quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Nada de folia, tudo é caos

Hoje meu stress foi ao extremo. O que era só para comprar algo no Makro, que não tinha, se tornou numa viagem.

Quando chegávamos ao Makro, da Avenida Recife, já avistamos um engarrafamento no sentido oposto, que ia até mais adiante. Recomendei ao meu pai, que evitássemos, e fôssemos pela BR-101, pois no sentido Makro - Hiper Bompreço, estava mais "livre".

Sabe quando se morde a língua? E como não dava mais para voltar, pois Recife não tem muitos acessos de rotas de fuga, o jeito era enfrentarmos.

Foram minutos de lentidão. E não havia sequer, batida. É porque é lotado mesmo.

Pgamos sentido Jardim Jordão. Avistei um ônibus amarelo, que era para onde meu pai deveria ter entrado, passou direto. Acabou entrando foi no morro do Ibura. Aí o sangue ferveu. Já sabia da cagada que ele tinha feito, mas quem fez a merda, que se limpe.

Voltamos para a rua de onde deveríamos ter entrado, para BR-101. E quando conseguimos entrar na BR, tudo parado. Ele teve que fazer um retorno improvisado, pois acrediem, tínhamos que ir para Olinda, quase perto de Paulista, pelo litoral, pois o que não achamos no Makro, poderíamos achar por lá.

Enfim, ele improvisou um retorno, alí no Ibura, na BR-101, mesmo ciente que é infração. Mas não tinha como não cometer propositalmente esta prática. No caso, já era o 3º engarrafamento, pois já tínhamos estado num, para fugir do outro. Fomos retornar lá na entrada pra quem vai para Pontezinha, e vir pela Estrabalha da Batalha, Mascarenhas de Morais. Pegamos outro engarrafamento, porque muitos carros seguiam rumo ao Cabanga.

Via Centro, foi mais tranquilo, até chegarmos no destino. Encontramos o que meu pai queria. e agora vem volta. Como voltar e enfrentar a Agamenom Magalhães, em plena 12h?

Seguimos sentido Praia Marinha Farinha, para pegarmos a PE-15 e por fim, a BR-101 Norte e BR-232, e voltar pra casa.

Só faltava era, assim que entrassemos para BR-232, outro engarrafamento parado em cima do viaduto.

Se vocês de Fortaleza, reclamam de engarrafamento, venham fazer um intensivo em Recife, e avaliem qual das duas capitais, tem pelo menos o melhor caos no trânsito.

Olha, como isso aqui não tá bom. Isso aqui não tá bom demais. Isso aqui tá é um caos, em todos os horários.

Em março, peguamos 2 congestionamentos em Fortaleza, e em todos eles, nos safamos, porque fomos salvos pelas rotas de fuga. Melhor gastar andando, do quê com o carro parado em congestionamentos.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Indignação sobre as piadas com o furacão

Batizado como Sandy, o furacão que atingiu Nova Yorque e outros estados, nos EUA, virou motivo de piadas com a cantora brasileira, e de carona, o seu irmão, na internet.

Não tem como ficar indignado com este comportamento desrespeituoso e de muito mau gosto, com uma situação seríssima, que envolve muitas vidas.

Vocês não iriam gostar de virarem motivos de piadas, se tivesse um furacão batizado com seus nomes.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Foi mal, mas discordo.

Houve uma crítica, numa coluna do jornal impreso, "Diário de Pernambuco", no caderno "Viver", uma nota "Foi Mal", na edição de 28 de outubro de 2012, referente à canção "Mais Um na Multidão", dueto de Erasmo carlos com Marisa Monte, que foi tema de abertura da novela do SBT, "Pícara Sonhadora", e que está na atual novela das 21h, na Globo.

Eu não vi mal algum, e nem insistência. A canção foi tema em emissoras diferentes, ao contrário de outra canção que tocou no 1º capítulo de "Salve Jorge": "Puro Êxtase", do Barão Vermelho. Esta sim, merecia uma crítica, porque já pode ter sido ouvida em 5 novelas, em 3 emissoras diferentes. Há uma nota em "Músicas que voltaram a serem temas de novelas".

Não sei se "Puro Êxtase", será tema definitivo em "Salve Jorge" ou só foi simplesmente executada, sem compromisso, na novela, como já houve algo semelhante em outras noelas da Rede Globo, como por exemplo: "Garota Sangue Bom", de Fernanda Abreu, tocada somente no 1º capítulo de "Aquele Beijo", nem por isso, esteve presente no CD da trilha nacional.

Acho que antes algum colunista de jornal critique cansções que se repetem em trilhas de novelas, que são várias, seria melhor antes de publicarem, pesquisarem. Coleciono trilhas de novelas, e já tem canções, exatamente a mesma, com o mesmo cantor, que já esteve em mais de 2 ou mais trilhas de novelas e/ou minisséries, e em curto espaço de tempo.

domingo, 28 de outubro de 2012

O Sábio Ancião

"Conta-se que, em algum lugar da China, havia um sábio ancião que decidia questões conjugais. Era ele quem abençoava os casais que queriam se unir e orientava os que estavam se desentendendo, dizendo-lhes se deveriam ou não se separar.

Certa vez, o ancião foi procurado por dois jovens a quem havia abençoado havia alguns anos e que agora falavam em separação. O sábio, percebendo que os dois se amavam, não viu motivo para que desfizessem a união, mas não conseguia convencê-los disso. Então, presenteou-os com uma planta e disse:

— Esta é uma planta muito sensível. Vocês devem deixá-la na sala e, quando ela morrer, poderão se separar.

Assim foi feito: o casal colocou a planta no centro da sala e ficou aguardando “ansiosamente” a sua morte.

Certa madrugada, ambos se flagraram com regadores em punho, cuidando da planta. Naquele dia, amaram-se como nunca.

A planta sensível era, na verdade, a relação dos dois. O amor era forte o suficiente a ponto de acordá-los em plena madrugada. Mas então o que estaria ameaçando aquela união? O orgulho.

O orgulho nos impede de pedir perdão. O orgulho não nos deixa perdoar. O orgulho não nos deixa dizer que ainda amamos…"


(autor desconhecido...)

sábado, 27 de outubro de 2012

Essa EU RI.

Sabem porque eu ri, na 4ª-feira?

Foi uma manifestação de compartilhamentos para algo que ia passar na TV e não foi exibido. Nem mesmo nos programas seguintes da semana.

Se ainda estivesse na vibe, também teria compartilhado e também ficaria constrangido de ter participado de algo, em vão, divulgando uma possível matéria, o que acabou não indo ao ar.

Numa transmissão de carnaval, em 2008, acessei vários sites que estavam mostrando o carnaval de Salvador, porém, em todas elas, me deixaram bem frustrado. Fiquei horas, aguardando a passagem do trio de quem queria ver, passar. Mas quando o mesmo estava se aproximando, as transmissões eram encerradas. Cheguei num ponto de frustração, de chorar mesmo, de raiva.

Hoje, assumo que me senti um palhaço em chorar por quem, algum dia, nunca imaginaria que me bloqueasse nas redes sociais. Como tenho dito, tinha um carinho muito grande. Hoje não digo que tenho desprezo. Só lamento essa situação, que pra mim, não tem mais volta e nem desculpas pelo ato falho.

Li um pouco dos comentários críticos, por alto, no link compartilhado. O que seria uma satisfação, transformou-se numa frustração.

É a 2ª vez que isso acontece com o mesmo artista, num mesmo programa de TV da mesma emissora, dentro de 2 meses.

Eu ri, porque achei cômico. Eu ri, porque abrir meus olhos e me libertei das correntes que me prendiam.

Se não gostou da minha crítica, vá vê se tô on-line para sua insatisfação.

A questão, não é que exibam. Se não entenderam a data da exibição ou se o diretor do programa optou por mostrar matéria que tenha mais haver praquele momento, nem o artista tem culpa. O problema é, não exibir, depois de ter deixado milhares na expectativa frustrada.

A Crise dos 30

A VELOCIDADE DO TEMPO (A Crise dos 30)
(Por: Bruno Rhavani, em 27/10/2012, as 11:00 am - via Facebook)

"Os primeiros 10 anos, passam-se lentos.
Os segundos 10 anos, já correm um pouquinho.
Os terceiros 10 anos, já não correm mais. Começam à voar...
O que posso esperar da velocidade no próximo 4º dez anos?

Lentos não vão passar. Vão continuar correndo. Correndo ainda mais. Ops... Correndo não: voando mais. Muito mais veloz, vai ficando o tempo, que quase não dá tempo para parar.

Parar?! Não há tempo para se perder parado. O tempo corre... Corre, não. Voa. E se não voar, aqui se morre.

E se parar, perceberá que o tempo voou, e só notará, quando já estiver passado, os próximos quartos 10 anos, como se fossem somente 4 dias.

40 anos, é muito tempo, para ser adiado. Muito mais tempo do quê 30. Duas vezes mais do quê 20. Porém são 30 anos para se chegar ao ápice da vida, pois já tivemos os nossos primeiros 10 anos para brincarmos.

Perdeu-se em 30 anos, no tempo, com brincadeiras? É perigosamente perder toda uma vida inteira, por falta de uma carreira. Correr agora, atrás do prejuízo, é o mesmo que carregar uma culpa, para o infinito".

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Por causa do apagão no Nordeste....

... A Rede Globo Nordeste e as demais emissoras que recebem o sinal da Rede Globo, de última hora, tiveram que alterar a programação normal.

Eram 23:15, na noite de 5ª-feira, dia 25 de outubro de 2012. Eu tinha optado por assistir a novela "Gabriela" pela transmissão da Globo Nordeste, para aproveitar o mesmo horário, para asssitir a minissérie "JK", no Canal Viva.

Teve um momento, que quase desisti de ver "JK", para ver "Gabriela", 1h antes, mas como ainda estava na 2ª parte de "A Grande Família", voltei atrás na desistência e resolvi ficar com "JK".

Ao voltar para Globo, já na transmissão local, a série "A Grande Família" estava exibindo a abertura, achando eu, que já estava para terminar. Foi aí que me lembrei, que os capítulos de 5ª-feira, das novelas das 19h, que estiverem sendo exibidas durante o horário de verão, elas são reeditadas: são curtíssimas nas 4ª-feiras, e longuíssimas nas 5ª-feiras, para compensar o capítulo que foi cortado.

Isso altera toda a programação noturna, na TV Globo, as 5ª-feiras. E para conseguir chegar a ver a novela "Gabriel", tinha que fazer um sacrifício para aguentar aquela família muito ouriçada, que há tempos, já nos cansou.

Na transmissão aqui no nordeste, enquanto as regiões com hora de verão, já estavam acompanhando o programa "Amor e Sexo", "A Grande Família" estava na sua 2ª parte, quando tudo escureceu.

Olhei pela janela, e só não estava tudo escuro, porque a lua cheia refletia com sua luz, a escuridão que dominou a nossa madrugada. Peguei o meu celular, entrei na internet, e foi quando notei melhor da gravidade da ocorrência: todo o nordeste estava no escuro. Em resumo, 100% da região.

Por conta deste apagão, o penúltimo capítulo da novela "Gabriela", não foi visto na região. Nem mesmo: "Amor e Sexo", "Jornal da Globo" e "Programa do Jô". Foram até 4h sem energia, durante a madrugada.

Se não nos bastassem o "apagão" de ontem, hoje já deu uns pequenos picos de energia, já no início da noite.

Em virtude deste "apagão", a Rede Globo decidiu reapresentar o penúltimo capítulo para nós, enquanto o sudeste, sul e centro-oeste, já assistem ao último capítulo de "Gabriela".

Então ficou assim:
 Com hora de verão, estados sem "apagão": 
"Salve Jorge", "Gabriela" - último capítulo, Debate Político 2º turno...
Ou
"Salve Jorge", "Globo Repórter", "Gabriela" - último capítulo...


Sem hora de verão, estados que sofreram o blakout:
"Salve Jorge", "Gabriela" - penúltimo capítulo, "Debate Político 2º turno...
"Gabriela" - último capítulo, no sábado.
Ou
"Salve Jorge", "Gabriela" - penúltimo capítulo, "Gabriela" - último capítulo, como poderá ser em Pernambuco.

Calma...

Como Recife não terá 2º turno, a emissora Globo Nordeste, cancelou a exibição do "Globo Repórter" para exibir "Gabriela" em capítulo especial, com o penúltimo e último capítulo. Em outros estados do nordeste, que terão 2º turno, também será exibido somente o penúltimo capítulo de "Gabriela", deixando o último para sábado, entre "Salve Jorge" e "Zorra Total".

Nos demais estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste, verão normalmente o último capítulo, no lugar ou após o "Globo Repórter".

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Regina "Serena" Dourado

Regina Dourado, como Serena, em "Tropicaliente".

 É lamentável a informação que li, nos sites, sobre o estado de saúde da atriz Regina Dourado. Em questões de horas ou poucos dias, receberemos a notícia que ninguém quer saber. Gostaria muito que os médicos se equivocassem, e nos fizessem uma surpresa de que ela estaria curada deste maldito câncer, e voltasse a fazer novelas. Já na época da novela "Esperança", em 2002, já sabíamos do seu problema. Mas agora, o estado é terminal e irreversível.

Não sou um fã da atriz, mas tenho carinho pelo elenco da novela "Tropicaliente", novela que foi gravada em Fortaleza, no Ceará - lógico - no ano de 1994. Regina Dourado, era a Serena. Uma mulher guerreira, amável com todos da aldeia, com seus filhos, apaixonada pelo seu marido, Ramiro (Herson Capri).

Com Ana Beatriz Nogueira e Sebastião Vasconcellos, na novela "Felicidade".

Mas antes de "Tropicaliente", a atriz havia feito "Renascer", em 1993, que será reprisada a partir do dia 7 de novembro, no Canal Viva, como aparecerá na 2ª fase da novela "Felicidade", de 1991, que já está há 1 mês reprisando no mesmo canal.

Em "Explode Coração", com Rogério Cardoso.

Seu persoangem de maior destaque, pode ter sido a Lucineide, em "Explode Coração", entre 1995 e 1996, com seu eterno bordão: "Stop, Salgadinho. Stop!", se referindo ao persoangem de Rogério Cardoso, que fazia o seu marido.

Estreou na novela "Pai Herói", de 1979 e participou também de "Roque Santeiro" como a cafetina Efigênia. Viveu uma índia, em "O Rei do Gado", no anos de 1996.

Foi mãe por duas vezes de Márcio Garcia, em "Tropicaliente" e em "Anjo Mau", remake exibido em 1997, quando fez a amargurada, mas não uma vilã, Alzira Machado, mãe também de Nice (Glória Pires).

Em 1999, fez uma participação especial na novela "Andando nas Nuvens", chegando a contracenar pela 3ª com Márcio Garcia, mas desta vez, não chegou a ser mãe dele. Acho que mal fizeram cenas juntos, mas contracenaram.

Fez 5 teleproduções seguidas, junto com Herson Capri, mesmo que não fossem do mesmo núcleo: "Felicidade", "Teresa Batista", "Renascer", "Tropicaliente" e "Explode Coração".

Em "Tropicaliente", atuando com Herson Capri.

Sinceramente, queria que isso fosse mais um persoangem de novela. Mas nem sempre, a ficção prevalece.

E é assim, como a persoangem "Serena", que vejo Regina Maria Dourado: uma lutadora, forte, guerreira, etc.


PS 17/10/2012: Infelizmente, o esperado aconteceu.

*22.08.1953
+27.10.2012

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Salvem-nos, Jorge, de tudo isso.



Como é que um ser humano desses, é capaz de criar algo tão idiota, como querer boicotar uma simples novela, só porque o título é: "Salve Jorge"?

Fanático religioso, se você não domá-los, eles dominarão o mundo. Vejam só como está lá pelos lados de alguns países do oriente. A maioria dos conflitos, é por questões religiosas.

Inadimissível isso, dessas pessoas quererem interferir nos gostos, vontades e na vida alheia.

Tratamento psicológico já, para essas pessoas que só aceitam crer num ser espiritual maior que tudo. Me poupem de tantas sandices.

Haja paciência para tudo... Até liberdade de expressão tem seus limites.



PS: Perguntada sobre os protestos evangélicos contra a novela "Salve Jorge", Glória Perez, responde:

Como reagiu aos protestos de evangélicos em redes sociais sobre o fato de a novela “adorar” Ogum?


Não vejo protesto de evangélicos, o que vejo são interesses comerciais apelando para o fundamentalismo. E penso que, em casos assim, o pessoal da imprensa deveria seguir o sábio conselho do Millôr Fernandes: “Não se deve ampliar a voz dos imbecis

sábado, 20 de outubro de 2012

... E "Avenida Brasil", se FOI, FOI, FOI...

A novela que eletrizou e parou o país por vários motivos, chegou no seu dia de dizer: "By, By, By...". Também trouxe de volta, aquele clima de grandes mistérios, suspenses de tirar o fôlego, romances bizarros e situações cômicas que pegaram as pessoas.

Enfim, uma novela que ficou para a história. Seu último capítulo, era tão aguardado quanto uma final de campeonato de futebol clássico.

Como são muitos os comentários, não irei me estender. Mas quero comentar dois assuntos que mais me chaamram atenção neste último capítulo: a revelação de Carminha de ter realmente sido a assassina de Max e o segredo de Adauto, que pode ter sido bizarro, cômico na TV, mas existem sim, pessoas que por conta de um determinado vício, pode ter sofrido bullying e com isso, ter ficado anos da vida, sofrendo em silêncio com aquilo.



O SEGREDO DE ADAUTO (Juliano Cazarré):

Quem não simpatizou com o personagem Adauto e suas "pérolas" quando dava seus palpites? Juliano Cazarré era um desses atores da nova geração que precisávamos ver nas novelas. Como é perceptível a sua entrega ao personagem.

Suas últimas cenas, como a da revelação do caso de traição da Muricy com Leleco, bem como a que tinha sofrido bullying por ter mania de chupar chupeta, mesmo depois de adulto, foi de emocionar pra valer.

Lógico que me controlo, pois sei que novela, é um faz de conta. Mesmo assim, me comovi com a cena. Juliano passou a verdade do sofrimento do personagem. A cena dele descendo as escadas, com mochila nas costas, e chorando igual criança, deu aquela vontade de pegá-lo no colo e consolá-lo.

Depois, Adauto subiu literalmente no telhado da sede do Divino Futebol Clube e ficou sentado, afogado suas mágoas aos prantos e comendo as fotos dele com Muricy, até que ele só desce, quando o vento lhe arranca as fotos rasgadas de suas mãos. É aí que entra Olenka em definitivo na sua vida.

E já no último capítulo, já com um romance engrenado com Olenka, a morena descobre um segredo de Adauto. Segredo este, que enquanto era jogador de futebol, no time do Divino, perdeu um pênalti, porque um jogador do time adversário, coxixou em seu ouvindo, o segredo e o apelido que Adauto vinha sofrendo bullying, desde sua adolescência: "Adauto Chupetinha".

Juliano divou e emocionou mais uma vez. Após a revelação, a hagstag #AdautoChupetinha já era o 3º tema mais comentado no Twitter Brasil. E a cena em que Olenka pede para ele queimar uma chupeta, pondo um fim no trauma de Adauto, já se tornou antológica, voltou a jogar futebol e conseguiu bater o pênalti que ele perdeu e devia ao clube, no passado, curando-se assim, de vez, de um bloqueio emocional.

Sabiam que podem existir vários adultos com o mesmo problema ou mania que Adauto teve? Na novela, a situação foi cômica, motivos de muitas piadas. Mas na vida real, isso pode afetar e muito, a vida da pessoa, como era o Adauto: um adulto que nunca deixou de ser criança, que possivelmente, ficou "preso" no seu psicológico.

Juliano Cazarré, que entrou no meio de "Insensato Coração", para um persoangem pequeno e possivelmente para uma rápida participação, ficou na novela até o fim, e seu persoangem cresceu e apareceu, divando ao lado de Glória Pires e Gabriel Braga Nunes.

Já "Avenida Brasil", foi a sua 1ª novela inteira. Começou modesto, e mesmo assim, teve momentos marcantes, como esses dois casos que comentei acima.

E noto como o ator é super pé no chão, quando é entrevistado. Parabéns, Cazarré... mais uma vez.


CARMINHA (Adriana Esteves), A ASSASSINA DE MAX:

Carminha confessou que matou Max. A persoangem que seria uma das óbvias conveceu com seus motivos de ter matado seu amante, que estava transtornadamente descontrolado: "Alguém tinha que apagar ele. Do jeito que ele estava, não dava mais.". Segundo Nina, Carminha matou em legítima defesa.

A surpresa é, que por duas vezes, Carminha salvou Nina de vida. Ela tanto fez com a filha de Genésio, até a enterrando parcialmente numa cova, num cemitério, as duas fim, acabaram se perdoando. Carminha, a vilã, teve uma vida muito sofrida, porém nunca havia matado ninguém, até se deparar com aquela situação no lixão.

Como muitos comentaram nas redes sociais: "Carminha, de vilã, acabou sendo a grande heroína da estória".

A Adriana, esteve impecável a novela inteira. No começo, muitos achavam que ela não combinava como uma mulher fatal. Tamanha era a intensidade emocional da vilã, poderia comprometer. Mas não. Adriana Esteves divou com sua Carminha, em todas as nuances da persoangem.

Mas uma observação: Carminha matou o Max. Mas alguém se lembra quem explodiu o "Tropical Tower Shopping", na novela "Torre de Babel", em 1998? Bom, a culpa foi de Sandrinha, outra persoangem vilã da mesma Adriana Esteves, na qual, também havia se destacado naquela novela.

Persoangens diferentes e situações similares, Adriana Esteves, pela 2ª vez, teve persoangem sendo autor de algum crime misterioso.


OUTROS NÚCLEOS:

Cada núcleo mereceu o desfecho que teve, mesmo que alguns, tenha ficado sem uma resposta definitiva. aliás, esses núcleos coadjuvantes, deveriam irem tendo seus desfechos durante a última semana, e deixar desfechos mais interessantes no último capítulo.


SALDO FINAL:
Dos 179 capítulos, 163 foram esses 5 que congelaram
 
 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Surto psicótico

Acho que todos os medos que tenho, o único que realmente me amedronta, é ter um surto psicótico ou me descobrir esquizofrênico.

Tenho um temperamento forte, onde muitas vezes, prefiro me calar e me retirar do recinto, para não cometer as vias de fato. As vezes, temos que ter paciências com as diferenças de opiniões, pois há aqueles defensores de carne e unha e que não aceitam que outros mudem de opinião sobre aquele mesmo tema.

Já passei por uma pressão psicológica muito forte há 11 anos atrás. Tive que parar com aquilo que mais estava me desanimando, mesmo sabendo os preços que poderia pagar no futuro.

Naquela época, se tivesse acompanhamento pscológico, talvez não teria feito o que fiz ou então, ter tido apoio a decisão que tomei. Tive o apoio dos meus pais, que notavam como estava transtornado. Qualquer contradição, eu me alterava...

Hoje, prefiro me calar ou me retirar de situações que possívelmente, não será favoravel à minha opinião. Vai depender do nível.

Este caso que aconteceu nesta manhã, e que ainda está em negociação com a polícia de São Paulo, do rapaz, de 32 anos, que ao receber uma carta de interdição a pedido da própria familia, atirou em 3 pessoas, é mais um daqueles que, mesmo sendo delicado, é bom para refletirmos sobre os nossos próprios problemas.

Ele se dizia policial, porém não é, possui porte de várias armas de fogo, com certeza ilegal, que ninguém sabe como conseguiu. E com uma delas, atirou contra o oficial de justiça, que levou a notificação de sua interdição, como também com uma pscóloga e enfermeiro, que estava acompanhando o oficial.

Como seria pra pessoa, ter que ser interditada, e não poder mais ter as atividades de uma pessoa normal, como assinar documento, participar de muitas coisas? A pessoa então é encaminhada para tratamento ou uma casa de repouso, e mesmo viva e em plenas condições fíicas saudáveis, é como se não tivesse serventia para nada.

Quando resolvi me afastar de tudo relacionado ao cantor Netinho, é porque toda aquela situação já começava a me deixar com certo incomodo. Hoje, noto que estava entrando num estágio de fanatismo, igual a religião, pondo o artista numa condição de Deus. Não aceitava que o criticassem, mas hoje, depois que o artista me deixou numa situação constrangedora, avalio o que merece elogio ou crítica.

E foi a melhor coisa que decidi fazer: me afastar daquele mundo louco de fã e artista, e noto que alguns precisam de acompanhamento psicológico, pois estão num estágio perigoso de fanatismo.

Aquele constragimento, como sempre falo, me fez acordar de uma certa maldição: de ficar preso à um determinado encanto. Em resumo, desencantei-me e isso faz muito bem. Encanto que ficou comigo por 18 anos e que poderia prejudicar ainda mais, a minha evolução psicológica, em mudar de opinião quando achar necessário.

Por isso que prefiro não ficar por muito tempo, dentro de grandes aglomerações de pessoas. Não sei como elas são. Aparentemente inofencivas, podem se revelar um psicopata.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

#AvenidaBrasil: Quem matou Max?

Eis a lista de suspeitos abaixo. Alguns, até não tem nada haver.

Ilustração extraída no Facebook.

Esta é a última semana da novela que tanto movimentou como parou o país, com sua história forte e grandes mistérios.

Só que não irei resumí-la. Só darei a minha opinião de quem gostaria de ser o verdadeiro assassino do Max, mesmo que não tenha nada haver diretamente com ele, a ponto de vingar-se.

Seria muita surpresa se Débora (Natália Dill) fosse a culpada da morte do Max, para incriminar Nina.

A boa moça, filha de Cadinho e Verônica, era a namorada de Jorginho. Com o retorno de Rita/Nina, com quem tinha se casado, de brincadeira, na infância, no lixão, ambos acabaram sendo separados. Ela, foi adotada criança, por um casal argentino. Ele, foi adotado por Carminha e Tufão.

Passaram-se 12 anos.

Jorginho então, que ainda se lembrava de Rita, já não tinha mais esperanças de reencontrá-la. Foi surpreendido que aquela empregada, Nina, era a sua Rita de infância, ao reconhecer a boneca.

O caso entre Jorginho e Débora, começava então, a declinar, chegnado ao ponto de Débora ficar com raiva de Nina, até cair em sí, que o melhor mesmo, era terminar tudo com o rapaz.

Mas porque, Débora como assassina do Max?

Na verdade, Débora simulou ficar amiga de Nina, só para não perder contato com Jorginho, por quem sempre foi apaixonada. Ficou meses esperando uma chance para reatar seu romance com o jogador, e viu a oportunidade de vingar-se de Nina, incriminando-a por alguma coisa.

Quando Olenka entrou na casa do Cadinho, avisando sobre o sequestro que Max estava fazendo no lixão, tendo como refém, alguns dos suspeitos na ilustração acima, Débora estava presente.

Seria uma grande chance de Natália Dill brilhar ainda mais nesta última semana da novela. Aliás, voltar a brilhar, pois senti que sua personagem perdeu o brilho, quando começou a ter um caso com Iran (Bruno Gissoni). Aliás, para mim, não senti química entre eles, e não queria que eles terminassem juntos.

Pra mim, esta revelação seria realmente surpresa, porque minguém acredita que Débora possa vir a ser a autora do crime no lixão. Neste caso, a máscar dela cairia, se transformando numa vilã e numa falsa amiga de Nina.

Há muitos personagens que seriam óbvios, principalmente os vilões. Muitos deles queriam acabar com a vida do Max, incuindo um menor: o "Picolé", também outro personagem que surpreenderia.

Mas será que a MP aprovaria que algum menor de idade fosse assassino em alguma produção de TV? E na vida real, quanto menores infratores cometem os crimes mais ediondos já visto e passa num telejornal. Porque não, utilizar uma situação dessas numa novela, até para se refletir sobre o caso?

No caso do "Picolé", seria em legítima defesa, para salvar Nina. Porém, ficou com medo de ser apreendido e ir parar numa penitenciária para menores.

Não concordo que Mãe Luncinda possa vir a ser efetivamente a autora do crime contra o próprio filho, dias depois de tê-lo salvo de um atentado, em sua lancha. Seria muita covardia de uma mãe salvar o filho da morte e num outro momento, voltar atrás e tirar sua vida.

No mais, quero que o assassino do Max seja uma surpresa. Não dentro da ilustração com os persoangens que está acima. Porém, alguns até seriam aceitos. Outros, pela obviedade, não concordo.

E com certeza, que a única persoangem que jamais faria um crime como este, que matou o Max, é a Ághata (Karolina).

domingo, 14 de outubro de 2012

Aos eliminados do The Voice Brasil

Como acabou a 1ª fase do '"The Voice Brasil", alguns dos participantes não foram aprovados e possívelmente outros nem sequer chegaram a se apresentar, mesmo tendo sidos selecionados à participarem do programa, pelo fato dos 4 times já estarem completos.

Só quero comentar que, nem sempre, quem foi eliminado, está perdido ou com a carreira encerrada.

Lembrem-se de outros programas similares ou nos concursos musicais de outros programas de TV. Por onde andam os vencedores e quem são? O que eles cantam e por onde andam seus CD's?

E notem que há muitos aí, que já são ex-participanetes desses programas. Vejam o exemplo de Roberta Sá e Tiaguinho, ex-participantes do programa "Fama". Nenhum deles ganhou, pois foram eliminados, e vejam o fenômeno que se tornou o ex-integrante do Exaltasamba. E Roberta Sá, emplacando canções em novelas.

Por onde andam: Vanessa Jackson, Marcus Vinícius e o gago do Fábio, quem ganharam no "Fama"?

Quem se inscreveu em participar de um reality show, devem ficar cientes que nada é certeza, e que tudo pode conspirar contra ou à favor do participante. Cabem à eles, terem sorte e fé na taba.

Poderiam abrir duas vagas extras para cada participante, e possuir uma possível repescagem? Até pode, mas as regras não são do emissora da TV. Vem dos seus idealizadores se autorizam ou não, mudar as regras do jogo... DO JOGO.

Se bem que, este jogo poderia substituir o BBB, nas nossas noites. Porém, o programa principal seria nas tardes de domingo, além de ser mais cultural.

Pois é isso, aos eliminados da 1ª fase do "The Voice Brasil", que não desistam. Sugiro que, aos que amam o seu sonho, se inscrevam de novo, e tentem novamente. Não deu nesta vez, tentem nas próximas. Quando for sua vez, será. Como diz na canção: "Tudo pode ser. Se tiver, será". Trabalhem mais a voz, a concentração e o nervossísmo.

É notável como a voz muda, quando um técnico vira a cadeira. Aos que se desconcentraram, quando aprovados, não estavam preparados emocionalmentes, e se pudesse voltar atrás, estariam perdidos. Seria bom, se os técnicos voltassem atrás, caso notassem o nervossismo do cantor ao virarem a cadeira.

Muitos dos aprovados, já serão eliminados, pois também foi notável os arrependimentos dos técnicos de terem virado a cadeira precipitadamente.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Marisa Monte: novelas. Atualizado.

Para quem interessar, estou atualizando as canções de Marisa Monte, que foram/são temas de novelas.

MARISA MONTE:

01. Bem Que Se Quis - O Salvador da Pátria (1989)
02. Eu Sei (Na Mira) - O Dono do Mundo (1991/1992)
03. Ainda Lembro, com Ed. Motta - Deus Nos Acuda (1992/1993)
04. De Noite na Cama - Sex Appeal (1993) - sem trilha comercializada da minissérie.
05.1 Rosa - Fera Ferida (1993/1994)
05.2 ""- -"" - Desejo Proibido (2007/2008)

06. Dança da Solidão, com Gilberto Gil - Quatro Por Quatro (1994/1995)
07. De Mais Ninguém - Explode Coração (1995/1996)
08. Na Estrada - Vira Lata (1996)
09.1 Mais Um na Multidão, com Erasmo Carlos - Pícara Sonhadora (2001) [SBT]
09.2."" - - - - - - - - - - - "" - Salve Jorge (2012/2013)

10. A Sua - Desejos de Mulher (2002)
11. Velha Infância, como Tribalistas - Mulheres Apaixonadas (2003)
12. É Você, como Tribalistas - Da Cor do Pecado (2004)
13. Grão de Amor, com Arnaldo Antunes - Como Uma Onda (2004/2005)
14. Pra Ser Sincero - Cobras e Lagartos (2006)
15. Pra Mais Ninguém - Páginas da Vida (2006/2007)
16. Infinito Particular - Pé na Jaca (2006/2007)
17. Tema de Não Querer Você Triste, com Erasmo Carlos - Sete Pecados (2007/2008)
18.1 Não é Proibido - Três Irmãs (2008/2009)
18.2 "" - - - - - - - "" - Carrossel (2012) [SBT]

19. Mais Uma Vez - Caras e Bocas (2009/2010)
20. Pedindo Pra Voltar - Cama de Gato (2009/2010)
21. Beijo Sem, com Teresa Cristina e Pedro Baby - Insensato Coração (2011)
22. Ainda Bem - Amor Eterno Amor (2012)
23. Depois - Avenida Brasil (2012)
24. Aquela Velha Canção - Guerra dos Sexos (2012/2013)


OBS: Não vou disponibilzar no 4shared, ok.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Já pulei de um trenzinho desses em movimento


Alguns anos atrás, havia campeonato de cachorros no Parque do Cocó. Meu pai, as vezes me levava lá, pois os cachorros de um tio meu, participava e ganhava prêmios.

E numa dessas veze, tinha um trenzinho similar desses, dando duas voltas num caminho que há por lá.

E lá fomos andar no trenzinho.

Estava na companhia de Gustavo, Caroline, outra criança e eu. E durante o trajeto, os três pularam do trenzinho em movimento, e eu, achando tudo aquilo engraçado, fui inventar de fazer o mesmo.

Acho que a partir daí, posso ter tido sequelas deste meu ato infantil, literalmente

Gustavo e Caroline pularam legal. Mas eu... Talvez não estaria aqui contando isso. Desequilibrei-me e bati com a cabeça na calçada.

Hoje em dia, as dificuldades que tenho em me concentrar em matemática, por exemplo, com tudo relacionado à calculos, pode ou não ser consequências daquela queda.

Sempre que vejo um trenzinho desses, me lembro deste episódio.

Apesar do acontecido, não fiquei com trauma. Em outubro de 1991, por conta do dias das crianças, o Colégio 7 de Setembro alugou um trenzinho desses, para os alunos darem uma voltinha pelas ruas do centro de Fortaleza, ao som da trilha sonora da novela "Carrossel".

E sempre que avisto um, impossível não recordar-me daquela maluquice.

Então, crianças e pais que possam ler este post, fiquem ligados: Não façam isso e/ou descuidem de seus filhos sozinhos nesses trenzinhos da alegrias da vida, e transforme um momento de divertimento em tristezas. Foi a única experiência que levo pro resto da minha vida.

sábado, 6 de outubro de 2012

Marcello Novaes: Antes e Depois do MAX.

Acompanho a carreira do Marcello Novaes, de vez, desde a novela "Quatro Por Quatro", quando ele interpretou o Raí. Até então, o único persoangem que me lembrava dele, era a do Geraldo, de "Rainha da Sucata", que tinha acabado de reprisar, 1 mês antes da novela de grande sucesso de Carlos Lombardi, estrear em 1994.

E de lá pra cá, sempre assistindo as novelas e observando os atores, dentre eles, o próprio Marcelo Novaes.

1º vilão de sua carreira, Max aterrorizou... ou melhor, voltou a aterrorizar nos últimos capítulos da novela. Mas o ápice mesmo, foi o presente que deixara para a família "Tufão" e sua despedida triunfal da mansão, com a clássica "banana"e a sua vingança contra Carminha, que tentou matá-lo.

Suas primeiras novelas, acabei não asssitindo em suas exibições originais, porém as mesmas nas quais Novaes havia participado, estou podendo ver agora, nas reprises no Canal Viva, como sua rápida participação em "Top Model".

Em "Vamp", foi ainda mais rápida: só uma pontinha mesmo. "Rainha da Sucata", que pude assistir melhor no "Vale a Pena Ver de Novo", em 1994, ficará no lugar de "Que Rei Sou Eu?", no Viva, em janeiro.

Quando reprisava a novela "Vale Tudo", onde estreou, ainda não possuia TV por assinatura. Só comecei a acompanhar a novela de Gilberto Braga, a partir do capítulo 132, bem como os 4 últimos capítulos da reprise de "Quatro Por Quatro".

Ainda houve as minisséries "Anos Rebeldes" e "Chiquinha Gonzaga", que acompanhei no Canal Viva, além de "A Casa das Sete Mulheres", onde recentemente, através da transmissão por parabólica, era reprisada no lugar do horário político eleitoral, e esta, que a qualquer momento poderá ser exibida pela 2ª vez, tenho em DVD.

Entre 2004 e 2005, foi reexibido "Deus Nos Acuda", no "Vale a Pena Ver de Novo", novela que deu uma continuidade ao persoangem Geraldo, de "Rainha da Sucata", já que o núcleo da Dona Armênia, havia voltado nesta outra novela de Sílvio de Abreu. E pra mim, foi inédito, pois não tinha visto esta novela, entre 1992 e 1993.

Por conta do sucesso do Raí, Novaes fez grandes outros personagens, porém, a maioria para o lado cômico, como o Timóteo, de "Chocolate com Pimenta", novela que foi reprisada pela 2ª vez no "Vale a Pena Ver de Novo", em 2012, mostrando o constrate que o mesmo ator mostrava paralelamente na tela: o cômico e o obscuro.

Max, era o personagem que faltava à Marcello Novaes. Um vilão daqueles, que morre no final. E fez um trabalho incrível, pois por conta da exibição de "Chocolate com Pimenta", poderia ofuscar o brilho do ator, como vilão.

Lógico de Max teve momentos cômicos, mas não chegava a ser do tio, arremesar alguém no chiqueiro. Mas bem que quando Tufão descobriu quem era o Max, poderia tê-lo jogado numa possa de lama ou no mar, fazendo uma homenagem ao Walcyr Carrasco, e fazendo com que Murilo Benício, de certa forma, sentisse o gostinho de jogar Marcello Novaes, no chiqueiro - a vingaça viria na outra encarnação, kkkk.

Com a evolução de Marcello Novaes na péle de Max, que acho que conseguiu se desligar da imagem do eterno Raí, e também do divertido e humilde, Timóteo, que estava no ar, as tardes. E na cena em que desmascarou Carminha, entregando as fotos, chegou a bater 45 pontos de audiência, numa noite de sábado. Mas esta semana inteira, como nos dois últimos capítulos da antepenúltima semana da novela, foi do ator.

Barulho Eleitoral Não Enche Bucho

Na última 5ª-feira, fiquei no meio de um fogo cruzado. Não participo de nada disso: comício, passeata, carreata, etc, pelo mesmo fato que descrevera, Luciano Huck, na sua página oficial, no Facebook. Soltaram tantos fogos, que o reveillon do Rio de Janeiro perde. E tudo isso, estourando sobre minha casa.

Candidato que promove esses tipos de poluições: visual, sonora e combustível, durante a candidatura, como será ele após eleito? O país lutando para organizar o meio-ambiente, e durante o período eleitoral, surgem todos os tipos de poluições.

Mesmo que seja uma passeata de bicicleta, sempre haverá um carro de som comandando no poluição sonora, além de possíveis fogos de artifícios, dinheiro este, que ao invés de ser gasto com algo mais útil, são "queimados" de forma irresponsável.

Um candidato que faz isso, é digno de voto? São detalhes que nós, eleitor, deveremos também analisar. Se barulho garantisse o pão nosso de cada dia, as escolas das crianças, adolescentes e adultos analfabetos, saúde, transportes de qualidade, moradias dignas, com casaas ao estilo do "Lar Doce Lar", dentre outros, o que já teria de prefeito se candidatando...

E barulho eleitoral não enche bucho.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Reflitam sobre o 7 de outubro de 2012


Política, é muito sério. Todos nós devemos respeitar este grande momento. Mas quem deveria levar realmente a sério, acabam por nos mostrarem que não estão levando o país na seriedade.

O que vemos nessas campanhas no horário eleitoral, chega a ser mais cômico do quê um programa de humor. Candidatos bizarros, nem deveriam ser aprovados.

Como querem que a população tenha respeito à política, se os próprios políticos desonram a confiança da população?

Um momento tão sério para um país não deveria ser desrespeitado, vindo de quem não deveria. Se houvesse respeito, não teria existido este tal de mensalão e outras especíes de corrupções.

Mesmo quem ameaça votar em branco, e não quer votar nos candidatos grandes, votem naqueles que, na sua concepção, já não ganhará mesmo.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

The Voice Brasil: primeiras impressões

Queria deixar para entrar mais em detalhes sobre o "The Voice Brasil", mais lá adiante, mas com esses dois programas já exibidos, posso confirmar que era um tipo de programa que precisava, nas tardes mornas de domingo, na Rede Globo.

É um reality show cultural. Mas não tenho uma torcida, afinal a escolha para a próxima fase, ainda estão sendo realizadas. Acho que depois, faço uma análise desta primeira etapa, que pelo que já andei observando, já foi toda gravada e os 12 cantores, incluindo as duplas que poderão ainda surgir, para o time dos 4 técnicos jurados, já estão formados, o que gerou estresse para os candidatos que nem sequer chegaram a subir ao palco para cantar e serem avaliados.

Mas é um jogo, e todo jogo, há uma regra. Acho que todos os candidatos devem terem lidos e interpretados bem seus contratos. Mas isso, são detalhes externos, que não me cabe formar uma crítica.

Mas o que me incomoda, é o uso de canções estrangeiras. Nada contra. Mas para elas, deveria tter uma tema, para que fossem executadas. Pra mim, cantar músicas internacionais acaba tendo vantagens, já pela dificuldade de está cantnado em outro idioma. Esta crítica não é só para o "The Voice Brasil", mas serve tambem para outros programas similares em outras emissoras. Mesmo sendo sugestão do público, prefiro quem canta em português. Neste caso, não viraria a minha cadeira para quem canta em outro idioma.

Se é uma versão brasileira do programa, e no Brasil o idioma é português, pra quê cantar em inglês?

Outra crítica, é que os técnicos não deveriam se olharem, enquanto estão de costa, ouvindo quem está no palco. Percebeu-se, que quando havia alguém cantnado sertanejo, os técnicos já olhavam para Daniel, pra ver se ele virava a cadeira. O mesmo para canções de autoria do Lulu Santos e Carlinhos Brown. Essas cadeiras deveriam está em semi-círculo, sem que nenhum técnico se vissem, para também não ser influênciado por quem já virou a cadeira.

Tirando esses detalhes, o programa já me agradou. Um programa que realmente faltava para prender o telespectador de frente a TV com algo de qualidade, e não com certas babozeiras de filmes, já basta o futebol.

E para o apresnetador Tiago Leifert, que todos nós já conhecemos, pelo seu jeito descontraído de apresentar os programas esportivos, de um jeito mais contraído, num programa na qual ele poderia ficar mais solto ainda. Não que o esteja sentido-o preso, ou seja: não faz suas piadinhas, pelo menos, até o momento. Mas o mesmo já se entregou, que na gravação do 3º programa, não segurou a própria emoção.

Ao telespectador que não curtiu o "The Voice Brasil", mas prefere ver "Ídolos", porque não segue suas vontades? Cada programa de TV tem seu público, e ninguém é obrigado se acompanhar o que não é do seu agrado.