
12    "O Bem do Mar" - Dorival Caymmi
13    "Praia Nua" - Jorge Vercilo
14    "Swing da Aldeia" - A Caverna


Tropicaliente Internacional:
Capa: Herson Capri

01    "Porque Te Vas" - Jose Luis Perales
02    "Conga" - Gloria Estefan
03    "Ansiedad de Besarte" - Nat King Cole
04    "Piel Canela" - Linda Ronstadt
05    "Quien Me Tienda La Mano" - Pablo Milanés
06    "La Magia Del Ritmo (The Rhythm Is Magic)" - Marie Claire D'Ubaldo
07    "Años" - Mercedes Sosa & Pablo Milanés
08    "Viviré" - Juan Luis Guerra
09    "La Gota Fria" - Carlos Vives
10    "El Dia En Que Me Quieras" - Luis Miguel
11    "Cuando Calienta El Sol" - Trini Lopez
12    "Nosotros" - Eydie Gormé & Trio Los Panchos
13    "Oye Como Va" - Santana
14    "El Reloj" - Francisco Xavier
15    "De Que Callada Manera" - Ana Belén & Pablo Milanés
16    "Canción Unidad" - Pablo Milanés

Da trilha sonora nacional, dois cantores tornaram-se meus ídolos: Jorge Vercillo e Netinho. Cada um, tenho seus discos.

Independente da música deste vídeo,tenho esta cena como uma das minhas inesquecíveis:


Netinho comecei a comprar seus discos logo depois que a novela acabou. Bom, falar deste cantor não é surpresa no meu blog. A surpresa seria com que tom, falo atualmente sobre este artista. Só digo que o tempo, faz a gente mudar de opinião.

Já Jorge Vercillo, comecei a partir de 2003, mas em virtude do tema da minissérie "A Casa das Sete Mulheres", mas há anos, quera o CD que possui o tema da novela "Tropicaliente". Sim, já tenho todos. Não é a toa que sempre que escuto "Praia Nua", mato as saudades de Fortaleza.

Uma cena onde toca a canção, "Praia Nua", de Jorge Vercillo:


Uma empresa de ônibus que apareceu bem, durante a novela, foi a extinta "Iracema". Uma cena é entre Adrenalina e Pessoa, quando eles se conhecem, ao trombar um com o outro, enquanto um come um "sanduba". Aparece o ônibus-jardineira da "Iracema" enquanto os dois se entre olham, entre ele e a garota some.

Açucena vai nadar com Dalila (Carla Marins) no rio e reencontra Vitor (Selton Mello). Mas o seu irmão, Cassiano (Márcio Garcia) espanta o rapaz.


Mas como toda novela, um dia, seu final tem que chegar. Confesso que foi difícil aceitar que a novela "Tropicaliente" tenha chegado ao seu fim.

Sabem, Tenho uma esperança de rever este novela, na íntegra, ou no "Vale a Pena Ver de Novo", que acho meio improvável, ou no Canal Viva. Mas se fosse disponibilizado em DVD, seria melhor ainda, pra guardá-la para sempre, de recordação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário