quinta-feira, 31 de maio de 2012

17 anos de uma vergonha

Hoje, 31 de maio, faz 17 anos de um ato que cometi, que me deixou com muita vergonha: empurrei um colega de sala, da escada, no colégio.

Tinha acabado a aula. Eu, repetia a 5ª-série, em 1995, no Colégio 7 de Setembro - Aldeota. Tinha um rapaz, que sentava ao meu lado, e o local era fixado pelo colégio., em todo o ano letivo. Quem foi aluno do & de Setembro, sabe como era o esquema.

Pois bem... Estávamos descendo as escadas. Nossa sala, era no último andar. Só que este rapaz, com uma brincadeira sem graça, me empurrava. Só que já tinha ocorrido num outro dia anterior. Não sei como, mas dei meia volta, e o puxei pelo braço, com uma força que quando percebi, o cara já estava estatalado no chão.

No desespero, deixei mais rapidamente o local, com medo, pois não queria fazer aquilo... Não daquela forma que foi. Simplesmente, aconteceu daquela forma.

Eu poderia ter até matado o cara, com aquela estupidez de revidar uma brincadeira de mal gosto.

Eu sei da vergonha que senti. Não queria me olhar no espelho. Mas o pior momento, foi o dia seguinte.

Gostava demais de conversar com o Amauri. Um cara super gente fina, jamais merecia, da minha parte, um comportamento violento.

Sabe como é você gostar de alguém, e por uma imbecilidade, deixar de falar, olhar nos olhos, de um amigo?

Mas a nossa "briga", durou uma semana, sem nos falarmos. Depois me desculpei, profundamente arrependido.

Infelizmente, aquele ano de 1995, foi meu último ano naquele colégio. Em 1996, enquanto minha mãe resolvia uns assuntos naquela escola, Amauri perguntou por mim, e falou que fazia falta.

Este colégio, "fudeu" com minha vida estudantil. Me reprovou, estando eu, passado. E quando perceberam o erro, já era tarde. Já estava no General Osório, repetindo a 5ª-série.

De lá pra cá, começava o meu martírio para que os anos passassem rápidos, pra terminar meus estudos.

Se hoje em dia, não tenho vontade de fazer faculdade, deve-se à este problema com o 7 de Setembro. Por isso, o que me ocorreu no dia 30 de agosto de 2001, tem influência desde então.

Pois uma coisa é certa. Do Colégio 7 de Setembro, só a amizade do Amauri, me fez falta. Na época, tinha 13 anos.

Colégio General Osório, pra mim, foi um acidente de percurso. Hoje em dia, relembrando o passado, percebo que o melhor pra mim, deveria ter procurado outra colégio, pois aquilo, era uma porcaria. Não estava ao meu nível. Se fui parar lá, foi devido ao erro do colégio anterior.

Foi por causa de uma ex-vizinha, que estudava no Colégio Batista Santos Dummont, que acabou me convencendo ir estudar lá, desde quê, a minha intenção, seria terminar meus estudos, no Colégio 7 de Setembro, porém, nem este término foi realizado no Batista.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Sua imagem "fechando" a novela


Se você quer fazer um igual, siga as instruções neste link: "Photoshop reproduz cena final dos capítulos de "Avenida Brasil".

Nina (Débora Falabella), é a persoangem que mais fechou os capítulos da novela, chamando atenção dos mais observadores. Acho que até ontem - 29 de maio -, vamos colocar uns 95% da novela.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Novela "Carrossel", versão 2012, no SBT

Vi o 1º capítulo do remake da novela "Carrossel", no SBT. Mas fica difícil poder comparar uma novela, a versão original mexicana, com a versão atual brasileira.

A única coisa que realmente me intrigou foi a atuação artificial. Melhor ver os capítulos seguintes, pra ver se a história, terá as mesmas travessuras da versão mexicana. Lógico que terá algumas atualizações.

Sei que na "Carrossel" mexicana, eu embarquei muito mais, nas duas reprises em 1995/1996, onde pude acompanhar com mais atenção, do que nas duas primeiras exibições.

Por enquanto, achei fraquinha, a Prof. Helena atual. Mas aí, nas cenas dos próximos capítulos, pode ir melhorando.

Já sei de tantas notícias, lendo na internet, que seria melhor dá um tempo nos noticiários noturnos e embarcar nesta nova "Carrossel".

Lembrando que não costumo assistir as novelas de outras emissoras.

Se não gosta de gatos, respeitem quem gosta.

Ontem mataram uma gata minha. Era uma preta, e deixou seus 4 filhotes, órfãos. foi igual quando aconteceu com ano passado, quando esta mesma gata, era filhote e junto com seus irmãos, perderam, aos 2 meses de vida, sua mãe, pelo mesmo motivo: envenenamento.

Por conta disso, seus 4 filhotes siameses, teremos que nos desfazer, por mais que eles estão naquela fase de sabinhos e do apego. É porque eles já estão começando a entra na fase de subir no muro.

E outra: muito em breve, deixaremos de morar em casa para um apartamento. E os gatos, irão para um local onde a gente conhece, pois temos uma segunda casa para eles.

Há muitas pessoas que riem, quando comento que morreu mais um gato. Mas nem eu, nem minha mãe, rimos de uma situação que nos entristecem.

Nós vimos muitos desses gatos nascerem, e cuidamos de todos, com amor e carinho. Nenhum veio de rua, com exceção da Arisca - que depois comento sobre ela, neste texto.

Pela manhã, um vizinho bateu em nossa casa, e chamou meu pai para ver um gato, que estava durante o ataque. E como na casa deles possuem ratos, colocam veneno. E os gatos, que poderiam ajudar a exterminar esses ratos, são ignorados por eles, e continuam colocando os seus venenos de ratos. Só que além dos roedores, também morrem os meus gatos, que muitas das vezes, não tem a chance e tempo de voltarem pra casa, e morrem por aí, na rua, sem ao menos sabermos onde eles estão.

E os que conseguem voltar, nós não damos conta de salvá-los, pois sempre acontece pela noite ou quando estamos ausentes.

Só neste mês de maio, perdemos 3 gatos. Esta gata preta, que morreu envenenada, foi a 3ª. A 1ª deste mês, foi a filha de outra gata, que comentei que estava procurando um lugar para enterrá-la. Só que tenho uma suspeita que ela morreu por conta de uma tentativa de estupro de um outro gato, que estava no cio.

E há 1 semana, notei que a gata matriarca dos meus gatos, a Arisca, ela permanece sumida. Creio que ela também está entre os 4 gatos mortos, no último mês, entre abril e maio.

Se você não gosta de gatos, ao menos, respeitem-os, e respeitem as pessoas que gostam e dedicam seu tempo, cuidando deles. Não precisam, covardemente, maltratá-los ou exterminá-los. Não é só porque eles são animais, que devem ser tratados como tal.

Eles também ajudam cuidar da casa, se não sabem, exterminando os ratos e outros bichos, que por natureza, eles são predadores, e com a natureza, não se deve brincar. E uma deles, já me salvou até de uma cobra coral, que estava escondida debaixo de um tapume, há quase 3 anos atrás.

De 2007 pra cá, nasceram mais de 50 gatos aqui em casa. Já tenho uma certa experiência com eles, e noto que algumas pessoas que visitam minha casa, se incomodam com a presença deles. Se cada um tem alguma experiência traumática com eles, não tenho nada haver com isso. Só exigo que, respeitem o lar onde eles nasceram. Claro que quem tem alergia aos pêlos dos felinos, aí sim, trataremos de providênciar um abrigo fechado ou islado para eles.

Sempre tenho que ouvir perguntas: "E eles não "azunham" vocês, não?!" Alguns são ariscos, mas não chegam neste estágio, pois eles sabem que deste sempre, nós aqui somos seus donos. Como o gato pode atacar a quem lhes dão comida, carinho e amor? E se isso acontecer um dia, este imediatamente será descartado.

O que acho interessante nos gatos, são os temperamentos de cada um. E os filhotes que ficaram órfãos, aos quase 4 meses de vida, os siameses, são todos dóceis. Ainda mamavam, mas já estava na fase dos finalmente. Já comem ração.

E repito: se não gostam de gatos, respeitem-os e deixem-os livres, pois atrás de cada um, há alguém que cuide deles.

sábado, 19 de maio de 2012

#Cheias de Charme: "Vida de Empreguete"


A novela, "Cheias de Charme", já caiu no gosto. Agora então, depois que o vídeoclip das empreguetes vazou pela internet, o sucesso vai estourar.

Confiram a letra e o link com o vídeo que Rosário, Penha e Cida, gravaram na casa de Chayenne, com a direção de Cleyton.

Vídeo Clip: "Vida de Empreguete".


E o vídeoclip, foi exibido, na íntegra, no capítulo do dia 21 de maio de 2012, na penúltima parte.

Estou amando a novela, "Cheias de Charme". Dá gosto de acompanhar a saga das três Marias.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

18 anos da novela, "Tropicaliente"

Há 18 anos, na Rede globo, estreava uma novela das 18h, que mudou uma opinião sobre novelas. Naquela época, começava a ver novelas com mais intensidade.

A grande novidade, foi que, ao invés do cenário principal, serem as cidades de São Paulo ou Rio de Janeiro, o enredo desta novela, se passava em Fortaleza, no Ceará.

Sabe o que é você ver uma novela, onde a paisagem, as ruas que andanmos, locais que conhecemos, está alí, na tela da TV, em rede nacional, e não como uma reportagem jornalística e sim numa novela?

""Tropicaliente", só veria novamente, quase 6 anos depois, quando reprisou no "Vale a Pena Ver de Novo", e isso, parece que me libertou, num intervalo desta espera, de poder rever a minha cidade e a história dos personagens daquela novela, de Walther Negrão.

Houve, em 1998, outra novela, que se passava no Ceará, mas "Meu Bem Querer", nem se compara ou tenha sido melhor que "Tropicaliente", que na verdade, era a 2ª novela que era gravada em Fortaleza. Em 1982, uma novela, de Ivani Ribeiro, "Final Feliz", também teve cenas gravadas no ceará. Mas aí é o seguinte: nasci em 1982, então, ficarei aguardadndo o Canal Viva poder reprisar esta novela, pra conhecê-la.

Ceará foi cenário de outras teleproduções: Houve, na década de 80, uma minissérie sobre Padre Cícero, e então, gravada em Juazeiro do Norte. E em 2009, a temporada de "Malhação", daquele ano, teve início, durante 3 semanas, em Canoa Quebrada, Aracatí, com cenas gravadas no parque aquático, Beack Park, que em "Tropicaliente", se chamou: "Gitanos do Mar".

Tá certo que, na reprise, houve somente 80 capítulos contra 191 originalmente. Mas levamos em conta que, os capítulos no "Vale a Pena Ver de Novo", tem 1h:30 de duração contra 45 minutos, de uma capítulo normal de uma novela das 18h. Praticamente, 2 capítulos em 1, além de não ser exibida aos sábados. Seria 194, porém, durante a Copa de 1994, houve 3 capítulos não exibidos, por conta dos jogos que extrapolaram o tempo normal de tiveram que ir para prorrogações e penaltis. Se fez sucesso ou não, na reprise, o que importa, é que revi-a.

E se o Canal Viva, reprisasse "Tropicaliente", eu veria de novo, em qualquer dos dois horários.

Abertura da novela:


"Tropicaliente", foi exibida originalmente entre 16 de maio de 1994 à 31 de dezembro do mesmo ano, quando foi reprisado o último capítulo. Já em 2000, foi exibida entre 20 de março à 07 de julho do mesmo ano.

E foi muito engraçado ver uma paisagem da cidade 6 anos mais nova da que estava vendo, em 2000. A AV. Beira-mar, por exemplo, achei muito mais "vaga" em relação ao ano 2000. Afinal, em 6 anos, muitos prédios foram construídos.

O shopping Iguatemi, na expansão daquela época, também serviu de cenário, e uma das cenas está Dalila e Açuncena, se divertindo no navio pirata, que havia na praça de alimentação. Já no ano 2000, os brinquedos já eram outros, e atualmente, não existe mais aquele parque, bem como o shopping já foi ampliado outras vezes.

Um tio meu, que morava conosco, viu a gravação desta cena, in loco:



Parte do 1º capítulo, da exibição original:


Lógico que toda esta novela, pra mim, é especial, e comparia o DVD, se fosse lançado.

Tenho sim, os 2 CD's de sua trilha sonora:

Tropicaliente Nacional
Capa: Paloma Duarte

01   "Meu Amor, Não Vá Embora" - Beto Barbosa
02   "Pensamento" - Cidade Negra
03    "Menina" - Netinho
04    "A Praieira" - Chico Science e Nação Zumbi
05    "Sim Ou Não" - Djavan
06    "Não Dá Para Mim" - Megabeat
07    "Coração da Gente" - Elba Ramalho
08    "Tanta Solidão" - Roberto Carlos
09    "Menino Lindo" - Flor de Cheiro
10    "Muito Romântico" - Maurício Mattar
11    "Princesa" - Jorge Ben Jor
12    "O Bem do Mar" - Dorival Caymmi
13    "Praia Nua" - Jorge Vercilo
14    "Swing da Aldeia" - A Caverna


Tropicaliente Internacional:
Capa: Herson Capri

01    "Porque Te Vas" - Jose Luis Perales
02    "Conga" - Gloria Estefan
03    "Ansiedad de Besarte" - Nat King Cole
04    "Piel Canela" - Linda Ronstadt
05    "Quien Me Tienda La Mano" - Pablo Milanés
06    "La Magia Del Ritmo (The Rhythm Is Magic)" - Marie Claire D'Ubaldo
07    "Años" - Mercedes Sosa & Pablo Milanés
08    "Viviré" - Juan Luis Guerra
09    "La Gota Fria" - Carlos Vives
10    "El Dia En Que Me Quieras" - Luis Miguel
11    "Cuando Calienta El Sol" - Trini Lopez
12    "Nosotros" - Eydie Gormé & Trio Los Panchos
13    "Oye Como Va" - Santana
14    "El Reloj" - Francisco Xavier
15    "De Que Callada Manera" - Ana Belén & Pablo Milanés
16    "Canción Unidad" - Pablo Milanés

Da trilha sonora nacional, dois cantores tornaram-se meus ídolos: Jorge Vercillo e Netinho. Cada um, tenho seus discos.

Independente da música deste vídeo,tenho esta cena como uma das minhas inesquecíveis:


Netinho comecei a comprar seus discos logo depois que a novela acabou. Bom, falar deste cantor não é surpresa no meu blog. A surpresa seria com que tom, falo atualmente sobre este artista. Só digo que o tempo, faz a gente mudar de opinião.

Já Jorge Vercillo, comecei a partir de 2003, mas em virtude do tema da minissérie "A Casa das Sete Mulheres", mas há anos, quera o CD que possui o tema da novela "Tropicaliente". Sim, já tenho todos. Não é a toa que sempre que escuto "Praia Nua", mato as saudades de Fortaleza.

Uma cena onde toca a canção, "Praia Nua", de Jorge Vercillo:


Uma empresa de ônibus que apareceu bem, durante a novela, foi a extinta "Iracema". Uma cena é entre Adrenalina e Pessoa, quando eles se conhecem, ao trombar um com o outro, enquanto um come um "sanduba". Aparece o ônibus-jardineira da "Iracema" enquanto os dois se entre olham, entre ele e a garota some.

Açucena vai nadar com Dalila (Carla Marins) no rio e reencontra Vitor (Selton Mello). Mas o seu irmão, Cassiano (Márcio Garcia) espanta o rapaz.


Mas como toda novela, um dia, seu final tem que chegar. Confesso que foi difícil aceitar que a novela "Tropicaliente" tenha chegado ao seu fim.

Sabem, Tenho uma esperança de rever este novela, na íntegra, ou no "Vale a Pena Ver de Novo", que acho meio improvável, ou no Canal Viva. Mas se fosse disponibilizado em DVD, seria melhor ainda, pra guardá-la para sempre, de recordação.

sábado, 12 de maio de 2012

Uma verdade nada charmosa

Leandra Leal e Ricardo Tozzi
O pior medo de um fã, é ser humilhado pelo seu ídolo, até mesmo em um sonho ruim. Ah se fosse somente em novelas, como em "Cheias de Charme", quando Rosário teve um sonho ruim, onde seu ídolo, Fabian, a humilha.

Eu já tive sonhos ruins assim. E não estava muito longe de se tornar realidade. Notei uma mudança muito grande, quando tive meus perfils bloqueados para curtir e comentar numa fan-page no Facebook, como, por duas vezes, fui bloqueado no Twitter. E não sei, até hoje não entendi, o real motivo para o porque disso.

Esses tipos de humilhações, não é necessáriamente ser uma ofensa verbal, mas uma mudança de comportamente do ídolo com o fã, uma simples recusa de mais uma foto, uma parada para uma conversa com mais calma com o fã ou entre um grupo, longe daquele estresse anti e pós show, que viaja quilometros país afora, só para saudá-lo e curtir mais um show. É um desrespeito, iludir um fã, com falsas atitudes.

Esta novela atual, das 19h, da Rede Globo, veio num momento certo com um tema muito interessante, que está me fazendo refletir.

Sonhos, podem lhe dar uma resposta à realidade. E quando cismo com um sonho, é certeza de uma decepção na vida real. A intuição pessoal, nunca falha.

Já tive o meu momento "Rosário" de ser. O encanto pelo seu ídolo, é tão grande, que a sua cegueira não deixa perceber a falsidade e antipatia de Fabian, que se mascára com um sorrisinho falsamente humilde e demonstra uma simpatia, ídem.

Mas no final, quem sai perdendo, não é o fã, que após cair em sí da real face do artista, acaba por se libertar desta fase fanática por fulano, e deixar de endeusá-lo.

Fanatismo, nada mais é que uma espécie de maldição, que não leva à lugar nenhum. E Jesus Cristo, é um dos principais exemplos mundial deste satanismo... ops, perdão: fanatismo.

Será que Freud conseguiria explicar isso?

Um fã ser humilhado pelo seu ídolo, é uma verdade nada charmosa.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Agora é "Seu Maxixe".

Não tinha como não me manifestar, mas hoje, através do Facebook, fiquei sabendo que um integrante, se não O INTEGRANTE, pra terem uma noção de como esta pessoa foi fundamental para nos liberar para ter acesso ao camarim de um cantor, durante esses últimos 5 anos.

No começo, quando ninguém conhecia ninguém, era aquela coisa. Mas como sempre, já havia aqueles mesmos rostos, acabou-se iniciando uma bela amizade.

Havia shows, que eu realmente, não estava afim de ter os privilégios de acesso ao camarim, ver o show no palco ou em cima do trio, só para não abusar muito, como sempre vejo. Mas como nos últimos tempos já vinha observando um certo desgaste, com a informação de hoje, a corda arrebentou-se, caso eu ainda estivesse ainda naquela vibe.

Houve um show, em janeiro de 2010, que ele comentou pra mim e dua amigas minhas, que foi em março de 2005, que começou a trabalhar na equipe deste cantor. E sou testemunha de como ele teve trabalho, afinal, dos 49 shows que fui, em todos esteve presente.

Me lembrei até do meu sonho, onde ele, além de trabalhar como roodie um, ainda tinha a mesma função para a apresentadora Xuxa.

Agora B2 é atualmente, "Seu Maxixe", e que a gente se encontre aí pelas estradas da vida.

A única certeza que já tinha, era que depois da decisão que tomei em diminuir drasticamente a minha presença nos shows de Netinho, os encontros também reduziriam. Agora é que aproveito esta informação e confirmo que shows de Netinho, agora serão bem esporádicos: vou quando der e achar que devo ir, mas sem fanatismo.

Boa sorte em sua nova etapa, B2. Sei que nos seus últimos 7 anos, o trabalho foi compensador. Sabemos que você é competente. E obrigado pela atenção que sempre nos deu.