quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Desmoronamento de prédios, no Rio de Janeiro.


Na noite de 25 de janeiro de 2012, somo surpreendidos com uma notícia de um desabamento de alguns prédios, no centro da cidade do Rio de Janeiro, que ficam atrás do principal teatro de cidade: o Municipal.

Só lamento pelas vítimas e familiares. Não eram prédios residênciais, e sim, comerciais.

Na imagem acima, extraída do "Google Street View", foram os 3 prédios que aparecem após o primeiro , que está na esquina.

Mas uma vez, sempre digo do meu temor em morar em prédios. Ou por vazamentos de gás ou por obras estruturais ilegias nos apartamentos, como também outros fatores, me fazem ter que pensar duas vezes em ir morar num prédio. Quanto mais altos forem, menos interesse tenho.

Já testemunhei um vazamento de gás num apartamento diante ao meu. Só vi foi os vizinhos saindo correndo, assustados, mas nada se agravou. Só vazou. Mas se assustaram e nos assustaram.

Também já vi um vazamento num boteco, na avenida Domingos Olimpio, entre as avenidas Tristão Gonçalves e Universitários, no exato momento em que passava de carro, de frente ao estabelecimento. Só vi foram as pessoas saindo correndo e uma chama de fogo no interior. Isso foi ainda quando a avendia nem era duplicada, em Fortaleza.

Posso ter pego uma certa fobia de prédios, mas isso não está tão grave. Mas em alguns casos, evito usar elevador.

Agora, imagine você, está trabalhando ou no sossego do seu lar, e de repente, ser surpreendido por um desmoronamento vizinho ao seu?

Olho pra esses arranha-céus das grnades cidades, e me pergunto: isso seria necessário, nos dias de hoje, a construção deles?

Agora, uma outra imagem do mesmo prédio. O segundo, mais fino, que fica atrás do maior, foi um dos 3 prédios que desabaram. Ao que tudo indica, pode ter sido ele que causaou a tragédia. Segundo relatos, o prédio veio "deitando" e atingiu os mais baixos.


Vou fazer uma especulação, aqui: Observem na imagem, o prédio branco que desabou, ao fundo, que ele tem algumas janelas, aparentemente irregulares, que podem ter ajudado a prejudicar a estrutura do prédio. Não estou afirmando que elas foram as principais causas do acidente, já que testemunhas afirmam que havia uma obra interna em alguns andares.

Em segundo plano, pode ser visto um prédio em amarelo. Se não me engano, se chama "Colombo" ou algo parecido, que foi um dos três prédios envolvidos na tragédia.

Ainda bem que não havia nenhuma apresentação no Theatro Municipal, na noite de 4ª-feira.


O Theatro Municipal, no centro da cidade do Rio de Janeiro, recebeu ano passado, o presidente dos EUA, Barack Obama, para um pronunciamento. Se o acidente tivesse ocorrido no exato dia que estivesse realizando o seu pronunciamento, poderiam alegar que fosse algum atentado terrorista.
...

 Vista satélite 01, da área que foi o cenário da tragédia.

Vista satélite 02, numa imagem mais atualizada em outro ânglo, utilizei a função "Histórico de Imagens", do Google Earth . Dá para observar o fundo do prédio que desabou, um branco fino, que tinha cerca de 20 andares.


---

Exibir mapa ampliado
---

Nenhum comentário:

Postar um comentário