quarta-feira, 19 de março de 2014

Voltar?

Voltar para Fortaleza?

- Vocês não tem vontade de voltar para Fortaleza, não? - Esta pergunta, sempre nos são ditas, toda vez que aparecemos por lá ou em ligações.

Em 2006, quando chegamos, foi difícil. Todo começo de uma novidade, é sempre difícil e assustador.

A intenção inicial, era ficarmos somente 3 anos, em Pernambuco, depois voltaríamos. Só que com o tempo, fomos nos acostumando, nos adaptando melhor e no fim, já são mais de 8 anos, morando.

Porém, em 2014, fará 10 anos se contabilizar com as prévias: viagens rápidas, que com o tempo, os dias foram aumentando nas viagens seguintes, até ficar de vez.

Se o destino nos fez vir parar em Pernambuco, é porque era para ser. Afinal, já tinha tido uma outra oportunidade, lá nos anos de 1996. Naquela época, queria porque queria já vir morar em Pernambuco, não sei porque. 10 anos depois, realizou-se.

Agora que já estou por aqui, voltar para Fortaleza? Sabe, não faço a mínima questão em voltar a morar por lá. A cada viagem, de no mínimo 1 semana, chega uma hora que me dá vontade de encurtar os dias e voltar. Na última vez que fui, passei 1 mês. 1 mês para demorar um pouco mais de tempo para retornar. Enquanto a cidade não se conserta, não volto lá.

Apesar de ter deixado algumas coisas por lá, que não podem ser trazidas, não perdi nada por lá. Não deixei ninguém me esperando. Vim com meus pais, e estou ainda com eles. E não quero me arriscar numa cidade, que algum momento, já foi calma. Hoje, é assalto por atacado e por brincadeira, uma vez por dia, além de uma cidade toda em obras, confusa com tantas mudanças, além de toda a burocracia de mudança de endereço e outras transferências documentais.

Se mudar de um estado para outro, não é a mesma coisa que se mudar de um bairro, dentro da mesma cidade. Dá um trabalho que quem nunca fez, não tem a noção de como é. Só entende quem já fez grandes mudanças.

A melhor coisa que tenha acontecido, foi ter saído, ido embora do Ceará. Saudades sinto, mas nada que um feriadão lá, não resolva.

Toda pessoa que deixa a sua terra, as vezes deve sim, voltar para recuperar a essência natural.

Foi em Pernambuco que realizei o meu grande sonho: show de Netinho. Um dos motivos que me fizeram me animar e me agarrar mais com esta terra. Era um show atrás do outro. Muito bom, aquele período. Aproveitei muito bem os meus bons e inesquecíveis momentos, que agora será uma vez por outra, de acordo com minha boa vontade e disposição.

É daqui de Pernambuco, que posso viajar para outros 4 estados brasileiros. E alguns deles, voltar até no mesmo dia. Coisas que não dá para se fazer, morando em Fortaleza. Em Pernambuco, tenho mais opção de lazer e cultura.

Dentre outras coisas, se estivéssemos infelizes em Pernambuco, não teríamos durado 8 anos.

Essa pergunta que nos fazem sempre: "Vocês não pretendem voltar para Fortaleza?", já chega até a incomodar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário