segunda-feira, 26 de março de 2012

Por onde andam, os vencedores do prgm. FAMA?

Estava hoje, me lembrando do Programa FAMA, que era exibido nas tardes de sábado, entre 2002 e 2004. Teve 4 edições.

Me lembrei, porque li uma crítica sobre Tiaguinho, que fez sua primeira apresnetação solo, após o encerramento das atividades do Grupo Exaltasamba.

Na crítica, dizia que no seu show, ele ainda parece não ter se encontrado em sua carreira solo... Mas como ele vai se encontrar, se o "Exaltasamba" ainda está fresco em sua carreira, e na maioria de suas músicas, são do repertório do "Exaltasamba". Acho que ainda é muito cedo de tirar certas conclusões. Melhor primeiro, deixar Tiaguinho ganhar uma imagem sólida, sem que olhamos para ele como vocalista de banda de pagode.

Tiaguinho participou do programa FAMA, na 2ª edição, em 2002. ele foi eliminado com a música "Bate Lata", da Banda Beijo. Anos depois, ele apareceu como integrante da banda "Exaltasamba", fez sucesso, e agora, inicia sua carreira solo.

Quem também participou do FAMA 2, foi a cantora, Roberta Sá, da música "Fogo e Gasolina", tema da novela "Passione". Quem não se lebmra do escorregão que ela levou, no meio da passarela, no palco do programa? Pois nunca esqueci daquele tombo. Estreou nas trilhas de novelas, em "Celebridade" e já teve uma canção, que em menos de 1 anos, foi tema de duas novelas. É o caso de "Mais Alguém", tema de "Negócio da China" e "Viver a Vida". Ela também não ganhou, mas está fazendo sucesso.

Marina Elali, participante do FAMA 3, esta merecia ter levado, naquela temporada. Mas não ganhou. Mesmo assim, sua voz nem precisava ter passado pelo programa, mas foi nele que alavancou sua carreria. Já contabiliza várias canções em novelas, cuja a última, foi em "A Vida da Gente", com o sucesso "Atrás da Porta". E suas canções em novelas, tiveram grandes destaques.

O mesmo ocorreu com seu colega de temporada, Ivo Pessoa, que chegou a ter duas canções numa mesma novela, "Alma Gêmea", que foram as suas duas primeiras, em trilhas. Porém, depois de "Duas Caras", nunca mais.

Destaco também o Hugo & Tiago - Tiago que foi o vencedor do FAMA 3 - como dupla sertaneja. O Adelmo Casé, que hoje é de uma banda da Bahia, "Negra Cor".

Porém, o que me chama atenção, até hoje, é o sumiço de três, dos 4 ganhadores do programa FAMA. Onde estão: Vanessa Jackson, do FAMA 1, Marcus Vinícius - ou Vinili - de FAMA 2 e o 'gago' Fabio Souza, do FAMA 4? Nunca mais se ouviram falar neles.

Quem ganhou, acabou não levando. E quem foi eliminado ou finalistas que não ganhou, está hoje fazendo sucesso. Houve alguns destaques, que poderiam ter emplacado, mas acabaram sumindo, como é o caso de Nalanda, do FAMA 1. Atualmente, podemos ouví-la na trilha sonora da novela "Chocolate com Pimenta", com uma canção de autoria de Jorge Vercillo: "Sensível Demais".

O prgorama Fama, há anos, não é mais exibido, o que é lamentável. Um programa tão bom, mas que não era uma ideia da própria Rede Globo. Era uma versão da Endemol, adaptada para o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário