segunda-feira, 17 de março de 2008

Festival de Verão do Recife = 1 ano

Postado originalmente no meu blog do space.live

17 de março 2007
Festival de Verão do Recife: sexta-feira


Festival de Verão do Recife, esse vai marcar você. É como se diz no slogan. E acho que marcou, mesmo. Primeiro, minha primeira vez no Chevrolet Hall, só que na área externa. Segundo, mais de dois shows. Dos 5, só vi 4. Mas mesmo assim, nunca tinha visto tanto show na minha vida em uma noite. Pra quem esteve sozinho, foi massa, imagine acompanhado? Pois é. De todas as atrações, o Netinho era quem me interessava mais. Mais tenho que ser justo: tenho que comentar um pouco dos outros também, só pra não ficar insistente com uma pessoa.

Mas antes de falar da relação de entradas, tenho que dizer que no dia do show, o tempo não estava para festividades. A chuva tomou conta dos céus pernambucanos. E tome chuva o dia inteiro. Mas, não podia desistir, até porque, o ingresso já estava comprado e não ia deixar perder R$: 55,00 por causa de uma chuva. Uma chuva, dilúvio, pra ser mis exato. Saímos já por volta das 18h, já chuviscando, mas no meio do caminho, hum... Pau d’água. Tome chuva. Estava decidido em comprar uma capa, mas só tinha pra pivete. E olhe que nesta hora, já tinha sido informado que já estava próximo de começar. E outro detalhe: Camarote tinha direito à camiseta. Além de está atrasado (apesar da atração do meu interesse só entrou às 03 da manhã), ainda tive que correr pro Chevrolet Hall, atrás da camiseta. E foi aquela tal caminhada que não queria fazer. Fui a todas as portarias, desde a de entrada normal até a entrada camarote. Algumas pessoas nem sabiam informar onde pegar a camiseta, até que consegui a tal informação: era num trailer, meio escondido. Nisso, já nem me importava em levar ou não um guarda-chuvas, caso precisasse.

Enfim, entrei. Logo eu ia entrando num canto errado, porque fui seguindo o fluxo de pessoas. Não conhecia o local. Primeira vez e um cearense perdido ali. Voltei e me reencontrei. Daí, fui atrás de um bom local pra ficar escorado. Como já tinha noção de shows em seções, sabia que Netinho não seria o primeiro e que teria um intervalo para a troca de bandas.

O palco tinha uma cortina, como se fosse um teatro. Cada atração ela se abria.

Então, fiquei ali na espera e doido para que chegasse logo NETINHO. Antes de começar pra valer, começa a chuva. Só deu tempo de me abrigar, mas até que passou rápido. Voltei para o local onde estava. Daí veio à seqüência das atrações.

A seqüência das atrações:

O RAPPA: a banda de rock levantou o povo, fãs de um pop/rock. Eles até que tocaram músicas de já conhecia, claro, e algumas inéditas para o próximo álbum deles. Mas eu só curti mais a canção “Vapor Barato”, que foi regravada por Daniela Mercury no CD/DVD: Clássica. Algumas músicas deles eu tenho por aqui, como os temas da novela “Malhação”. Até que o show foi tranqüilo, até por ter sido o primeiro, todo mundo ainda não estavam tão “chapados” assim. Assim que acabou, tome chuva, de novo. Dessa vez foi mais forte. Só via as pessoas correndo atrás de um abrigo. Mais foi a última queda d’água da noite.

CHICLETE COM BANANA: não foi surpresa a tamanha recepção que esta banda baiana de maior sucesso no país. Chiclete é Chiclete, e esta banda nunca perde seu reinado. Esta foi a primeira vez que assisti à um show deles. Talvez possa ter visto alguma participação deles em algum show da XUXA, em 1994, mas não me recordo. Lembro-me que numa passagem de ano, fomos passear pela av. Beira-mar, em Fortaleza, e eles estavam realizando seu show no Marina Park Hotel, no exato momento que passamos. Deu pra sentir a força que tem a banda Chiclete com Banana. Adorei de Bell ter cantado “Amar Você Não Dói”, me lembrei a Eliane. Para a lembrança ter ficado mais completa, só faltou NETINHO cantar “Sandra”. Até que gostei do show do Chiclete, mas, além das cotoveladas e das pisadas, tive que ficar quieto, poupando as energias, para daqui as duas atrações.


BBB 07:
Durante o intervalo, o apresentador chama ao palco os ex-BBB 07: Alan Pierre, Fernando e Flávia. Eles jogaram vários bonés e um jogado por Fernando caiu nos meus pés. Alan Pierre, que dispenso comentários, ele já é de Recife e até seria mais fácil dele está por lá. Surpresa foi mesmo para o casal Flávia e Fernando. Lembrando: Flávia e Alan foram para o paredão surpresa, logo no início, no primeiro dia. Eles voltaram e se tornaram os primeiros líderes, em dupla, da casa do BBB 07.


CALYPSO:
um dos que menos tive interesse. Aliás, não gosto dessa banda, mais respeito quem gosta como também gosto que respeite por quem eu gosto. Não sou forrozeiro e não curto forró, claro. Nesta atração, saí do meu cantinho e fui para mais longe, lá no fundão. Já era umas 2 da manhã. O povo já estava mais “caprichado” com tantas “cervas”, até que, durante o show, lá perto onde estava, abriu uma roda. Motivo: briga. Lá vêm uma chuva das pessoas de apoio “os amarelinhos” para apartar a briga. Mais tinha um que queria continuar. Daí veio quase em minha direção, sendo, este idiota, imobilizado por vários “amarelinhos”. Mas isso é o resultado do álcool. Outro ponto: quando o guitarrista do Calypso foi vaiado, enquanto fazia um solo. Só sei que ele foi responder uma crítica, sem microfone, dava pra ver visivelmente sua contrariedade. Tanto que durante a execução da música, ele cortou e voltou a tocar num ritmo mais pesado. Mas, convenhamos, aquela música é tão velha que mais parecem àquelas rádios AM de interior que só tocam músicas antigas. Aquela música dava pra ser dispensada, meus ouvidos agradeceriam.



NETINHO:
agora sim, a atração mais esperada por mim nesta noite. O cara entrou por volta das 3 da manhã. Ficou no palco 01h: 05m. Suas músicas, boa parte foram executadas de uma forma reduzida, mas que não abalou o seu brilho. Sou suspeito de falar, mas foi o melhor, seguido vem o Chiclete. Já com Netinho, fui encontrar o melhor canto, em frente ao palco. Fiquei foi logo na primeira fileira. Como tinha gente demais pedindo atenção, não deu pra fazer a brincadeira. Mas foi tudo de ótimo. Muita gente jogando coisas pro palco, uma dessas, um chapéuzinho com um pá de chifres, outra me pedindo para que a colocasse em minhas costas... Até poderia fazer este favor, mais estava sem condições físicas pelo tempo que estava em pé. Até eu, sozinho, estava com minhas pernas tremendo, imagine com alguém em meus ombros. Mas Netinho nos fez uma surpresa: chamou ao palco, nada mais, nada menos do que a ÍRIS, a eterna SIRI, do BBB 07. Mal sabe o Diego “Alemão”, que sua “porta” estava dançando com Netinho em Recife. Seu show terminou às 4:20 da manhã. Só não fui ao seu encontro, no camarim, para tirar uma foto com ele, porque, na minha vista, em palco acho mais complicado deixar alguém entrar. Para não causar confusão e constrangimentos, deixarei para o próximo de Trio ou quando der certo. Dessa vez o filme sobrou poses.

“NETINHO, esse show foi sensacional. Ficará marcado para posteridade". E ainda nos vimos de novo, uma semana, em Caruaru”.


"SIRI: BBB7"
Já eram 3h20 quando um Netinho cheio de energia subiu ao palco no Chevrolet Hall. Depois de quatro anos sem vir ao Recife, o cantor mostrou uma apresentação com algumas surpresas. Coreografias, figurinos, bailarinos fizeram parte do show, que teve a participação especial da Big Brother Íris Stefanelli, conhecida como Siri. Ela dançou uma música e agitou o público.


Netinho também cantou a música “Tá Bom”, composta por ele e Carlinhos Brown em homenagem ao centenário do frevo. Sucessos como “Milla” não poderiam ficar de fora, e uma versão de “Exagerado”, de Cazuza, também animou bastante o público.

Os primeiros raios de sol apareciam quando Alexandre Peixe começou seu show repleto de sucessos. Compositor de músicas como “100% Você” e “Voa Voa”, cantadas pelo Chiclete com Banana, ele também causava expectativa na platéia: “Tenho certeza que esse show vai ser prefeito!”, afirmou a estudante universitária Ana Stival, um pouco antes da apresentação começar.

O Festival de Verão do Recife terminou no sábado (17), com as apresentações das bandas Capim Cubano, Babado Novo, Asa de Águia, Cidade Negra e Saia Rodada. A organização alerta que os shows começaram, pontualmente, às 20h30. Ingressos custaram R$ 30 para a pista e R$ 75 para o camarote".


ALEXANDRE PEIXE: autor da música “Esse Love” gravada por Netinho no disco “Terra Carnavális”, foi o último a se apresentar. Não vi o show dele, já que saí do Chevrolet Hall após o show do Netinho. Acho que muita gente saiu após o Netinho


Enfim, foi tudo legal. No dia seguinte, houve a segunda parte, com “CAPIM CUBANO”, “CIDADE NEGRA”, “ASA DE ÁGUIA”, “BABADO NOVO” e “SAIA ELÉTRICA”. Se tivesse que voltar, seria para ver Cláudia Leite, eu já levava uma cadeira.

De tanto eu ficar horas em pé, já estou pronto para uma prova de resistência no BBB.




[Bruno Rhavani]

Nenhum comentário:

Postar um comentário