quarta-feira, 26 de março de 2008

Uma tarde no aeroporto de Recife/PE

Hoje, tive uma tarde diferente. Fui ao aeroporto de Recife pra deixar meu pai, que viajou, primeiramente para Brasília e de lá seguiu para Ribeirão Preto/SP, junto com seu amigo de João Pessoa/PB, que o convocou para orientá-lo na compra de umas máquinas.

Chegamos às 14:00 no Aeroporto Internacional Gilberto Freire ou Guararapes, e ficamos em frente ao chek-in da GOL. Enquanto meu pai esperava pelo seu amigo, junto com minha mãe e um vizinho que nos acompanhou, pra poder ele trazer o carro de volta à Carpina, fui até o mirante do aeroporto. Ao chegar lá, me deparei com uma cena inesperada, que foi mostrado no Jornal Nacional: um jatinho no meio do canteiro central, que fez um pouso forçado, por conta de uma falha no trem de pouso do lado esquerdo, que conduzia alguns ministros da comitiva do Presidente do Brasil, Lula.

O aeroporto ficou fechado por quase uma hora, para pouso e decolagem, por conta deste susto, enquanto isso, o vôo do meu pai para Brasília atrasou em 1h. Depois de reaberto, os vôos que tiveram que suas aterrissagens alteradas, começaram a pousar junto com os pousos do horário certo. Congestionou de avião, que chegou a fazer fila na pista.

A aeronave que me pai pegou, e que já deveria ter estado no aeroporto mais cedo, só pousou depois das 16h, minutos depois do horário que deveria ter decolado, que era de 15:40, rumo à Brasília/DF e só partiu 1 hora depois do horário marcado. De lá, meu pai e seu amigo seguiram viagem para a cidade de Ribeirão Preto/SP, num vôo que saiu da capital federal por volta das 20:30.

Para não ficar somente no embarque do meu pai, o aeroporto contou com outros tipos de movimentos, como: o acidente e a visita do Presidente Lula e do Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, à Pernambuco.

Por volta das 15:30, os dois presidentes partiram num helicóptero, rumo ao Porto de Suape e sem querer, fotografei o exato momento que esta aeronave decolou, sem saber que em seu interior estavam pessoas de grande importância.

Vários jornalistas estavam presentes para cobrir esta visita e de quebra, ganharam o acidente com o jatinho para transformar em notícias.


Helicóptero que transportou os Presidentes Lula e Hugo Chávez (Venezuela), até o canteiro de obras de Porto de Suape, litoral pernambucano. Ao fundo, o jatinho que transportava parte da comitiva presidêncial, que fez um pouso forçado.


E espero anciosamente o retorno de meu pai aqui em casa, que há mais quase 12 anos não viajava de avião, pois ele não gosta.


-------------------------------------------------------------------------------------------------
Reportagem extraído do site G1, da Globo.com


26/03/2008 - 16h36 - Atualizado em 26/03/2008 - 19h05

Avião da FAB tem problemas durante vôo com ministros

Hélio Costa e Geddel Lima estavam na aeronave, em Pernambuco.
No Recife, presidente disse que vai fazer o sucessor nas eleições 2010.
Do G1, em São Paulo, com informações do pe360graus.com/Globo Nordeste
Chico Porto
JC Imagem/AE
Aeronave com ministros saiu da pista do aeroporto (Foto: Chico Porto / JC Imagem / AE)
Saiba mais:


>> Lula e Chávez visitam obra de refinaria sem acordo para empresa conjunta


Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes (PE), na tarde desta quarta-feira (26). A aeronave apresentou um problema no trem de pouso logo após decolar, segundo informações da FAB.

O Comando da Aeronáutica informou, em nota, que o problema no trem de pouso da aeronave modelo Learjet 35 foi detectado logo após a decolagem e o avião teve que retornar ao aeroporto do Recife, de acordo com o previsto para esse tipo de situação.

Ainda segundo o documento da FAB, os pilotos adotaram os procedimentos de segurança e, após o toque normal na pista, o trem de pouso do lado esquerdo recolheu involuntariamente, fazendo com que o avião saísse para a lateral e parasse sobre a grama.


A FAB ainda informou que a aeronave transportava os ministros das Comunicações, Hélio Costa, e da Integração Social, Geddel Vieira Lima, além do Superintendente da Sundene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), Paulo Fontana. Eles retornavam do lançamento do início das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no Recife (PE), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As autoridades devem voltar a Brasília em outro avião.

O Comando da Aeronáutica iniciou uma investigação técnica para identificar os fatores de contribuíram para o fato.


FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL364571-5601,00-AVIAO+DA+FAB+TEM+PROBLEMAS+DURANTE+VOO+COM+MINISTROS.html

-------------------------------------------------------------------------------------------------


Extraído do jornal Diário do Nordeste, edição do dia: 27 de março de 2008.




PAROU NA GRAMA
Ministros levam susto com pane de avião

Recife. Os ministros Geddel Vieira Lima (Integração) e Hélio Costa (Comunicações) levaram um susto na tarde de ontem no aeroporto de Recife (PE). O avião em que estavam, um modelo Learjet 35 da FAB (Força Aérea Brasileira), apresentou problemas e teve de fazer um pouso logo após a decolagem. Ao aterrissar, a aeronave saiu da pista e parou somente na grama do aeroporto.

De acordo com a assessoria do ministro da Integração, estavam no avião, além dos ministros, o secretário de Infra-Estrutura Hídrica, João Reis Santana Filho, o superintendente da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), Paulo Fontana, e mais três tripulantes.

Por volta das 14h30, segundo a FAB, a aeronave apresentou problemas em seu trem de pouso logo após a decolagem e teve que retornar ao aeroporto. Segundo nota da FAB, os pilotos adotaram os procedimentos de segurança e, após o toque do avião na pista, o trem de pouso do lado esquerdo recolheu involuntariamente, fazendo com que a aeronave saísse para a lateral da pista e parasse somente sobre a grama.

Os passageiros do avião viveram momentos de pânico, segundo a assessoria do ministro, quando a aeronave começou a escorregar pela pista. Ninguém ficou ferido. Os ministros e demais autoridades embarcaram por volta das 14h40 e vôos comerciais para Brasília.

O Comando da Aeronáutica iniciou uma investigação técnica para identificar a circunstâncias do incidente. A Infraero disse que o incidente não afetou as operações do terminal da capital pernambucana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário