domingo, 11 de setembro de 2011

10 anos dos atentados ao World Trade Center.

Há 10 anos atrás, estava sozinho lá no apartamento. Já fazia alguns poucos dias que tinha abandonado meus estudos, no colégio. Mas este é um assunto que tenho comentado em algum dia 30 de agosto, espalhado em meu blog.

Estava lá em casa, sem fazer nada. Só ouvir CD, música em rádio ou ver TV. Muitas pessoas devem até comentar: "Ô vida boa..."

Vida boa, na visão deles, até pode ser, pois pra mim, aquela vida boa como a grande maioria acham que estava tendo, que não entendem e não perco mais o meu tempo explicando os motivos que me fizeram abandonar o colégio em 2001, só eu sei o nível de estresse que me encontrava naquela época.



Bom, seguindo o que quero realmente comentar: Há exatos 10 anos, estava eu, ouvindo meus CD's pra relaxar de todo o estresse em que estava passando naquela época, principalmente, aceitar aquele novo momento de ex-estudante.

Como não tinha ligado a TV, pelos motivos que não tinha nada que me interessasse assistir algo naquela manhã, nem sabía o que estava acontecendo mundo afora.

Aliás, ouvir uma nota em uma rádio, de um acidente de um avião com um prédio, lá em Nova Iorque, mas nem dei tanta importância.

Mas tomei conhecimento que o acidente era mais grave que imaginanva, quando liguei a TV para assistir ao Jornal Hoje, e me deparar que o mesmo já estava no ar, antes do seu horário normal. Tratava-se de um plantão urgente: O tal acidente num prédio, em Nova Iorque, que tinha ouvido minutos antes no rádio, na verdade, se tratava de um atentado terrorista.

Conforme as notícias renovadas surgiam, me prendia de frente à TV, e me assustava, pois naquele exato momento que liguei a TV, parece que as torres do World Trade Center começaram a cair.

Estava sozinho em casa, vendo tudo aquilo. Meus pais, no trabalho deles. Tá certo que aconteceu muito longe de nós, só que naquele momento, aquilo parecia que estava acontecendo muito próximo de nós. era a sensação que tive, naquele dia: De repente, os EUA ficou perto ,parecia que aquilo estava acontecendo num bairro vizinho.

10 anos depois, parece que aquilo foi agora a pouco. O tempo parece que aparou, quando surgem as imagens dos atentados, muito mais nesta semana que a mídia está divulgando com muita frequeência, os 10 anos dos atentados terrosristas ao World Trade Center, em Nova Iorque.



Não tem como não ainda se impressionar ao rever as imagens de ambas torres, com mais de 100 andares, ruindo, com quase 3 mil vidas lá dentro, queimando naquele fogo, sendo esmagadas com o peso das ferragens e concreto, além dos que se jogaram lá do alto, numa tentativa, em vão, de escapar daquilo com vida.

Acho que aquilo me deixou tão impressionado, que acabei desenvolvendo uma certa fobia com alturas, mas estando dentro de um prédio.

Engraçado que para nós do ocidente, achamos e temos certeza que o que fizeram nos EUA, foi algo de loucura. Mas para quem fez, aquilo foi um ato normal, porque pra eles, é cultural.

E observando isso, este fanatismo por religião, que fico temeroso no que outras podem fazer, caso ultrapassem certos limites.

Que os EUA era a maior potência econômica do mundo, e porque não dizer "a dona do mundo", deixavam outros povos com uma certa revolta. Enfim, é um assunto muito complexo para entrar em detalhes. Só estou pondo a minha visão do que acho.

Alguns canais de televisão, aberta e paga, neste exato momento, estão transmitindo a cerimônia de 10 anos daquela tragédia cinematografica real ao World Trade Center.

Mesmo quem não tem algum conhecido que estava naquele dia, naquele momento, o mundo ainda se mantém chocado com aquele acontecimento. Qualquer um de nós, poderíamos está naquele prédio, caso o nosso destino tivesse sido diferente do atual.

10 anos se passaram e vimos que o novo complexo já está com um bom andamento. Claro que não irão reconstruir as duas torres gêmeas, mas um novo prédio mais alto de Nova Iorque.



E esta supreação é bonita de ser vista. Só que sabemos que mesmo em crise, eles são ricos.

Agora, imagine se fosse no Brasil? Acho que até hoje, ainda estava retirando escombros do prédio, no terreno de onde ele estava construído.

"11 de Setembro": como o sonoridade em falar esta data soa forte, já notaram? Mesmo sendo a data de emancipação da cidade onde moro atualmente, nem me lembro que é aniversário dela. Afinal, não sou dqui mesmo, então nem me lembro deste detalhe. A data até ofusca esta comemoração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário