quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O mesmo evento, mas três tipos de plateias.

Antigamente, quando se tinha shows, raramente havia divisão de plateias, ou seja, quem era VIP e quem não era.

Desde o surgimento das grandes micaretas mais populares, passei a ouvir o termo: camarote.

Pois bem. Atualmente, nos shows, há este tipo de divisão: "Pista", "Área Vip" e a mais nova área, o "Tapete Vermelho".

A pessoa que tiver melhores condições pra pagar o mais caro, poderá ter acesso à todas as áreas. Já os que pagam pelo ingresso mais barato, ficam restrito à uma área mais afastada do palco, lá no fundão do local do evento.

Dos shows que já fui, sempre optei pela opção de "Área Vip", pois na grande maioria, ela fica próxima ao palco, no gargarejo mesmo.

Mas de uns tempos pra cá, em alguns eventos aqui no Recife, surgiu uma nova ala: o "Tapete Vermelho", onde os "bacanas" que podem pagar mais caros, passam a ter mais acessos do que quem paga menos.

Estive vendo a estrutura do evento "Samba Recife 2013", e notei essas divisões. Apesar de não ser à favor de certos privilégios, gostei da estrutura: uma passarela para que o cantor chegue até ao pessoal que está lá no fundão, na pista.

Mas fiquei incomodado com uma coisa: o palco duplo.

Para dá seguimento ao evento, com várias atrações, sem aquele intervalo entre uma banda e outra, grandes eventos acabam tendo palco duplo, para dá mais agilidade. Mas se entre eles, há uma divisão entre "área vip" e "tapete vermelho", é o mesmo que antigamente era com "área" vip" com "pista", só que numa outra posição.


Vamos supor que num festival musical de axé seja esta estrutura, e entre as atrações, tem Netinho, por exemplo. Vou lá e como "área vip". Nisso, não sei como é a estrutura do show. Compro "vip" pra garantir meu lugar diante do palco, para ver o show de um lugar privilegiado, mesmo com empurra-empurra, mas também, mais próximo do ídolo.

Chego no local do show e de repente, a surpresa: dois palcos, um, dentro da área vip e o outro, dentro da área "tapete vermelho", neste caso do "Samba Recife", se chama "Samba Lounge". Porém, em qual palco irá se apresentar Netinho?

Se for no lado vermelho, terei prejuízo, mesmo tendo a passarela para o cantor, como divisória. Quem tá no "vermelho", pode entra no "vip" ou "pista", mas essas áreas não te dão acesso ao "vermelho".

Por isso que digo: não sou a favor dessas divisórias. Quem quiser camarote e ficar longe das muvucas, aí sim, comprem seu ingresso à parte, dentro do local do evento.

Mesmo assim, essas divisória não nos dão garantias de segurança, como prometem, porque há muitos relatos de roubo dentro da casa de show, e dentro da área vip. Quanto mais barato for a área, mais terá a presença de pessoas indesejáveis. E isso, estimula essas divisões. Quanto mais caro for a área, mais riquinho será o público.

Eu só comprava pista, quando a frente do palco era liberado para todos, não dividida por sessões, como foi num show em Timbaúba, que fui, da Ivete Sangalo. Mas sempre comprei "vip", pelo motivo de não ser pego de surpresa com certas divisões e ficar lá no fundão, deixando de ver o ídolo de mais perto e o mesmo de me ver e interagir comigo, como em alguns shows de Netinho que fui. E aquilo já paga tudo.



Nos últimos tempos, tenho dito que me afastei de tudo relacionado ao Netinho. Precisava mesmo me desligar de tudo referente à ele. Passou-se 1 ano, até que aconteceu aquele problema com ele, e o levou ao hospital e ficar internado por 4 meses. Aquilo no começo, até tentei não me envolver, mas quando de fato, a situação apertou, não tinha como ignorar aquilo e voltei e me envolver.

Só que voltei com certas limitações. Muitas coisas não serão como antes, mas não deixarei de acompanhar seu trabalho, agora mais quieto, não da forma que era antes.

Se Netinho fosse uma dessas atrações do "Samba Recife 2013", eu não ia. Já fechou esta etapa. Quando achar necessário comparecer, irei, mas que seja em alguma cidade mais próxima de minha casa.

Já aquela "birra" que tinha ficado com ele, os últimos acontecimentos me fez parar de ficar com certos rancores. Acho que esse 1 ano de desligamento foi bom para controlar meu vício. Tem gente que não entendeu e deixou de me seguir nas redes sociais. Só lamento por eles.



Mas se fosse uns 3 anos pra trás, se me visse numa situação de comprar vip e o show dele fosse no palco "vermelho", alí a minha diversão já tinha ido por água abaixo. A passarela não iria suprir a distância do palco onde ele estava se apresentando.

Esta minha crítica não é para o evento "Samba Recife 2013", e sim, para as divisões que existem em muitos eventos espalhados pelo país, e agora com o surgimento de uma 3ª área.

Quem paga pouco, fica num ponto, lá no fundão. Quem paga médio, tem um acesso melhor. Mas agora, quem paga mais, tem acesso mais privilegiado, as vezes, até no palco, no chamado, backStage.

Ao menos, neste caso, há uma passarela pro cantor ir no meio da galera, literalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário