sexta-feira, 16 de maio de 2014

Tropicaliente: 20 Anos

"Morena que dança no mar de Alegria / Que faz a tribo cair na folia"... Era com esses versos que há 20 anos, estreava a novela global, "Tropicaliente".



Gravada na minha cidade natal, Fortaleza e em vários outros lugares litorâneos do Ceará, como na gruta da Praia das Fontes e Beach Park, que ganhou o nome de "Gitanos do Mar" ou algo parecido com isso, é para mim, uma novela especial.

Há quem tenha desgostado dela. Mas eu não. Amo demais e reveria pela 3ª vez, e talvez, nos dois horários de exibição, se fosse exibida no Canal Viva.

Foi a partir desta novela que o cantor baiano, Netinho, se tornou um grande ídolo, desde então, pra mim, que dura ainda. Atualmente, até mais moderado, mas antes, o fanatismo era de uma certa loucura. A sua versão de "Menina" foi tema da personagem, Amanda (Paloma Duarte).

Trilhas sonoras e enredo à parte, era muito interessante ver, numa novela, as ruas, as praias e alguns lugares que eu frequentava.



Exibida entre 16 de maio à 31 de dezembro de 1994 e reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, entre 20 de março até 07 de julho de 2000, seria legal, 20 anos depois, rever aquela Fortaleza: prédios que naquela época não existia, bem como a 1ª expansão do shopping Iguatemi, ainda quando tinha aquele navio pirata e umas poucas lojas. Na reexibição em 2000, 6 anos depois de sua exibição original, já foi possível notar uma cidade diferente.

Não sei se a novela tem chances de ser exibida no Canal Viva, por achar que o canal merece exibir novelas clássicas, como as que já foram e estão sendo exibidas, mas de certo, se lançada, em DVD, não quero saber o valor: compro, não no ato da primeira vista, mas compro com certeza. Em 2000, queria ter gravado-a, mas deu uma certa pane na antena externa que era ligada aos videocassetes.



Ainda prefiro a novela "Tropicaliente" do que a "Meu Bem Querer", que também teve cenas gravadas no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário