quinta-feira, 22 de março de 2012

18 anos de glória, não são 18 dias: Ser fã, também cansa.

No último domingo, foi comemorado o dia do fã. Eu nem sabia, mas se era um dia propício, foi muito bom aproveitar para refletir sobre muitas coisas sobre os artistas de quem somos fãs.

Há varios tipos de fãs: o leve, o normal e o fanático. Nisso, vocês podem tirar suas conclusões e diferenças entre cada estilo e em relação a cada famoso.

Quando o artista, seja ele cantor, ator, etc, quando realmente se garante, conquista vários fãs. Mas nem todo artista, tem carisma para ser ídolo. E muitas vezes, aquele encanto, aquela fantasia pra tal famoso, nos enganam muito bem. Alguns deles, posam de carismático em público, mas quando ficam num local mais fechado, se tornam esquisitos. Cada um com suas personalidades. Mas o fã, nem se lembra disso. O fã quer tietar aquele famoso, onde o mesmo estiver.

Mas também, existem fãs que extrapolam os limites, a até um fora do artista, é bem vindo. Existem fãs, que não se tocam, não enxergam como estão sendo invasivos na vida do seu ídolo. Sempre repudiei este comportamento de muitos, quando fico só observando.

Fãs, quando é fã, que gosta do artista, cometem cada loucura, que é até inacreditável. Eu mesmo, não cheguei a cometer certas loucuras, como: grafitar a imagem do ídolo na parede do meu quarto ou tatuar o rosto, nome em meu corpo. De subir em árvores, invadir palco, quarto de hotel, saguão de aeroporto... As única loucuras que assumo, foram as viagens aos lugares mais perigosos, arriscando minha vida e de outras pessoas que me acompanhavam, além de ter gastos com hospedagem e combustível.

Esperei uns 12 anos para conseguir ir num show de um grande ídolo meu. E depois que fui ao 1º, muitos outros vieram, já contabilizando quase 50 shows, em quase 6 anos... Mas de uns tempos pra cá, tenho percebido que a minha hora de largar tudo isso, está cada vez mais perto. Mas por justa causa, que não convem entrar em detalhes.

Tenho soltado uns comentários no Facebook sobre o assunto, e muitas pessoas, estão de acordo. Tiveram a mesma impressão que tive. E muitos deles, já se desligaram. Alguns, que já passaram por outras experiências desagradáveis, ao perceber uma certa mudança, decidiram encerrar.

Neste mesmo dia do fã, muitas pessoas tiveram certos pensamentos, refletindo que o melhor, nesta fase atual, é não mais investir suas vidas pra artistas. E depois que notei, no último show que fui, que minha presença parece incomodar, perdi todo o clima que estava pra show. e pra mim, durante o show, só eu sei como me sentia por dentro, fiquei refletindo que chegou a minha hora de diminuir.

Poderia dizer, parar de vez. Mas não quero parar. Vou evitar certas coisas. Quero observar ainda, certas coisas, agora sem aquela essência de fã.

Se não fôssemos nós, fãs, não existira os ídolos. E cada ídolo, tem a quantidade de fãs que merece. Só que alguns ídolos, parece que não sabe lhe dá com os próprios fãs. Parecem que usam-os para conquistar mais espaço na mídia. E quando o artista se encontra numa situação, que ele/ela não está mais no auge, então... Quantos artistas musicais, cênicos estão esquecidos por aí?

As vezes, esses esquecimentos, devem-se aos atos cometidos por esses ídolos, no passado, que não foram nada agradáveis. Atualmente, existem famosos que fazem questão de assumir, não gostar de fãs ou iludem os fãs com uma falsa carisma, e os bloquiam nas redes sociais, sem mais nem menos, e ainda dizem que a culpa, foram das redes ou que o problema foi na pagina da pessoa... Mas perder tempo discutindo quem é culpa de quem, não leva pra frente.

Mas tem certas situações, que nem precisa falar nada. Certas atitudes, desanimam os fãs. A gente percebe, no rosto das pessoas, quando nossa presença, incomoda.

Eu estava até pensando em escrever um post, cujo o tema seria a diferença entre o início da carreira de um cantor e a conquista de fãs, contra a volta de quem parou e tenta reconquistar fãs nos tempos de início de carreira. A única coisa certa é que, os novos fãs, não tem a mesma bagagem histórica daquele artista quanto os fãs mais antigos. E os fãs antigos, por conhecer a história daquele artista, acabam convencendo aos novos aspirantes, em não investir seu dinheiro naquele artista, por já ter experiência de certas passagens. Mas é por conta e risco de cada um.

Não há como apagar o passado de quem foi o que foi, e como foi. Ela sempre será sempre o que foi. Não adianta se iludir com carisma de ídolo, se outrora, muitos se decepcioram com os mesmos. Se as primeiras impressões são as que marcam, é dificil que ninguém arquem com as consequências. Afinal, quem é que sai perdendo, no fim das contas?

Tudo chega o seu tempo. E quando chega, só nos restam dizer que, foi muito bom os momentos realizados, mas o sonho de anos, chega ao seu fim. É como a vida: ela não é eterna, porém é a única que temos.

Eu sempre falava, durante um período do auge do recesso de um cantor: "Não me perdoo, porque nunca fui num show do meu ídolo. Espero que retorne, pois quando voltar a fazer shows, vou a todos possiveis".

Bom, foram quase 6 anos, desde o 1º show que fui. Não peguei uma certa fase que muitos falam, de estresse ao extremo. Acho que já paguei a minha "promessa", pois foram muitos shows que fui, até contatos pela internet com o artista, onde as pessoas, acham que tenho uma certa intimidade com o artista... Por favor: Eu não tenho esta intimidade com famoso nenhum, até porque, os meus amigos, são aqueles que frequentam a minha casa e eu, as casas deles.

Se irão me perguntar se vou parar com os shows, por equanto não! Mas como falei acima, vou evitar certas coisas, certos privilégios que já tive. Foi bom, mas não quero isso mais pra mim, ok?! Não quero que me pressionem em explicações.

Vou me restringir à eventos mais próximos de minha casa, evitar em me arriscar e arriscar vidas de acompanhantes por essas estradas esquisitas, de madrugada. Shows que custam os olhos da cara, e com super lotação, também estarei dispensando. Fazem bem aos que já deixaram, mas é certo de que tudo, tem o seu limite.

Deixar de comprar os produtos, talvez não. Quero continuar colecionando os trabalhos, até chegar ao último projeto definitivo. Mas me considerar fã seguidor, esta fase há de mudar. Estou me afastando mesmo. Agora é pra valer.

Fã, não é profissão. Se escolhemos artistas para seguir, é porque os trabalhos deles, marcam algum momento, um periodo das nossas vidas. No meu caso, a única companhia que tive nos meus momentos de solidão, durante minha adolescência, sempre foi do artista que sempre citei em meu blog. Mas como o tempo vai passando, a idade aumentando, as vida se mexendo, em algum momento, o fim haveria de chegar.

O último show que fui, tinha ido como fã seguidor. Mas desde aquele show, durante o percurso, observando tudo aquilo e me recordando dos outros shows anteriores, decidi que muitas coisas deveria mudar. E essas mudanças, algumas delas, já deixei registrado.

Se alguém me perguntar se estou insatisfeito: "Sim, estou!" Mas não quero entrar em detalhes, pois quando ponho um ponto final pra valer, é sério. Não adianta fulano, sicrano ou grupo de beltrano vir me procurar, pra pedir explicações de "o que houve?" O meu momento, foi que chegou. Simples.

Os próximos eventos que poderão vir, estarei indo pra rever amigos, até pra não ser uma saída muito brusca. E estarei indo como qualquer pessoa que não é fã, e não como fã. Estou seguindo a tendência de alguns.

Já há tempos, que não me empolgo mais. Mas depois de um certo "fora", de uma forma educada que levei, pra mim, foi a decisão que tomei: "Agora a libertação chegou em mim".

O importante, é que deixei a minha passagem, nesses últimos anos. Mas agora, é seguir meu caminho. Também não tive influência de ninguém. Só que coincidiu tudo, no mesmo momento.

Tudo começou em maio de 1994,. Mas em março de 2012, já apresenta sinais de desgaste, num processo natural das coisas. 18 anos de glória, não são 18 dias, nesta linda tragetória...

Ser fã, também cansa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário