segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Minha viagem à Aracaju.

No último final de semana, estive pela 1ª vez na capital de Sergipe, Aracaju, pois lá rolou mais um show de Netinho, no Odonto Fantasy.

Minha viagem começou logo no 6ª-feira. Primeiramente, fui para Maceió, até para esperar 2 amigos que também foram e ficamos na casa de Seu Teco, para que no sábado, todos nós partissemos juntos no dia seguinte. Infelizmente, não conseguimos completar a van que planejamos e tivemos que ir de carro próprio. Foi até melhor assim, pois sou muito cismado.

Saímos de 11h de Maceió, rumo à Aracaju. 4 horas de viagem, estrada razoavelmente boa, com alguns trechos em obras. Cruzei o tão falado e famoso Rio São Francisco, que divide os estados de Alagoas e Sergipe.

Chegando em Aracaju, se perder na cidade já era certeza, mas sabemos que mesmo perdido, para mim, tudo era novidade, até que conseguimos chegar no hotel Quality, próximo ao Shopping Riomar, que fica em frente à antiga casa de shopws Augustu's, onde foi gravado o CD ao vivo de Netinho, em 1996. No hotel, estavam hospedados todos os artistas que participariam do Odonto Fantasy, inclusive Netinho.

A nossa intenção era que procurássemos uma pousada, para podermos descansar um pouco, antes de fazermos a viagem de volta, após o show, mas tivemos uma surpresa através de uma senhora, lá em Aracaju. D. Vânia reservou um quarto para todos nós. Ela queria 2, mas convemos ela de somente 1 estaria ótimo. E pasmem: Sabem de quanto foi a diária neste hotel? R$: 512,00. Tudo pago pela D. Vânia, e que ainda fez questão de pagar o nosso almoço, na tarde que chegamos. D. Vânia foi bastante atenciosa conosco e fico grato por tudo isso, pela hospitalidade. Merece todo o nosso respeito. Além de tudo isso que D. Vânia nos fez, ela ainda estava passando por um problema pessoal em sua família.

Desta vez, não tive como comprar meu ingresso camarote à tempo, foi no site do Odonto Fantasy, não disponibilizava vendas através da internet, porque senão, teria adquirido o meu via on-line. O jeito foi ter que optar por cambistas com um simples ingresso de pista, à R$: 45,00 e minutos depois, já estavam pedindo R$: 60,00. O ingresso foi ato de desespero.

O Sítio Terêncio fica em média, uns 30 km de distância do hotel, que para mim, isso não é nada, para quem enfrentou mais de 500km e 8h de viagem. Eu, Andrea, Eduardo e Adriana, fomos de táxi, enquanto Seu Teco, Marly, Jean (que já se encontrava no hotel quando chegamos em Aracaju) e Elana (de Maceió), foram numa Van, com parte da produção de Netinho.

Chegando ao local, os carros não puderam seguir viagem até em frente do local do evento. Tivemos que descer do táxi e caminhar um percurso de aproximadamente 1km e ainda no escuro. Chegamos também já no meio do show do Capital Inicial e para entrar, foi um tumulto. Nos perdermos de Adriana e um pouco depois, D. Marly e eu nos perdemos do restante do grupo, mas que na lógica, caso isso aconteça, deveríamos ter nos dirigido para o palco, pois com certeza, lá nos encontraríamos. Foi o que aconteceu.

O show de Netinho, como sempre, a mesma coisa, sempre o mesmo alto-astral, apesar de algumas invasões no palco e músicas novas ao repertório. Após o show, o propósito era ficarmos um pouco mais, mas como não estávamos com ingresso camarote. decidimos ir embora, pois também queríamos curtir mais um pouco da festa, ao lado de nosso ídolo, que ficou para aproveitar a festa: e ele tá certíssimo que curtir. Mas independente de ingresso ser camarote ou pista, decidimos ir embora, pois teríamos que pegar a estrada de retorno, as 5h da manhã. Para quem ia pra Pernambuco, o percurso foi dobrado, mas enfim, tudo ocorreu maravilhosamente bem.

Como uma das bandas era a Voa Dois, revimos o ex-guitarrista de Netinho, Adail Scarpelini, mas como falei, depois do show de Netinho, fomos embora e não deu para ver Adail tocar, mas só de conversarmos um pouco com ele e matarmos a saudade, já valeu.

Em relação aos shows anteriores, tirei poucas fotos e gravei poucos vídeos, até para não repetir.

Aracaju, agora sim posso dizer que já andei por lá. Para quem não sabe, Netinho foi nomeado oficialmente cidadão daquela capital. Espero poder voltar em breve pra lá, até para conhecer a cidade com mais calma.

Infelizmente o áudio dos meus vídeos desta vez não ficou tão agradável assim. Portanto, não disponibilizarei-os na internet e evitar críticas dos outros, pois desta vez, eu mesmo as critiquei-as.

A foto acima, eu tirei na hora que descia em definitivo. Sem saber, eu fotografei a Árvore de Natal de Aracaju - uma coluna ao fundo da imagem, as margens do Rio Sergipe -, que estava em fase de finalização, que foi reconhecida pelo Guiness Book em 2007, como a maior árvore de natal de luzes do mundo e que seria inaugurada na próxima 6ª-feira, dia 28. Sua altura era equivalente a um prédio de 40 andares, ou seja, tinha por volta de 120 metros de altura, e sua estrutura foi montada em um banco de areia que por lá se localiza.

Pois bem: na 2ª-feira, no dia seguinte da minha passagem por aquela capital, aquela mesma coluna que está ao fundo da foto, desabou por volta das 15h, vitimando fatalmente 4 operários que se encontravam no local naquela hora.

Creio que por conta desde acidente, Aracaju não terá a sua árvore de natal, até porque não terá tempo para remontá-la ou colocar uma substituta, como também não há mais clima para reergue-la, até porque, há os custos com a construção da mesma, além que há a lembrança de quê 4 pessoas faleceram.