domingo, 24 de junho de 2012

São João e suas consequências

Este povo gosta tanto do São João, leva tanto a sério suas tradições, que é indispensável os fogos e outros efeitos de fogo, mas não pensam nas consequências. São inúmeras recomendações publicitárias, mas parece que entra no ouvido e sai em outro.

É muita coincidência que, numa noite onde fogueiras de São João foram acesas, balões, mesmo que proibidos, são descontroladamente soltos pelos céus, e várias bombas e tiros são estourados de uma forma "adoidada" para todos os lados, e nenhum culpado é encontrado quando acontece um acidente.

Minha mãe, estava anciosa esperando uma amiga para vir passar a tarde aqui em casa. Estranhou por não ter recebido ligação alguma. Foi quando ela ligou para o celular da filha e a mesma retornou. Ficamos sabendo de uma ocorrência.

Incendiaram uma carreta, de frente à casa desta nossa amiga, durante a noite de ontem. Se este incêndio foi criminoso ou não, fica uma dúvida, quando é se analisar que, nesta mesma noite, a cidade estava toda empolvorosa comemorando a tradicional festa junina.

Não precisava sair para a rua, na noite de ontem, para se notar que as ruas, mais pareciam como nos tempos medievais, onde tochas iluminavam as estradas dos castelos, das cortes... Imaginem-se nos tempos medievais.

Tive que fechar as janelas de casa, para abafar o íncomodo das explosões das bombas, os papocos dos fogos e dos tiros de espingardas, bem como evitar inalar a fumaça expelida das inúmeras lenhas que eram queimadas... Quem tem problemas respiratórios, não recomendo vir passar o São João onde a tradição ainda persiste num povo que deixa a sua cultura acabar.

Este é o meu 7º São João em Pernambuco.

Portanto, voltando ao caso do incêndio, é muita coincidência um caminhão ser incendiado logo numa noite onde todos esses fatores, de risco, estiveram presentes. No lugar da carreta, poderia ter sido a casa desta minha amiga, e ter provocado uma tragédia.

Por isso, que desde meus tempos onde morava no Bairro Ellery, numa dessas noites de São João, acho que em 1986, talvez, que passei a temer esta festividade, por conta dos fogos, principalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário