terça-feira, 11 de novembro de 2014

Prédio Hotel Esplanada

Hoje soube que um imponente prédio localizado na avenida Beira-mar, em Fortaleza, está com os dias contados. Há programado para o dia 30 de novembro, a sua implosão.


Não entrarei em detalhes sobre seu histórico. Mas sei que o Hotel Esplanada foi inaugurado em 1978 ficando em atividade até meados do ano 2000. Iria se tornar parte da rede Dorisol, mas parece que não deu certo e o prédio então está sem função, sendo deteriorado pela maresia e abandono.

No lugar, querem fazer um edifício residencial. Mas não dava para reciclar o prédio não? Aproveitar o que já está lá e fazer o tal residencial nele próprio? Precisa demolir? Precisar ser realmente um residencial? Não dava para ser transformado numa escola ou num prédio de escritórios? Precisa mesmo demolir a história de Fortaleza, como fizeram com o antigo prédio onde ficava o fórum Clóvis Beviláqua que poderia ter sido reutilizado para outros fins comerciais?

Só sou a favor de uma demolição se a estrutura estiver comprometida, pondo em riscos as vidas dos transeuntes. Mas ao meu ver, o prédio poderia ser reutilizado. Se não mais para hospedagem, para outras atividades.

Se eu fosse prefeito, se demolir, não se constrói mais alí.

Enfim. Neste caso, sou contra a demolição, até porque, o espaço ao redor acho bem limitado. Vai que não dá certo, ele inclina pro lado errado, quase que inteiro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário