quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Quem domina, sabe responder

Reparem uma coisa:

Quando nos perguntam algo, sobre a vida, independente de algum assunto específico. Se o assunto for de nosso domínio, a gente responde claramente e com rapidez.

Mas o porque disso: porque de certa forma, como é um assunto de nosso interesse pessoal, estudamos e pegamos o máximo de informação possível daquele tema.

Se me fizerem um questionário sobre novelas, por exemplo, 80% ou 90% das questões posso acertar, ou não.

Agora coloquem alguma prova de matemática, pra ser se respondo corretamente, mesmo tendo aulas sobre o assunto? Passei anos com isso. E como era uma matéria desinteressante pra mim, não cheguei a dominá-la, por mais concentração que tivesse em sala de aula. Nunca obtia resultados satisfatórios.

Quando dominamos aquele assunto de nosso interesse, as informações que recebemos se acomodam tranquilamente em nosso cérebro, e não tememos de nos enganar em dá respostas, quando elas nos forem questionadas.

Errei 4 questões o exame de legislação. Não achei difícil, porque eu tive interesse em tirar minha carteira de motorista - E TEM GENTE QUE AINDA ME PERGUNTA QUE TENHO CNH. Não achei difícil, porque já tinha conhecimento de algumas coisas, ao logo da minha vida, até aquele momento, bem como, estudei o manual de instrutor, afinco.

Enquanto tinha aulas particulares de matemática por horas, e só faltava ter um curto-circuito na cabeça, no máximo conseguia tirar um 4 ou 5. Eu, se tivesse feito algum ENEM, por exemplo, não perderia meu tempo fazendo cálculos, porque ia perder todo o tempo estipulado.

Quando tema é de nosso domínio, sempre temos as repostas daquelas questões já prontas, sem titubear. Agora, quando não, não adianta enfeitar em respondê-las. Assuma com verdade que não sabe responder.

Porque que a grande maioria reclama das provas, no colégio? Porque elas não tem interesse algum em fazer aquilo. Estão fazendo, por obrigação. E tudo que é por obrigação, quando não se tem interesse, não tem concentração e dedicação que dê jeito. Soa falso. Você pode estudar horas e até decorar, mas não entenderá e até esquecerá.

Quem realmente se interessa, se dedica, nunca chegará ao ponto de perguntar ao mestre, se aquela avaliação será realizada em dupla, grupo ou até mesmo, pesquisada. Quem estudou, seja o assunto qual for, no colégio, no trabalho ou no próprio lazer, ela resolverá as questões, sejam teóricas ou práticas.

Nós estamos em estudo, todos os dias, sempre que somos informados de algum assunto.

Se as pessoas tem domínio em fofocar, é porque elas passam tempo se dedicando ao tema, fofoca. Se tem domínio com novelas, é porque passam o tempo lendo sobre elas. Se tem domínio com eletrônica, é porque sabe mexer.

Se quem quiser dominar os assuntos da vida, dediquem à elas, desde que seja do seu interesse pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário