terça-feira, 10 de setembro de 2013

Bell Marques - Um Novo Jeito de Caminhar

O que dizer desta notícia. Não sou fã da banda, mas quase me tornei, lá pelo ano de 1993, quando comecei a ouvir melhor os rádios e a curtir a música baiana.

Mas em se tratando de Chiclete com Banana, não tem como ficar "bestificado" com o desligamento de Bell Marques, da banda. Afinal, muito antes de começar a conhecer e gostar das músicas de Netinho, Daniela Mercury, Ricardo Chaves, Ivete Sangalo que estava começando na Banda Eva, dentre outros artistas de Salvador, não tem como não lembrar do Chiclete com Banana, sem lembrar-me da minha infância, dos programas de TV's daquela época, final da década de 1980 e início de 1990. Enfim...

E entendo sim, a emoção de Bell Marques, no vídeo a seguir. Afinal, são mais de 30 anos de carreira, de sucesso. Tempo este que é a minha vida, pois já passei dos 30, mas que me acho que ainda tenho 19 anos.

Só desejo ao Bell, muitas felicidades e sucesso, em sua nova empreitada após o carnaval de 2014. A sensação desta decisão que ele tomou, deve ser a mesma quando decidi por um fim nos meus estudos, em agosto de 2001. É difícil de ser tomada, mas se algo está nos deixando infeliz, é preciso ter coragem e assumir que a solução seja esta, por mais que isso, no fundo, faça com que lá na frente, tenhamos um certo arrependimento.

Não que acho que Bell irá algum dia, se arrepender desta sua decisão. Acho que o que ele já fez, nos últimos 30 anos, para a vida de muitas pessoas pelo Brasil a fora, já compensa toda esta dor da separação. Afinal, quem gosta do cantor, não importa como ele irá se apresentar daqui pra frente.

Fã de verdade, pode até se afastar, por um momento. Jamais deixa de admirá-lo, mas sempre abre uma brecha em tudo, para curtí-lo.

Vi somente duas apresentação da banda Chiclete com Banana, na minha vida. Uma foi no extinto Festival de Verão do Recife, no dia 16 de março de 2007, e a outra, no Fortal daquele mesmo ano.

Tá certo que nos últimos anos, não tenho visto a banda Chiclete com Banana com a mesma força de antes. Talvez lá nos anos de 2007, 2008, pude sentir quem era a banda Chiclete com Banana, dos tempos que foram o...: "Meu cabelo duro / É de pinchaim"...

Mais de 30 anos de sucesso, não é para qualquer um não. Porém, Chiclete com Banana não será mais a mesma coisa.

Eu sei muito bem o que é este sentimento: o ter que parar com algo que ama, mas não está trazendo mais felicidade.

Não tem como remendar o que o tempo já desgastou. Depois que quebra, uma substituição ou um conserto, não terá mais aquela segurança do
início. "Chiclete com Banana" também é finito, como tudo e todos.

Nada será como antes. Por isso, deixem essas lenga-lenga do politicamente correto influenciar na vida de vocês e caiam na gandaia. Chutem o pau da barraca. Ouçam o coração de vocês.


Boa sorte, Bell Marques.

(Entrevista ao Fantástico, Rede Globo, 15/09/2013)

---

---

 Confira a íntegra da declaração do artista:

Queridos amigos,

Parece que foi ontem, mas já faz muito tempo que tudo isso começou. Estou aqui pra falar de um assunto muito importante sobre a banda Chiclete com Banana. Essa banda que há muito tempo vem proporcionando tantas alegrias a vocês, Chicleteiros; vem inspirando romances e sonhos de varias gerações; essa banda que me presenteou com grandes momentos mágicos, momentos que me fizeram congelar por muitas vezes as minhas emoções.

Congelei, sim, pra eu nunca mais esquecer muitas coisas, pra eu nunca mais esquecer aquele teu sorriso alegre que por muitos anos você dividiu comigo. Não tenho como esquecer quando via escorrer pelo teu rosto aquelas lágrimas de felicidade ao ouvir os nossos primeiros acordes no Carnaval. Me emocionava ouvir o grito de vocês quando eu dizia

“Galera do Camaleão, chegou a nossa vez!”. Nunca vou esquecer quando vocês, Chicleteiros de toda parte, cantavam comigo “Sempre me lembro de você desse jeito tão estranho”. Isso estará guardado na minha memória para sempre. Além disso, não podemos esquecer que construímos uma grande história na Música Brasileira e também como artistas, irmãos e amigos.

Estou aqui com o meu coração Chicleteiro muito angustiado, muito, muito apertado. Vocês não podem imaginar o quanto está sendo difícil pra mim dizer isso pra vocês. Sem dúvida, essa é a fala mais difícil da minha vida profissional. Nunca imaginei que esse dia pudesse chegar. Lutei, me dediquei com todas as minhas forças junto com meus parceiros pra levarmos o Chiclete com Banana ao sucesso que ele chegou.

Queridos amigos, parceiros e, principalmente, vocês, Chicleteiros, que dedicaram parte da vida de vocês a nós, estou aqui para comunicar oficialmente, com muita tristeza, que, depois do Carnaval de 2014, não mais farei parte da banda Chiclete com Banana. Essa minha decisão não representa um caminho novo, representa um novo jeito de caminhar. Seguirei, depois do Carnaval, cantando sozinho, mas tenho certeza de que não estarei só. Estarão lá, ao meu lado, aquelas pessoas que sempre me tiveram no coração.

Gente, foram mais de 30 anos juntos, caramba! Muitas alegrias, sucesso, fama, mas, como todo relacionamento, e quando digo todo, são todos mesmo, existe uma parte que está submersa, que ninguém vê e que ninguém sabe, mas mesmo assim, ainda existirão pessoas que vão achar que sabem de tudo, por se sentirem mais íntimos ou mais próximos. É bom refletirmos, porque em todas as separações existem várias versões e precisamos respeitar todas elas pra não sermos injustos com ninguém. Somente quem conviveu 30 anos juntos sabe de tudo. Ninguém se separa de uma relação de 30 anos por aquele ou por esse motivo. Se separa por desgaste, conflitos e divergências de opiniões envolvendo ambas as partes.
Podem acreditar, não existe certo nem errado. Existem pessoas que pensam e creem verdadeiramente nas suas atitudes, e pra tudo isso só existe um juiz, Deus. Somente ele conquistou o direito de julgar qualquer decisão tomada por qualquer um de nós.

Até chegar o Carnaval de 2014, farei muitas apresentações com o Chiclete com Banana. Podem ter certeza de que em todos os shows estarei com a mesma energia e deixando o melhor de mim. Quero dizer ainda que vocês, Chicleteiros, e o Chiclete com Banana permanecerão indelevelmente tatuados no meu coração. Continuarei torcendo pelo sucesso e desejando boa sorte pra esses queridos músicos, meus irmãos e amigos que permanecerão com o Chiclete com Banana.

Beijos pra todos e que Deus nos proteja,
Bell Marques.

2 comentários:

  1. Ele explicou td no vídeo, gostei mto pq ele se dirigiu aos fãs, categoria onde estou incluída, sempre fui chicleteira, mas agora acho q sou "Bellzeira" pq não vai ter graça ir a show do chiclete sem Bell! E foi mto emocionante ver o outro lado, pq sabemos mto bem como é a nossa emoção do lado d cá! Ouvir as coisas q ele disse ter congelado nas lembranças dele fez com q soubéssemos q tb somos importantes pra ele! Bjão

    ResponderExcluir
  2. Ao menos, ele fez bem em dar uma declaração pessoal e publicamente ao público, seja ele fã ou não.

    Já era visível, um certo desgaste. Infelizmente, tudo tem o seu fim.

    ResponderExcluir