sábado, 12 de janeiro de 2013

Bençãos?! Não...

As vezes, peço as bençãos para alguns tios e ao meu avô, como forma de respeito à eles. Mas desde criança, é algo que nunca gostei de fazer.

Fico muito incomodado quando me cobram "as bençãos". Agora, só digo que só faço isso quando tiver vontade, mas jamais por obrigação por conta dessas tradições cristãs.

Uma vez, um primo meu, que tem família evangélica, chegou na minha casa, e me pediu a benção. Fiquei sem o que dizer com aquilo e a minha reação foi: "tá todo mundo abençoado", em forma de brincadeira. Apesar de está com meus 21 anos, na época, me senti um velho.

- Pedir benção à mim. Que coisa de velho - pensei.

Quando estive recentemente em Fortaleza, cheguei na casa de um tio meu, cuja seu filho mais velho, não fala. Quando me ver, ele faz a festa. E desta vez não foi diferente. Pegou a minha mão, e beijou, como se ele estivesse me pedindo a benção. Beijei a mão dele de volta, na mesma forma.

Não preciso ser religioso, para fazer o bem. O bem está dentro de mim como o mal também. Vai depender das circunstãncias onde aplicarei as minhas reações positivas e as negativas.

Estou numa idade em que, se tivesse sobrinhos, eles teriam que tomar as bençãos pra mim. Mas os liberariam dessas formalidades. E se me viessem tomar essas bençãos, poderia - e posso - considerar como uma expresão que me constrange.

Nenhum comentário:

Postar um comentário