sexta-feira, 28 de novembro de 2014

... E o Chaves subiu para o céu com seus balões coloridos



Dia 28 de novembro de 2014, o mundo recebeu uma notícia muito triste: morreu na data de hoje, o humorista mais famoso do México, Roberto Bolaños, o eterno Chaves e Chapolin.

Em exibição há 30 anos no Brasil, pelo canal SBT, a série ainda é exibida pela emissora. E ai se ousarem retirá-la do ar, como já foi ameaçada inúmeras vezes, pelo tempo de exibição. Mas não dá. Pode ter 30 anos, aqui no Brasil, mas ela é incansável de se assistir, porque é um programa puro e inocente.

Só acho que Seu Madruga e D. Clotilde, não deveriam está velando o barril, já que ambos deveriam aparecer recebendo o Chaves no céu, junto com o carteiro Jaiminho, de Tangamandápio.


Bolaños já era um senhor com seus 85 anos e saúde fragilizada. Mesmo aposentado, tinha seus fãs. Seu twitter oficial possui mais de 3 milhões de seguidores. Casado com a D. Florinda da série mais famosa, deixa um legado inesquecível. Vivia atualmente em Cancún, no México.

"Chaves" é um programa viciante. Assisti muito, e não vejo atualmente, porque senão, acabo "preso" diante a TV, mesmo já conhecendo os episódios. Mas agora, Chaves, Chapolin, Chesperito, dentre outros personagens interpretados por Roberto Bolaños, ficarão eternamente em nossos corações.


Me lembro vagamente quando esses dois seriados estrearam no "Bozo". Eram intercalados: um dia um, noutro o outro. E assim, de criança, vim crescendo vendo o "Chaves" e "Chapolin".

Crianças que são ou foram proibidas... melhor dizer, censuradas de ver esses dois programas, não devem saber o que é ter uma infância de verdade. Soube de um caso que isso aconteceu. Entendi muitas coisas.



Tanto "Chaves" quanto "Chapolin", são programas infantis que não havia maldade nenhuma. São bobajadas inocentes, que conquistam até adultos mais antigos, afinal, as crianças que nasceram na época quando o os dois programas começaram a serem exibidos no Brasil, já são adultos com seus 30 anos, como no meu caso. Já lá no México, a idade é um pouco maior.

Quem nunca assistiu por motivo de censura do pais ou responsáveis, não experimentou o valor de uma infância pura e inocente. Fazia arte da programação das brincadeiras infantis. Quem nunca adotou algum bordão, expressão ou comportamento de ambos os seriados? Quem nunca se inspirou nas vezes dos 2 personagens mais amados de Roberto Gómez Bolaños?

Esta não foi a última foto deles dois. O Edgar Vivar, em seu twitter postou a real última foto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário