sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Lembranças que marcam

Hoje chegou o dia. Mais uma vez, é hora de se despedir da novela "História de Amor", em exibição no Canal Viva desde 10 de março de 2014.



Mas para um bom saudosista de novelas e dos momentos que ocorreram em nossas vidas durante a sua exibição original, muitas coisas marcam. E relacionar o último capítulo de "História de Amor", mais precisamente, quando este capítulo teve a reapresentação naquele sábado de 2 de março de 1996, não tem... Pelo menos eu, não tenho como não relacionar com um acidente que chocou o Brasil, horas depois. São lembranças que marcam.

Naquele mesmo sábado, pela manhã, minha mãe foi participar de uma reunião de pais e mestres, no já então meu atual colégio, General Osório: um erro de percurso na minha vida de estudante. Só fiquei aquele ano mesmo.

Enquanto ocorria a reunião, meu pai e eu ficamos aguardando-a no lado de fora, caminhando pelas ruas arredores do colégio, até me deparar com uma limousine que ficava numa rua atrás do colégio.

Depois, entramos numa lojinha, e acabei comprando dois carrinhos de ficção: um Audi branco e um Porsche metálico conversível, ambos com tema de corrida. E mais tarde, em casa, como de costume, fui brincar com meus carrinhos, criando historinhas.

A noite, como era a reprise do último capítulo da novela "História de Amor", tinha dito para mim que não iria ver, mas voltei atrás e assisti novamente, mesmo já tendo começando a exibição.

Minha cama estava cheia de carrinhos espalhados. Revistas sobre os "Mamonas Assassinas", idem. Tudo ocorria normalmente, para um sábado à noite. E assim, terminado o dia, fui dormir.

Mas o que me esperaria na manhã seguinte, até hoje, ainda não dá para acreditar.

Eu, como muitos outros, se aperfeiçoaram com os "Mamonas Assassinas". Era um "boom", naquela época, e eles estavam com viagem marcada para Portugal, no dia seguinte ao último show da turnê, realizada em Brasília/DF. E o resto desta história, já conhecemos.



Então, não tem como não deixar de relacionar o último capítulo da novela com o acidente aéreo fatal com a banda "Mamonas Assassinas". A novela seguinte, que ficou no lugar, as 18h, "Quem é Você?", estreou num dia em que as emissoras fizeram uma programação especial, transmitindo o cortejo e o enterro. Aquele 4 de março, estava num clima de comoção nacional.

Não só as novelas "História de Amor" e "Quem é Você?", que indiretamente, ficaram envolvidas. No Vale a Pena Ver de Novo", que trocou de novelas no mesmo período, também marcou a passagem de, "Renascer" e "Despedida de Solteiro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário