sexta-feira, 23 de maio de 2008

Se incomodo, me ignorem: sua ausência não fará falta

Durante o mês de novembro de 2007, enquanto recebia recados de contatos do MSN para que eu mandasse beijos e abraços para Netinho, no show que estava preste em acontecer naquela época, num interior daqui de Pernambuco, eu pensei em criar algo que pudesse realizar isso. Então, resolvi pegar algumas fotos de algumas pessoas e criei uma espécie de lista, para que eu pudesse entregar à Netinho após o show.

Isso foi feito, tanto que o próprio perguntou que lista era aquela e comentou se era para procurá-los. Daí acabou sendo batizada de: "Listas dos Procurados". Só que não imaginava o que estava por vir: a tal lista foi a maior sensação do blog naquela época e muitos comentários.

Por conta deste sucesso, ela ganhou mais 4 edições, até a data de 18 de maio de 2008, e acho super legal quando me escrevem felizes, me agradecendo, pois de alguma forma, fiz com que aquela pessoa, que ainda não teve a oportunidade de ficar ao lado do ídolo, e que ele tomasse conhecimento da existência dela. E eu acho que nenhuma outra pessoa foi capaz de fazer isso. Acho que nenhum outro fã para outro ídolo, faz o que faço.

Eu como fã, sei muito bem o que é você ter aquele sonho de ficar perto do seu ídolo, de poder falar com ele olho-no-olho. Esperei por este momento por 12 anos, e quando meu dia chegou, foi aquela alegria inesquecível, coisa que dinheiro no mundo não paga e a inveja ou ciúmes dos outros não destruirá jamais. Não precisei de ajuda de ninguém, não conhecia ninguém, quando estive pela 1ª vez ao lado do meu grande ídolo, só levei um empurrão, literalmente, e do meu pai. E ainda sempre estava sem companhia alguma nos 4 primeiros shows que fui. E farei o meu possível de fazer com que uma outra pessoa, que ainda não teve e sonha com esta oportunidade, tenha, pois fã que é fã, e sendo do mesmo artista, se juntam e se ajudam. Claro que há momentos que tudo isso não é possível sempre, mas a gente tenta, depende do tipo de evento.

Mas o que sempre penso é que temos que controlar o nosso fanatismo por algo ou alguém, - e já fiz um post sobre isso, acho que no mês de fevereiro -, pois isso cegam-nos sim. Admirar, seguir o seu ídolo é muito bom, conversar com ele e ter o seu nome falado por ele durante o show, é super emocionante... Mas também temos que respeitar o seu momento, o seu espaço, o tempo dele. É só tirar por sua própria popularidade: não há momentos que você não está com disposição alguma para que te façam companhia? Isso não quer dizer que estamos sendo antipático com alguém, mas pelo menos tentem respeitar este momento alheio e evitar certos constrangimentos entre ambas as partes.

Há quase 2 anos venho observando certos comportamentos com um pouco mais de atenção, até pra saber melhor no terreno onde estou pisando. Mas tudo no exagero, chama atenção das pessoas, e nisso começa os tais lamentáveis comentários. E isso acontece em todas as áreas de trabalho ou lazer, e sempre em quem se destaca mais.

E se acontece tudo isso num local, pode acontecer o mesmo em outro. Então, esta discussão aqui não é específica para ninguém. Falo de um modo geral. Todo canto há isso, principalmente em meios virtuais.

***

Contudo, não sei se isso despertou inveja em pessoas que não tiveram a mesma iniciativa em fazer o que fiz ou faço. Mas não é só por conta disso, como também com a minha onipresença em blogs ou onde quer que seja. Não entendi o porque das críticas de uma enquete que realizei numa comunidade no orkut, se esta mesma enquete poderia ter sido idealizada por qualquer outra pessoa, inclusive até por quem está listada nela. Só porque a idéia saiu da minha cabeça?! Se ninguém inicia, um voluntário tem que por em prática, não é mesmo? Fiz tudo aquilo na inocência.

Já até me pediram para deletar, mas se cancelá-la, estarei dando razão aos críticos, além de ficar super magoado com esta censura e de retirar o meu direito de expressar algo.

Sinceramente, cansei!!! Cansei de não poder ter o meu direito de expressar meus pensamentos, de poder realizar certas pesquisas, sem ser alvo de críticas abusivas. Cansei de ser o centro da inveja alheia, de comentários abusivos de baixo calão escritos publicamente, principalmente da covardia dos que se escondem por trás de um orkut falso. Cansei de não poder brincar com os meus amigos, sem termos a paz que não nos dão: sempre interferindo com certos comentários. Portanto, por conta disso, declaro que a brincadeira que costumo fazer, está suspensa, até 2ª ordem, porque não sei se alguns desses "amigos" não estão sendo falsos comigo. Que a minha paciência com alguns membros - os falsos, claro - na comunidade chegou no limite, e agora, minha participação por lá, nada mais será do quê extremamente necessário. Foram 3 vezes que isso me ocorreu por lá. Como diz o ditado: "3, já é demais".

Depois deste episódio lamentável, como nas vezes anteriores, este tipo de movimento pára, passa algum tempo, até para ver se o povo esquece e depois volta a atacar. Vou ver quem será a próxima vítima. Na época do carnaval, houve isso. Ameacei naquela época em me afastar depois de fazer defesa às vítimas porque sobrou pro meu lado, e tive que me retirar da comunidade por 24h, mas voltei. Mas desta vez será diferente.

Isso um dia ainda destruirá tudo. Pode até demorar, mas a paciência chega ao limite com essas covardias, apesar que há pessoas que já estão acostumadas com isso. Aí, só quero ver gente reclamando que fulano é antipático, que nem dá atenção devida, e que só quer mesmo é ganhar a grana e ir embora, enquanto durante o evento, fazem os outros de babacas. Mas pode acontecer, devido essas imbecilidades desse povo que chateiam.

Mas uma coisa é certa: não deixarei jamais de participar de nada, mesmo que insinuem que eu queria ser o dono. Podem falarem o que for, como anônimos ou usando pseudônimos, mas o que vale é o que sinto, a minha grande admiração que tenho por quem quer que seja, e isso não é falso, nem tampouco interesseiro. Esses tipos de sentimentos me enojam. Só quem diz respeito aos meus atos, é a minha consciência. Falem o que quiserem, só espero que não destruam o meu sonho real, que matem os meus momentos.

Se eu quiser ser alguém como ele, independente da profissão que siga, eu tenho braços, pernas, bom senso e saúde para correr atrás. Não preciso me "escorar" em ninguém, nem ter inveja para vencer na vida, pois assim não terá graça alguma na luta por um lugar ao sol. A inveja é para os que não são capazes de agir, tomar alguma atitude, para quem não acredita em sí próprio, para quem não luta, e para quem tem medo de perde a atenção de alguém.

Se essas pessoas não sabem se juntar num grupo, que culpa tenho eu? Que fique na sua e deixem-nos quietos e os outros participarem, se expressarem em paz.

Quando acontece isso, de sermos acusado por alguém, desconhecido ou supostamente, subitamente assim sem mais nem menos, por mais que não devemos respondê-los para não rebaixarmos ao mesmo nível, temos que dá pelo menos um direito de resposta, educadamente, e mostrar a nossa defesa. Caso prossiga, agradeça, pois sua consciência é o que mais te importa. E sempre que acontece algo assim, pode sair de alguém de dentro, que nos conhece. Mas haverá uma hora, acabará sendo desmascarada.

Fico aqui pensando: o que já mandaram para lá? Será que já andaram falando algo ao meu respeito? Talvez sim, talvez não! Quem deve saber é o proprietário, que faz bem em ignorar esses comentários, como já aconteceu com os meus. Mas em quem ele levará em consideração: o acusador ou a vítima? Ou quem é mais próximo à fulano?

A gente sente um clima que vai se transformando para o lado escuro, vai pesando. A gente sente quando alguém vai se afastando aos poucos, e ela não tem nada haver com os despeito dos outros. A gente cria uma espécie de dúvida em relação aos fatos acontecidos, das pessoas... Isso há horas que nos derruba, que nos fazem desacreditar em tudo. Será que há algum tipo de ironização nas costas dos outros?

Se não sabem brincar, dialogar, se expressar, etc., não se intrometa e deixem os outros fazerem. Se incomodo alguém, que me ignorem: sua ausência não fará falta, mas jamais me falte com respeito sem antes me conhecer primeiro. O melhor de tudo: nem se atrevam em me dirigir a palavra se minha presença lhe incomoda. E nisso, já estou mais do que acostumado.

E quem insinuar em dizer que tem gente que se acha o dono de tal estabelecimento, só porque freqüenta-o muito, só posso dizer que o local é de acesso livre e público. Se você pode, quaisquer outro indivíduo tem os mesmo direito de freqüentá-lo também o mesmo espaço que você e/ou com uma freqüência maior que a sua. Que mal há? Precisa ironizar publicamente em comunidades de sites de relacionamentos? Creio que isso é dispensável, além de ficar um tanto feio para o autor de tais palavras, o leitor vai acabar tendo uma visão muito lamentável.

No meu caso, tem dias que estou com vontade de passar mais tempo, mas tem outro que só fica nos comprimentos, e tem aqueles que realmente são atos falhos, isto é, aqueles que entramos e depois nos arrependemos, e até acontece por pura inocência, mas que pode soar num outro tom da interpretação.


"Se incomodo, ignorem. Não gosta de mim? Olha a minha cara de preocupado! Sua inveja só aumenta o meu ibope e o ego. Mas exigo respeito, pois eu sei que queres que a recíproca seja verdadeira e deixe-me freqüentar o mesmo espaço que você freqüenta em paz".

Um comentário:

  1. Espero poder conversar a respeito disso contigo....
    Beijos
    Te gosto muito, e vocÊ sabe disso.

    ResponderExcluir