sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Canal Viva: nova enquete

http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/novelas/apos-criticas-canal-adia-reprise-de-pecado-capital-e-faz-votacao-4721

Pela 2ª vez, e sob uma enxurrada de críticas pela escolha de uma possível reprise da versão 1998 de "Pecado Capital", o Canal Viva resolveu consultar os noveleiros para a próxima novela das 15:30, no lugar de "História de Amor".

Na próxima 2ª feira, rolará uma enquete com 3 possíveis reprises:

01. "Lua Cheia de Amor"
, de 1990/1991, antecessora de "Vamp":




Escrita por Ricardo Linhares, Ana Maria Morethzsohn e Maria Carmem Barbosa, Lua Cheia de Amor foi uma novela das 19h apresentada pela Globo de dezembro de 1990 a julho de 1991. Foi uma reedição da história de Dona Xepa (1977), ou seja, a história de uma mulher muito simples (Marília Pêra) que cria os filhos com dificuldade, mas honestamente.

02. "Despedida de Solteiro", de 1992/1993:




De Walther Negrão, Despedida de Solteiro foi ao ar em 1992, na faixa das 18h. A história começa em uma farra que termina com a morte de uma prostituta. O noivo, João Marcos (Felipe Camargo), é preso durante a cerimônia de casamento, junto com outros três amigos. Sete anos depois, eles retomam à cidade onde tudo aconteceu.

03. "Tropicaliente", de 1994, novela gravada em Fortaleza/CE, e que teve a música "Menina", na gravação de Netinho, como tema:



Já "Tropicaliente" foi um grande sucesso de 1994, que ajudou a impulsionar o turismo no Ceará. De Walther Negrão, era parcialmente ambientada em um aldeia de pescadores. Herson Capri, Carolina Dieckmann, Carla Marins, Silvia Pfeifer e Francisco Cuoco encabeçavam o elenco.

A novela escolhida, terá início no dia 10 de novembro.



"Lua Cheia de Amor", para mim, é uma novela inédita. Tinha 8 anos, quando ela foi exibida. Era criança na época, e mal assistia novelas de forma direta. Seria uma chance para conhecê-la, e entender quais foram os problemas. Como "O Dono do Mundo", a novela nunca foi reprisada.

"Despedida de Solteiro", acompanhei um pouco no horário original e assisti esporadicamente em sua reprise no Vale a Pena Ver de Novo", entre 04 de março à 09 de agosto de 1996. Caso ela seja a eleita a ser reexibida, repetirá um fato curioso ocorrido em 1996.

"História de Amor", atual reprise das 15:30, terminava no dia 01 de março de 1996, no mesmo dia em que também encerrava, a reprise de "Renascer". Na semana seguinte, entrava as 18h, a novela "Quem é Você", e por volta das 14h, a reprise de "Despedida de Solteiro". E no meio desses 4 dias, o Brasil era surpreendido com o trágico acidente aéreo com a banda "Mamonas Assassinas".

Já com "Tropicaliente", queria muito poder vê-la pela 3ª vez. É a minha novela do coração, por ter sido gravada em minha cidade natal. Há quem torça o nariz para ela, já que sua reprise no Vale a Pena Ver de Novo, entre março à julho de 2000, foi um fracasso, o que poderá influenciar no resultado. Mas não por outra coisa, tenho tido muitos desejos em poder revê-la, não sei porque, até saber desta enquete. Por justa causa, o meu voto será nela.

Mas não gostaria que ela fosse reprisada assim, por escolha do público, que por eliminação, votará na novela mais antiga. Porém, acho que 'Despedida de Solteiro", dessas 3, é quem leva a melhor.

Dessas 3, "Tropicaliente" é a mais recente: 20 anos da exibição original e 14 anos da 1ª reprise.

Caso confirme sua reexibição, será a 2ª novela com uma canção gravada por Netinho a ser exibida no Canal Viva.

Outro fator relevante para mim, em "Tropicaliente", é poder ver a novela com a edição original, sem cortes, como aconteceu no "Vale a Pena Ver de Novo.

Agora, o melhor mesmo seria um lançamento de "Tropicaliente", em DVD, porque neste caso, a compraria pelo valor que estivesse, e assistiria na hora que quisesse. Não por causa de músicas da trilha sonora, mas pelo cenário onde ela se passou e foi gravada.

Recomendo é que, se queiram reprisar "Pecado Capital", de 1998, que seja então no Vale a Pena Ver de Novo, e deixar novelas com maiores repercussões para o Canal Viva, mesmo sem nunca terem sido reprisadas antes, principalmente as novelas da década de 1970 e 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário