sexta-feira, 29 de junho de 2012

Encontro com... Fátima Bernardes

Encerrada a 1ª semana do programa da Fátima Bernardes, que achei muito interessante, por sinal, já li muitas críticas ao mesmo.

É como uma novela nova: toda vez que estreia a seguinte, a mídia costuma divulgar os números de audiência, que foi menor que a anterior. e o que vemos, no decorrer dos capítulos seguintes, que as pessoas acabam voltando e passam a acompanhar aquela novela nova, somente da metade pro fim.

Até o povo se acostumar com o novo programa, tem um certo tempo para a adaptação. Principalmente em si tratando da programação matinal da Rede Globo, onde por muitos anos, liderava os desenhos animados em seus programas infantis.

Mas na última década, vimos uma certa decadência deste estilo de programação, e até mesmo, na qualidade dos desenhos apresentados: as crianças não tem um senso crítico aguçado para essas coisas. Exibem qualquer bobagem, e elas acham legais. E a partir desta última semana de junho de 2012, a programação matinal da Rede Globo, deixa de lado seus programas infantis. Bom para outras emissoras concorrentes.

Um detalhe que me chamou muita atenção, nesta 1ª semana de estreia do programa da Fátima Bernardes, foi que coincidiu com as férias escolares de julho, onde muitas crianças, que costumam assistir seus desenhos, já não poderão contar mais com a TV Globinho, durante a semana. Aos sábados, até pode haver sessões de desenhos.

O segundo detalhe é que, neste horário da manhã, muitos adultos estão em trabalho, fazendo almoço, limpando a casa... É meio complicado, também. Por isso que, enquanto os filhos se destraem com os desenhos, a mãe cuida do lar.

Esta é uma mudança muito nova, mas que já algum tempo, as manhãs da Rede Globo já vinha passando por modificações. Agora está 100% destinado há um público adulto.

A minha opinião sobre o programa "Encontro com... Fátima Bernardes", é que mesmo não tenha interesse num determinado tema, sempre surge curiosidades no mesmo. Ainda está no começo, até realmente "pegar". Afinal, só foi 1 semana.

Agora que está no ar, é só fazer aqueles ajustes que só é perceptível, quando o produto já está nas mãos - neste caso, nos olhos - do público/cliente. Porém, o único ponto que acho que nunca me deixou convencido, foi o horário do programa, que ao meu ver, tem mais cara de programa de fim de tarde, no lugar de "Malhação" ou antes dela. Na Rede globo, faltava um progama para discutir certos assuntos, por mais que o tema seja bobo, sempre há uma curiosidade interessante por trás, e que ninguém percebe.

Prefiro ver um programa de boa qualidade, mesmo que não faça bonito nos números de audiência, do quê me submeter ao ver pessoas se expondo ao ridículo e ser a principal atenção dos telespectadores, nesses programas destinado ao "povão", como dizem. Afinal, quem está interessado em saber se progama tal faz 10 pontos ou 50 pontos? A emissora, talvez. Mas o público, tem o controle remoto em poder, nas mãos, para mudar de canal ou desligar a TV. Quem gosta, assiste. Quem não gosta, procure o que lhe agrade.

Por causa do programa da Fátima, cheguei até asssitir ao programa "Bem Estar". Afinal, prefiro programas assim, mais adultos, por um motivo muito óbvio: não sou mais criança. E se quiser ver desenhos animados, sintonizo o canal Cartoon Network.

As críticas já rolam soltas. Mas engraçado que essas mesmas críticas é que fazem mais merchandising ao programa, ao invés de impor o inverso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário