sábado, 8 de novembro de 2014

Crise hídrica

Nos últimos meses, o Brasil está passando por um situação crítica, com sua reserva de água. Lagos estão secado e com isso, rios também estão sumido. Até as nascentes já deixaram de jogar água.

Mas não vou me aprofundar no assunto, e sim, deixar uma ideia, inspirada na transposição do Rio são Francisco para outros estados do nordeste onde não recebem águas deste rio tão famoso, que requer bastante preocupação.

A ciclo natural das chuvas é: a água, seja do mar, rio, lago, etc, se evapora, formam-se as nuvens e voltam a terra em forma de chuva. A água está se evaporando, mas as chuvas estão começando a ficarem cada vez mais escassa, no interior do país.

Sem chuvas, sem reposição de águas nos principais reservatórios. Sem água, não tem rio. E os rios sempre levam a água até o mar.

Ninguém não pensou em fazer este percurso de rio invertido, não? Ou seja, transpor a água do mar para os principais reservatórios de água.

Dinheiro para investir, tem. Só devolver o que foi roubado e usá-los de forma adequada.

O mar tem bastante água. Poderiam sim, aproveitar essas águas, passando por todos os tratamentos, enchendo as principais bacia hidrográficas, principalmente na região nordeste.

Se não se pode confiar na chuva, porque não no mar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário